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Parcerias inusitadas num mercado cada vez mais complexo

Se antes era impossível imaginar que Globo e Google trabalhariam juntas em grandes projetos, novas demandas proporcionaram essa e outras parcerias entre produtores de conteúdo e plataformas, um padrão que não deve mudar nos próximos anos

Isaque Criscuolo
25 de abril de 2019 - 10h18

Crédito: André Valentim/Meio & Mensagem

No atual mercado de mídia, a jornada de consumo de conteúdo das pessoas mudou na mesma velocidade em que novas tecnologias evoluíram e chacoalharam todo o ecossistema. Entre as mudanças estão parcerias de conteúdo entre produtores e plataformas, tema discutido em dos painéis do Summit by Meio&Mensagem.

Vanessa Oliveira, diretora do VIU HUB, da Globosat, falou sobre os desafios de trabalhar com novos formatos, enfatizando a angústia que é lidar com o desconhecido todos os dias enquanto constrói os novos rumos de uma profissão. Para ela, o lado positivo é que quando novas profissões surgem quem está testando possui uma vantagem competitiva.

Rodrigo Vizeu, jornalista que coordena a recém-criada área de podcasts da Folha de S.Paulo, falou sobre como o território de podcasts era pouco explorado por veículos no Brasil, especialmente pelo viés jornalístico. No início de 2018, propôs uma mudança dentro da Folha e criou, por conta própria, a série Presidente da Semana, cuja repercussão abriu um novo território de formatos dentro do jornal. Posteriormente, surgiu a parceria com o Spotify para lançar o Eleição na Chapa e o podcast diário Café da Manhã.

Sobre todas essas transformações dentro de grandes empresas, Vanessa enfatizou que a figura de um líder com respaldo, história e respeito é muito importante para quebrar paradigmas e conquistar novos territórios com mais facilidade. Além disso, é preciso ver a produção de conteúdo de forma integrada e focar na produção de conteúdo para audiências estratégicas para o veículo.

Vanessa também falou do conflito geracional quando uma pessoa mais jovem, ou recém-chegada numa grande empresa, entra em conflito com quem já está há anos na estrutura corporativa. O equilíbrio entre as forças da tradição e do novo, das tendências e do digital, é o segredo para continuar crescendo.

Sobre o case Folha e Spotify, Vizeu falou sobre como a plataforma de streaming está interessada num público que antes não atingia, mas que a Folha atraiu para a plataforma. O encontro dessas duas forças gerou negócios que viabilizaram a criação de uma unidade inteira dedicada à produção de podcasts, um território promissor para a Folha.

Ao ser questionado sobre parcerias que criam novas receitas, Vizeu ressalta a importância da separação entre a redação e a área comercial. “Apesar da importância de manter essa barreira para proteger o conteúdo editorial e os critérios jornalísticos, há alguns jornalistas da redação que fazem a ponte entre as duas áreas pra gerar novos negócios e formatos”, afirmou.

Para Vanessa, vivemos novos tempos em que parceiros inusitados estão trabalhando juntos, como Globo e Google, para gerar novos negócios. Este tipo de parceria era algo inimaginável há alguns anos.

Em comum, Vanessa e Rodrigo destacaram a importância de testar, ousar e quebrar barreiras, ainda que isso signifique trabalhar mais e fazer jornada dupla até que uma nova ideia seja aceita e implementada dentro de uma grande empresa.

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