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54% dos assinantes SVOD querem assinar a novos serviços

Facebook apresentou durante o Rio2C uma pesquisa sobre consumo de serviços de streaming de vídeo, realizado em parceria com a Accenture

Karina Balan Julio
25 de abril de 2019 - 11h13

Foto: Reprodução

Os brasileiros que assinam a serviços de streaming e vídeo estão propensos a assinar cada vez mais serviços do tipo, conforme mostra uma pesquisa do Facebook apresentada nesta quinta-feira, 25, durante o Rio2C. Realizada pelo Facebook IQ, divisão de inteligência do Facebook, em parceria com a Accenture, a pesquisa descobriu que 93% dos brasileiros que acessaram a streamings recentemente pagam por pelo menos um serviço. Ainda, 54% esperam poder pagar por mais serviços até o ano que vem. A pesquisa foi feita com cerca e mil respondentes brasileiros que consumiram conteúdo em streaming nos últimos seis meses.

Pelo menos 6 em cada 10 assinantes de streaming têm uma lista de outros serviços que gostariam de assinar, e acreditam que a melhor forma de consumir streaming é ao criar um portfólio com diferentes assinaturas. Além disso, 59% se sentem confortáveis em começar a assinar novos serviços sem cancelar outros.

“Percebemos que, conforme as pessoas vão assinando serviços e a oferta de plataformas e verticais aumenta, o usuário tem ainda mais vontade de aumentar seu portfólio de assinaturas”, avalia Renato Domingues, líder para as indústrias de telecom, mídia e entretenimento do Facebook.

Contudo, apesar da maior disposição dos espectadores a efetuarem assinaturas, a aquisição e retenção de usuários permanece um desafio. Mais da metade dos participantes da pesquisa, 53%, estão dispostos a assinar e cancelar um serviço em um período de um ano, caso ele deixa de ser interessante. Cerca de 64% dos brasileiros pesquisam muito antes de iniciar um trial gratuito de algum serviço – seja porque querem saber se o catálogo de conteúdo vale a pena, para ter certeza de que ele funciona em seus devices ou porque não querem ceder seus dados a serviços que não pretendem realmente assinar.

“A fidelidade do consumidor pode variar muito. Ele pode assinar facilmente a um serviço, mas se a marca não fizer um bom trabalho de retenção, o cancelamento também acontece de forma muito rápida”, acrescenta Renato.

A variedade do catálogo e a presença de séries e filmes exclusivos é o critério principal para 63% dos respondentes na hora de assinar a um novo serviço SVOD. Consumidores também se interessam por serviços que tenham temporadas anteriores de séries que estão no ar e séries antigas.

A oferta gigantesca de conteúdo em diferentes plataformas é um atributo e ao mesmo tempo um obstáculo para o mercado de streaming: 62% dos assinantes acreditam que não têm tempo para assistir a todos os conteúdos recomendados pelas plataformas que assinam, e 48% estão dispostos a cancelar um serviço caso a navegabilidade não seja boa e gastem muito tempo para encontrar o que querem assistir.

 

 

 

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