As novas fronteiras das montadoras
Toyota lança projeto de construção de cidade inteligente, enquanto Ford apresenta robô com aplicação logística
Toyota lança projeto de construção de cidade inteligente, enquanto Ford apresenta robô com aplicação logística
Fernando Murad
8 de janeiro de 2020 - 4h00
A transformação da indústria automotiva em função do surgimento de soluções alternativas de mobilidade vai além da apresentação de modelos elétricos, autônomos, carros-conceito e veículos voadores – como Mercedes-Benz e Hyundai lançaram na edição 2020. O investimento das companhias também abarca cidades inteligentes e robôs.
Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation, anunciou em evento na CES o projeto de construção de uma cidade inteligente em um terreno de 175 acres na base do Monte Fuji, no Japão. Batizada de Woven City (cidade entrelaçada), a área terá um ecossistema totalmente conectado que funcionará à base de hidrogênio.
A inauguração está prevista para o início de 2021. Inicialmente, a cidade terá duas mil pessoas, entre residentes e pesquisadores, que poderão testar e desenvolver tecnologias autônomas, robótica, mobilidade pessoal, casas inteligentes e inteligência artificial. A montadora abriu o projeto para outros parceiros comerciais e acadêmicos.
O arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, CEO do Bjarke Ingels Group (BIG), responsável pelo design do 2 World Trade Center (Nova York), da Casa do Lego (Dinamarca), do Google’s Mountain View e da sede do Google em Londres, assinou o projeto da Woven City.
“Construir uma cidade completa, mesmo em uma escala menor como essa, é uma oportunidade única de desenvolver tecnologias para o futuro, incluindo um sistema operacional digital focado na infraestrutura urbana, com pessoas, construções e veículos todos conectados e se comunicando entre si por meio de dados e sensores, com os quais seremos capazes de testar a Inteligência Artificial nos domínios físico e virtual, maximizando seu potencial”, afirmou o presidente da Toyota.
A Ford, por sua vez, está apresentando em seu estande os primeiros robôs Digit produzidos pela Agility Robotics. O modelo autômato com braços e pernas capaz de interagir com seres humanos já começou a ser produzido comercialmente e tem a Ford como primeira cliente.
Desenvolvido para aplicação em logística, o robô se apresenta como solução para a etapa inicial e final das entregas, complementando a operação dos veículos autônomos. A parceria inclui, ainda, a pesquisa de como os veículos comerciais da Ford e o Digit podem dialogar entre si e com o ambiente por meio de tecnologias de conectividade. O robô poderá ser orientado, por exemplo, sobre como e onde o cliente prefere a entrega de suas encomendas e pedir ajuda se algo inesperado for encontrado.
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