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CCXP: o épico feito experiência

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CCXP: o épico feito experiência

Fãs do mundo geek são clusters globais de look alikes. Não são pontos de audiência, são um movimento cultural global contemporâneo anabolizado pelos tentáculos tecnológicos de uma cadeia sem fim de distribuição de conteúdo em plataformas digitais virtuais e experiências live memoráveis. Tudo interligado e hiper-conectado.


10 de dezembro de 2018 - 7h58

 

 

A CCXP 2018, que se realizou em São Paulo semana passada, pode ser considerada, sob vários aspectos e sem medo de errar, como o maior festival de cultura pop do mundo. Já explico porque.

Mas o mais importante a considerar sobre a CCXP, sob a ótica na nossa indústria, talvez não seja isso.

A Comic Con Experience 2018 é um evento que faz parte de um mundo que a indústria do marketing e da comunicação considera uma espécie de universo paralelo, o mundo geek e da cultura pop. Lá habitam seres alienígenas, que se comportam e se vestem de forma estranha, viciados em conteúdos em série e jogos de toda natureza. Eu, hein?

Pois esse povo tem super-poderes. Movimenta hoje algo perto de US$ 2,2 trilhões, globalmente. Esse é o volume de dinheiro da indústria do entretenimento. A indústria da mídia publicitária, nosso mundinho dominado e particular, deve movimentar algo entre US$ 600 e US$ 700 bilhões este ano.

POW! Santa cegueira, Batman!

A maior parte desses investimentos passa, como naves especiais de Star Wars, apenas na estratosfera da nossa indústria, agências e publishers. Mesmo os anunciantes e suas marcas não endêmicas (aquelas que não fazem parte natural desse mundo extra-mídias de massa) não parecem muito entusiasmadas com o que multidões de consumidores em todas as partes do mundo já estão. Consumidores não, fãs. Registre-se.

Mais de 100 marcas estiveram na CCXP deste ano, um marco. Mas os chamados anunciantes de produtos e serviços de consumo foram tímidos.

Para citar apenas alguns e correndo o risco de esquecer outros, estiveram presentes na CCXP deste ano Ford, Havaianas, Oi e Hershey´s. E deu.

Algum craque de mídia de plantão, The Flash, vai rapidamente argumentar: mas só passaram por lá reles 260 mil pessoas. Quatro pontos de audiência de TV na Grande São Paulo, varinha de Harry Potter, já são mais que isso. Então, praquê, né?

Todo Superman tem seu momento criptonita.

Fãs do mundo geek são clusters globais de look alikes. Não são pontos de audiência, são um movimento cultural global contemporâneo anabolizado pelos tentáculos tecnológicos de uma cadeia sem fim de distribuição de conteúdo em plataformas digitais virtuais e experiências live memoráveis. Tudo interligado e hiper-conectado.

Como diz claramente a CCXP em tudo que faz… é um planeta épico. Globalmente épico.

Toda marca que se preza, deveria prezar gente assim. Numa rede assim. Num mundo assim.

É pop? Tá na Globo.

O pessoal lá da Globo parece que entendeu a saga. Tanto que várias de suas estrelas circularam, em carne e osso, pela CCXP. Foi o caso de Débora Falabella, Leandra Leal, Taís Araujo e Camila Pitanga, que foram entrevistadas ao vivo no estúdio streaming do evento, para o lançamento da nova série da Globo, Aruanas.

 

 

 

 

 

Mais que isso, a maior empresa de mídia da América Latina estava lá com dois grandes stands. E, pelo menos em mais uma operação da Omelete & Co., responsável pelo evento (já falaremos dela em seguida), o  GameXP, a Globo é também sócia do Omelete (os organizadores do Rock in Rio compõem igualmente a sociedade).

Opa, avisa o pessoal lá que não precisa. Anuncia só na própria Rede Globo, que basta.

Hummm, será?

Em um esforço conjunto para promover suas marcas, a Globo reuniu pela primeira vez todas as suas unidades na CCXP — GloboPlay, Globo, Globosat e Som Livre — em espaços com cenários personalizados, meet & greet’s com atores e produtores e experiências imersivas.

Globoplay na CCXP é a Globo abraçando não só o mundo geek, como a lógica do streaming e da programação on demand digital.

Desde 2015, o Telecine, grupo de canais de filmes da Globosat, são também parceiros da CCXP. Óbvio, por eles circulam alguns dos maiores sucessos de bilheteria do mundo do cinema, exatamente o mundo CCXP.

Mas não é só isso, Superman. É o conjunto da obra. A série toda.

Nem a Globo concorda que ela e os (poderosos, sem dúvida) pontos de audiência da TV convencional são um fim exclusivo em si. E, cada vez mais, entende que a diversidade e a complexidade emaranhada da cultura pop, e das marcas nela, tem agora novos horizontes. E está ocupando, sabia e estrategicamente, cada um deles.

