Publicidade

Os planos da Microsoft no 5G privado

Companhia anunciou parcerias com empresas, como Qualcomm e Telefónica, para avançar em edge computing e soluções para o mercado consumidor

Taís Farias
1 de março de 2022 - 7h50

A Microsoft protagonizou uma série de anúncios no primeiro dia de apresentações no Mobile World Congress (MWC). Nos planos da companhia, estão um avanço consistente rumo as redes privadas de 5G e a expansão de parcerias globais, agora, com foco no mercado consumidor. Na segunda-feira, 28, Cristiano Amon, presidente da Qualcomm, empresa norte-americana de chips, anunciou que sua companhia está desenvolvendo uma solução chip-to-cloud, chip-para-nuvem, em tradução livre, que será lançada em parceria com a Microsoft Azure, vertical de computação em nuvem da Microsoft.

O executivo afirmou que a solução será uma maneira fácil de ajudar empresas a escalarem suas ambições em 5G e edge computing. Na prática, a tecnologia vai combinar a tecnologia 5G e o hardware da Qualcomm com o multi-acess edge computing (MEC) da Azure. Multi-acess edge computing, ou computação de borda de acesso múltiplo, em tradução livre, é um conceito de arquitetura de rede que permite recursos de computação em nuvem em ambiente na borda da rede celular. A ideia é que, ao realizar o processamento mais perto do device, o congestionamento da rede é reduzido e se atinge melhor desempenho.

Essa tecnologia está entre os investimentos das empresas por representar um uma vantagem estratégica em processamento. Em paralelo, Qualcomm e Microsoft também estão trabalhando juntas no PC conectado ao 5G e na construção de arquiteturas de rede privadas e pré-validadas para a tecnologia de quinta geração.  

Foco no mercado consumidor

A Qualcomm não é a única que está pensando um futuro junto com a Microsoft. O MWC também foi a ocasião escolhida pela Telefónica para anunciar a expansão de sua parceria global com a empresa de softwares. O projeto pretende acelerar a criação de iniciativas conjuntas para o mercado consumidor, com foco em soluções para casa. Microsoft e Telefónica já atuavam juntas em projetos confidenciais de computação para negócios e o setor público em transformação digital e conectividade. A ação também pretende expandir a colaboração em setores, como o de games. No ano passado, a Telefónica usou o Mobile World Congress para explorar sua estratégia de casa digital que ganha com a parceria a Microsoft.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio