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ViacomCBS acelera parcerias globais com plataformas e teles

Objetivo, segundo o presidente e CEO da ViacomCBS Networks International, Raffaele Annechino, é capitalizar a evolução do cenário das empresas de mídia e entretenimento

Sergio Damasceno Silva
29 de junho de 2021 - 13h15

O presidente e CEO da ViacomCBS Networks International, Raffaele Annechino, participou do painel Connected Impact neste segundo dia do Mobile World Congress (MWC) e fez análises e projeções sob o cenário da pandemia e o que espera até o final deste ano em termos de expansão, estratégias de streaming e produção de conteúdo. “As empresas de mídia têm passado por transformações já há algum tempo. No entanto, acho que temos visto uma aceleração durante este período de pandemia global, especialmente no comportamento do consumidor. Temos acelerado a transição do nosso fluxo de negócios por streaming, que já representa 15% da receita total. É um grande número que, provavelmente, nos coloca à frente dos demais players”, diz Annechino.

O CEO afirma estar em boa posição para a capacidade de capitalizar a evolução do cenário de mídia e as pessoas verão um dos maiores produtores de conteúdo do mundo, em particular após a fusão com a CBS. “Isso é poderoso porque podemos oferecer uma ampla gama de produtos ao mesmo tempo em que podemos ter diferentes pontos de contato, inclusive gratuitos. Esperamos fechar este ano, com o serviço de streaming Pluto TV, com cerca de US$ 1 bilhão em receita de publicidade”, diz. “É tudo uma questão de conteúdo, o conteúdo era o rei e continuará a ser o rei. Temos acervo robusto de conteúdo icônico e premiado. São mais de 140 mil episódios de televisão”, aponta.

Outra estratégia da Viacom é se unir a parceiros locais, algo que Netflix, Amazon e a HBO Max, que inaugura seu serviço nesta terça-feira, 29, no Brasil, têm feito. “Temos mais de 60 parceiros inclusive teles nórdicas, italiana, na América Latina, como Telefônica (que controla a Vivo), América Móvil (que controla a Claro) e muitos outros. Teremos parceiros de distribuição global e local, como a mídia virtual do Brasil, Europa e muitos outros. Fizemos acordo com o ecossistema Rakuten (empresa japonesa que oferece serviços como compras e exibição de vídeos online, com múltiplas ofertas de conteúdo digital combinadas às suas plataformas de e-commerce e finanças). E isso é bastante interessante porque estamos direcionando os assinantes do streaming ao e-commerce. Através de estratégias de marketing realmente criativas, as pessoas podem se conectar a diferentes linhas de negócios e esse é apenas mais um exemplo que sempre acontece quando você junta criatividade”, diz o CEO da ViacomCBS.

Entretenimento sobre 5G
O executivo tem altas expectativas para trabalhar o entretenimento nas redes 5G. “Estamos realmente entusiasmados porque o 5G permitirá nos envolver mais com muitos pontos de contato, abrindo, basicamente, um novo mundo de oportunidades. Como novas plataformas baseadas em realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR). Já testamos agora, durante a pandemia, alguns novos recursos com sucesso, por meio de produção remota. Foi um exercício realmente interessante. Organizamos um concerto com um artista holandês e o evento, ao vivo, demonstrou como as tecnologias nos afetarão, com impacto na indústria da música”, diz. “Criamos uma oportunidade incrível para ativação e monetização em todos os nossos padrões de acesso, de formas diferentes de, basicamente, investir o orçamento em produção. Sou otimista por natureza, mas acho que deveríamos estar muito animados sobre a predominância da conectividade. Definimos o futuro do entretenimento nos comportamentos do dia a dia e este é apenas o começo de uma nova era”, prevê.

E sobre unir conectividade e entretenimento, Annechino anunciou o primeiro produto da ViacomCBS conectado a um smartwatch para uso infantil, de forma que as crianças possam brincar e, simultaneamente, consumir conteúdo. “É aprender enquanto se comunica com a família e amigos, sempre dentro de um ambiente seguro e protegido. Esse conteúdo é uma atividade, um novo dispositivo inovador centrado na família e lúdico que, basicamente, apresenta um conteúdo de aprovação infantil confiável da Nickelodeon”, assegura.

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