Uma coisa, uma coisa. Outra coisa, outra coisa.

E todas as coisas se complementam. Sacou, Superman?

Por que Comic Con?

A expressão designa feiras de conteúdos da cultura pop espalhadas pelo mundo. As Comic Cons nasceram nos EUA, mais especificamente em San Diego, em 1970, quando quadrinhistas e amantes de quadrinhos (comics) de ficção científica se reuniram numa conferência (con) para apresentar trabalhos e trocar ideias sobre seu mundo  particular, repleto de ícones próprios.

As Comic Cons se alastram mundo afora e a de San Diego segue sendo emblemática, embora a realizada no Brasil ganhe a cada ano em representatividade.

“Essa pegada dos estandes dos grandes estúdios terem cada um sua ação de ativação especial, competindo entre eles para atrair os fãs, fomos  nós que criamos”, revela Otavio Juliato, sócio e CCO da Omelete & Co. Daí terem decidido colocar o XP, de experience, no nome do festival.

Otavio lembra ainda que, ano passado, a atriz Fernanda Montenegro, homenageada no evento, chamou a atenção dos organizadores para o fato de que a CCXP, como realizada no Brasil, é uma grande peça de teatro performático ao vivo.

Quem foi lá tem que concordar com ela.

Pierre Mantovani, sócio e CEO da O&CO, explica que a CCXP “não é um evento, é a celebração de todo o diálogo com os 15 milhões de fãs que o Omelete tem todos os meses, conversa todos os dias, fideliza o ano todo. E é óbvio que isso faz com que nossa relação seja mais do que os 4 dias e meio de evento ao vivo para nosso público. Nesses 5 anos de CCXP, conseguimos convencer a indústria de entretenimento que opera no Brasil a fazer como nós, investir em seus fãs. Acho que temos esse mérito. Todas as empresas que estão no festival, do menor varejista que comercializa uma simples camiseta, aos maiores estúdios de Hollywood, todos ativam sua presença aqui cativando de alguma forma o público. Somos o único evento do gênero a ter propriedades, conteúdos e ativações próprias. Investimos muito nisso. E nosso exemplo acaba por puxar as marcas a fazerem o mesmo”.

Bate um ovo aí

Omelete & Co. é a companhia hoje com atuação internacional que organiza a CCXP no Brasil desde 2014. E parece que tem feito direitinho.

Vamos aos números que fazem da CCXP de São Paulo o maior evento global da cultura pop.

260.000 visitantes. 115.000 metros quadrados. 2.000 jornalistas e influencers de 20 países. 42 celebridades de Hollywood, com destaque para Sandra Bullock e Jake Gyllenhall. 530 quadrinhistas, nacionais e internacionais. 10 dos maiores estúdios do mundo (Netflix, Disney, Warner, Fox, Amazon Prime, HBO, Paramount, Cartoon Network, Universal e Sony Pictures).

   

Jake Gyllenhall (foto Estado) e Sandra Bullock (foto E News)

    

Os atores Sam Holland, Jacob Batalon e Jake Gyllenhaal, de Homem Aranha, aparecem de surpresa no auditório-cinema da CCXP. Ao lado, Brie Larson, a Capitã Marvel.

 

O único que pode ser comparado com ele é o San Diego, mas este ano a CCXP, com seus números impactantes, conseguiu ser ainda maior que o original.

O barato geek

O pessoal que gosta, consome e come com farofa os conteúdos produzidos pelos maiores estúdios de cinema do mundo e os maiores fabricantes de games do Planeta, assim chamados geeks ou nerds, ou o que for, são uma audiência engajada por definição. Vivem profunda e literalmente as séries, filmes e jogos que consomem.

A maior expressão viva disso são os cosplay. Cosplay é uma arte de performance ao vivo em que os caracteres são apresentados por artistas ou performers amadores, vestindo roupas (costumes – cos) e interpretando (play) personagem populares.

É um barato.

              

Vingadores acabam sendo destaque.

   

Fã posa séria, caracterizada de Superwoman. E adolescentes se preparam para virar Mulher Maravilha.

O evento este ano contou com seu auditório-cinema de 3.500 metros, em parceria com Cinemark…

… 105 áreas para os tradicionais estúdios produtores de conteúdo (filmes e séries) …

       

… um novo e gigante player desse universo …

… uma área para quadrinhistas, o Artists Alley, patrocinada pela Ford …

… além de uma arena para eSports e palcos para blogeiros e influencers.
A Omelete & CO vai realizar este ano também a Comic Con da Alemanha e tornou-se um player respeitado na cena internacional do mundo geek e da cultura pop. Nasceu como um site de quadrinhos em 2000 e hoje, além do próprio site e das empresas CCXP e GameXP, atua ainda com sua plataforma de games e tech, The Enemy.
                                               Pra terminar, fica o agradecimento a um dos deuses desse Olimpo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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