Publicidade

TIM Brasil e Huawei fecham acordo para transformar Curitiba na 1ª ‘Cidade 5G’ do País

Projeto quer trabalhar o conceito de cidade inteligente a partir da implementação de redes 5G na capital paranaense


2 de março de 2022 - 12h28

Cao Ming, presidente da linha de produtos LTE da Huawei Wireless Network e Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil na cerimônia de assinatura da parceria, no Mobile World Congress (Crédito: Divulgação)

A TIM Brasil e a Huawei fecharam nesta quarta-feira, 2, no Mobile World Congress (MWC), um acordo de colaboração (MoU) para o desenvolvimento do projeto “Cidade 5G” em Curitiba. A capital paranaense será a primeira a fazer parte da iniciativa que pretende trabalhar o conceito de cidade inteligente a partir da implementação de redes 5G, prevendo a evolução da tecnologia, monitoramento de redes e aperfeiçoando a experiência do usuário. O contrato é válido por dois anos, com possibilidade de prorrogação, e os primeiros testes devem ser finalizados até dezembro de 2023.

A rede baseada em mMIMO (massive MIMO) da TIM e da Huawei, recurso que amplia o alcance da transmissão de sinais, utilizando uma grande quantidade de antenas, e que auxiliam na entrega de dados com mais qualidade, poderá ajudar o projeto “Cidade 5G” a atingir as mais altas velocidades do 5G com baixíssima latência, um dos diferenciais da próxima tecnologia de redes móveis. Além de monitorar a rede, o projeto tem o objetivo de mapear oportunidades para aprimorar a experiência dos usuários por meio do desenvolvimento de equipamentos e soluções sustentáveis, de baixo consumo de energia e custo, e que mantenham a alta qualidade de entrega de serviços.

Segundo Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil, em nota, a iniciativa é um desdobramento do trabalho realizado pela TIM, em parceria com a Huawei, para implementação de redes 5G no Brasil. “Estamos muito satisfeitos em construir, em Curitiba, um projeto que pode ter grande impacto para o desenvolvimento econômico para todo o país”, reforçou.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio