Publicidade

Inovação em todas as frentes

Transportes em cápsulas de alta velocidade e carne sem abate de animal são exemplos de inovação da programação do Rio2C

Bárbara Sacchitiello
17 de abril de 2019 - 21h59

Cápsula da Hyperloop Transportation Technologies (crédito: divulgação)

Com a expansão da temática e introdução da inovação no centro da programação da edição 2019, o Rio2C trouxe para o cotidiano temas que parecem extraídos dos filmes de ficção científica. Entre as empresas que participarão do evento está a Hyperloop Transportation Technologies, companhia estadunidense cuja proposta de atuação é transportar pessoas e cargas em cápsulas de alta velocidade.

“É um sistema de transporte inter e intramunicipal via tubo, alimentado por uma combinação de fontes alternativas de energia para garantir sustentabilidade e baixo custo, trazendo a velocidade do avião ao nível do solo, com segurança. As vantagens são transformadoras, mudando o tempo de viagem de horas para minutos e criando oportunidades econômicas em toda a região conectada”, define Ricardo Penzin, desenvolvedor de negócios da Hyperloop Transportation Techonologies para o Brasil.

Partidário da ideia de que problemas complexos exigem soluções criativas, Penzin será um dos palestrantes do Rio2C, onde apresentará a tecnologia e as propostas da empresa, que está em fase final de negociação com o governo de Minas Gerais para a implementação de um centro tecnológico na cidade de Contagem. “Acreditamos que o Rio2C trará para a Hyperloop TT muitas trocas e sinergias que agregarão valores aos nossos diversos projetos no Brasil”, projeta.

Outro exemplo que também parece enredo de narrativa futurista – mas que já existe na realidade e estará na programação– é o da empresa Memphis Meats, que criou uma nova concepção de produção de carnes na qual o abate é descartado e, por meio de células dos animais, é possível chegar ao produto final. Maria Occarina, diretora criativa de marca e criatividade da Memphis, estará no Rio2C para expor as ideias do projeto, que tem, entre seus investidores, o empresário Bill Gates e a Cargill.

Ao todo, a área de inovação trará 24 painéis com 86 participantes para falarem sobre transporte, alimentação, saúde, agricultura, mobilidade, comércio, educação, finanças, bem-estar e entretenimento. Eletrodomésticos inteligentes, digitalização do dinheiro e inteligência artificial serão alguns dos temas abordados. Haverá um debate aberto sobre macrotendências de inovação, seus principais temas e seus possíveis impactos em diferentes setores. “Nossa curadoria quer provar a tese de que no futuro todas as empresas serão de tecnologia”, resume Bernardo Zamijovsky, diretor administrativo do VR Investimentos Venture Capital e curador de inovação do Rio2C.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Bernardo Zamijovsky

  • Bill Gates

  • Maria Occarina

  • Ricardo Penzin

  • Cargill

  • Hyperloop Transportation Technologies

  • Memphis Meats

  • VR Investimentos Venture Capital

  • Rio2C

  • Rio2CnoMM

Patrocínio