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Por que engajamento importa em campanhas mobile?

As decisões também devem estar focadas no tempo que se gasta nas audiências sobre o site ou aplicativo móvel


11 de setembro de 2017 - 12h58

(Crédito: Reprodução)

(*) Por Alberto Pardo

O crescimento da navegação dos usuários em dispositivos móveis tem causado uma mudança na maneira como os editores e publishers mensuram a qualidade de seus portais. No Brasil, desde 2014, os smartphones ultrapassaram os computadores e se tornaram o meio preferido para se conectar à internet, de acordo com dados do IBGE. Até pouco tempo atrás, nos acostumamos a ouvir que a métrica importante ao avaliar sites era o alcance, que continua a ser relevante. Como olhar cada vez mais direcionado para o mobile, a lógica mudou e o engajamento tem sido considerado a métrica do momento. Os publishers que consideram mobile em primeiro lugar estão otimizando por engajamento.

Quando falamos em engajamento, há vários aspectos que devem ser levados em consideração. O principal deles é o tempo total em que o usuário navega em seu site, significado de interesse no conteúdo oferecido. Além desse fator, a média de duração das sessões, as interações com o aplicativo do site, o total de compras concluídas realizadas no total de sessões (conversão) e número de visitas diárias repetidas são outros indicadores que comprovam a lealdade do usuário ao site móvel ou ao aplicativo. Por isso, é fundamental entender os dados dos consumidores, relacionados a retenção, frequência e intensidade de uso.

No Brasil, desde 2014, os smartphones ultrapassaram os computadores e se tornaram o meio preferido para se conectar à internet

Essa mudança no olhar sobre as métricas de navegação deve ser levada em consideração como um dos principais fatores no momento em que anunciantes e agências de publicidade decidem qual o parceiro ideal para que campanhas de publicidade mobile sejam desenvolvidas. Nesse contexto, as decisões também devem estar focadas no tempo que se gasta nas audiências sobre o site ou aplicativo móvel.

A grande diferença entre uma ou outra escolha é simples: efetividade nos resultados da marca. Ao realizar campanhas em sites e apps pautados pelo engajamento e por alcance, a marca estará em contato com usuários que passam mais tempo navegando e são leais aos conteúdos oferecidos, aumentando as oportunidades de contato com os anúncios e, consequentemente, os resultados da campanha.

Cada vez mais, o que importa é a experiência total do usuário de ponta a ponta e como as empresas garantem que maioria das pessoas que experimentam seu serviço permaneçam por mais tempo e continuem ativas em seu conteúdo ou aplicativo. A enorme disponibilidade de conteúdo e aplicativos, combinada com o apetite dos consumidores e a propensão para acessar novos conteúdos e aplicativos, significa que as marcas e os publishers devem assegurar que o consumidor engaje imediatamente desde a primeira interação para ser bem-sucedido.

(*) Alberto Pardo é CEO e fundador da Adsmovil

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