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Conexão humana para reter talentos

Executivos analisam os desejos dos talentos do mercado de trabalho e quais os métodos para retê-los

Carolina Huertas
27 de abril de 2022 - 17h44

(Crédito: André Valentim)

Quais são os passos para reter os profissionais nas empresas em um mercado tão concorrido por talentos? Noah Arcanjo, fundadora & líder de growth da Creators llc, William Kendi Katayama, gerente Sr, de atração de talentos da Vivo, e Alessandra Ritondaro, vice-presidente executiva da Weber Shandwick, estiveram no painel “Vencendo a batalha por talentos: a marca como ferramenta de atração” debatendo o tema.

Alessandra esclareceu que, para ela, o que difere os talentos dos outros colaboradores está mais ligado a questões comportamentais do que a questões técnicas. “Hoje é mais fácil treinar as habilidades, do que conseguir pessoas que se destacam, que tem a capacidade de colaboração e integração.”, diz. Sobre o desafio da retenção, ela pontuou que a aderência aos valores da empresa é uma das motivações dos colaboradores para permanecer, além de um ambiente que inspire e gere curiosidade.

Noah também afirmou que a o alinhamento com as crenças do time é essencial para colaborar com o ambiente harmônico e acrescentou a necessidade da paixão pelo que faz nas características. A executiva também apontou que o conceito de talento também é relativo dependendo da empresa, do momento que se vive, da área e outros fatores.

Métodos e métricas

Para manter esses fatores sob controle e alinhamento, Katayama contou sobre o Employee Experience, uma metodologia para encontrar e aprimorar sua proposta de valor. “Você não inventa a sua proposta, sua cultura, você já tem seus benefícios, seus programas internos. Você não cria uma narrativa sobre o que você não tem, você pergunta aos colaboradores o que eles mais reconhecem da proposta de valor. Então, para comunicar a sua marca com verdade, você precisa descobrir o seu EVP”, revela.

E ele revela que os pontos principais para a retenção de talentos de acordo com a abordagem são: conexões humanas, ser uma empresa líder em transformação, proporcionar desafios e desenvolvimento e benefícios são os pontos principais para a retenção de talentos de acordo com a abordagem. Além disso, pesquisas de motivação e feedbacks para os times após os projetos e as atividades são importantes para a manutenção desses pontos a longo prazo.

Já para Alessandra, além das pesquisas, é necessário estar atento aos detalhes do dia a dia e fazer leituras elementos que muitas vezes não estão muito clara nas pesquisas. “É um pouco mais de olhar para o lado, como as pessoas estão se relacionando com a empresa no dia a dia?”, indaga.

O futuro dos talentos

Diante das questões levantadas para reter os talentos, Noah comentou que enxerga na creator economy um caminho que indica ser o futuro do trabalho. Pois os creators trabalham com o que gostam e entregam e recebem sob demanda, além de terem suas entregas muito bem definidas de acordo com as demandas. Segundo ela, este é o caminho de clareza que os talentos devem a buscar.

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