Revista Projeto lança plataforma digital para arquitetura e urbanismo

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Revista Projeto lança plataforma digital para arquitetura e urbanismo

Buscar
Publicidade

Notícias

Revista Projeto lança plataforma digital para arquitetura e urbanismo

A nova plataforma da revista Projeto organiza digitalmente conteúdos e grandes temas do setor de arquitetura e urbanismo, tornando-se o destino web com inventário referencial dos setores de arquitetura e urbanismo mais completo e abrangente do País.


29 de maio de 2020 - 8h05

A nova plataforma da revista Projeto organiza digitalmente conteúdos e grandes temas do setor de arquitetura e urbanismo, tornando-se o destino web com inventário referencial dos setores de arquitetura e urbanismo mais completo e abrangente do País.

O acesso poderá ser feito através de dispositivos fixos ou móveis, em uma plataforma rápida e tecnologicamente atualizada.

Estão disponibilizadas 6.161 matérias, sendo 3.684 obras, 1.313 matérias especiais, 430 projetos, 374 artigos e 296 entrevistas, além de perfis e conteúdos de marca.

A ferramenta de busca possui filtros por categorias (obras, projetos, entrevistas, artigos, especiais, perfis, conteúdos de marca e matérias especiais) e por tipologias (inicialmente são 56 tipos de obras elencados).

Em breve, outros filtros serão incorporados, como localidade e tamanho da obra.

Os conteúdos podem ainda ser salvos para leitura on demand.

A plataforma é acessível via sistema de assinatura mensal ao valor de R$ 2,99.

Como comenta Fernando Mungioli, sócio e diretor geral da Projeto, “trata-se não apenas de uma atualização de plataforma digital da revista, mas um marco digital na trajetória de quarenta e três anos de existência do título”.

História de 43 anos agora digital

Originária do Jornal Arquiteto, criado em 1972, foi em 1977 que a revista Projeto surgiu e vem registrando o deseneolvimento dos setores de arquietetura e urbanismo no Brasil desde então.

Seus temas envolvem as conquistas e aspirações dos profissionais, as obras e os projetos marcantes, bem como suas mais destacadas empresas protagonistas.

Como conclui Mungioli: “Projeto é uma plataforma hoje completa para arquitetos e urbanistas de todas as idades e procedências, estudantes e professores, gestores públicos, pesquisadores, membros de instituições da área e todos os que se interessam pelo passado e o presente da arquitetura e urbanismo brasileiros”.

Do acervo histórico de décadas da revista, há matérias sobre obras consagradas, como a sede da Suframa (Manaus/1982), de Severiano Mário Porto; o Sesc Pompéia (São Paulo/1986), de Lina Bo Bardi; o Museu Brasileiro da Escultura (São Paulo/1995), de Paulo Mendes da Rocha; o MAC Niterói (Rio de Janeiro/1996), de Oscar Niemeyer; o Mercado Municipal de São Paulo (São Paulo/2004), de Pedro Paulo de Melo Saraiva; o Parque da Juventude (São Paulo/2008), de Aflalo Gasperini Arquitetos em associação com Rosa Grena Kliass; o Museu Iberê Camargo (Porto Alegre/2008), de Álvaro Siza Vieira; o Pavilhão Humanidades (Rio de Janeiro/2012), de Carla Juaçaba; a Praça das Artes (São Paulo/2013), do Brasil Arquitetura junto com Marcos Cartum, só para citar alguns exemplos, assim como depoimentos e artigos imperdíveis.

Assim como as entrevistas históricas com Álvaro Vital Brasil (1987), Carmen Portinho (1988), Roberto Burle Marx (1990), Fábio Penteado (2004) – um dos fundadores da PROJETO -, Paulo Mendes da Rocha (2006, quando foi agraciado com o Prêmio Pritzker), Luiz Paulo Conde (1993) e textos que registram momentos importantes da profissão no Brasil. Também estão presentes as reivindicações dos arquitetos no memorável II Inquérito Nacional de Arquitetos, promovido em 1982 pelo IAB/RJ; o debate acerca da atuação profissional de Zanine Caldas quando, em 1987, o CREA contestou a sua não formação acadêmica na área; a análise de Carlos Eduardo Comas sobre os 50 anos de existência, em 1987, do Palácio Gustavo Capanema; uma série de depoimentos de arquitetos latino-americanos em 1996.

Com aproximadamente 60% do acervo total já publicado, a expectativa é que dentro de alguns meses a plataforma tenha a totalidade das matérias publicadas ao longo de 43 anos da PROJETO, acrescidas das matérias técnicas publicadas em 102 edições da revista FINESTRA ao longo de 21 anos.

Neste link, descritivo técnico do novo projeto da Projeto.

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também