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“O papel do Multishow é encabeçar a inovação da Globosat”

Tatiana Costa, diretora de programação e estratégia digital do Multishow, fala sobre a estreia no SXSW e a relação entre música e inovação

Luiz Gustavo Pacete
14 de março de 2018 - 15h00

Pela primeira vez no SXSW e se preparando para o Lollapalooza, na próxima semana. Assim está a agenda de Tatiana Costa, diretora de programação e estratégia digital do Multishow. Ao Meio & Mensagem, ela afirmou que o SXSW se diferencia de outros eventos que o canal participou, sobretudo, pela capacidade que ele possui de reunir temas transversais. “Ele trabalha pilares que hoje são fundamentais para a base do Multishow como, por exemplo, o olhar que eles têm de música. Isso tudo o torna tão importante para o nosso universo, para vermos o que é tendência e vivenciar as novas tecnologias”, afirma. Ela ressalta o papel do Multishow dentro do contexto de inovação da Globosat e a capacidade do canal de testar formatos e estar atento a tendências.

 

Tatiana Costa: “O SXSW trabalha pilares que hoje são fundamentais para a base do Multishow” (Crédito: Arquivo Pessoal)

Meio & Mensagem – Quantas vezes você já esteve no SXSW e por qual motivo você considera importante estar aqui?
Tatiana Costa – É a nossa estreia no evento. Diferentemente de todos os outros eventos que a gente participa como palestrante ou convidado, o SXSW trabalha pilares que hoje são fundamentais para a base do Multishow como, por exemplo, a interatividade e o olhar que eles têm de música. Isso tudo o torna tão importante para o nosso universo, para vermos o que é tendência e vivenciar as novas tecnologias.

M&M- O ano de 2017 foi bem agitado para o Multishow por vários motivos, o que foi feito internamente no canal para que tantos projetos diferenciados fossem viabilizados, como a cobertura do Rock in Rio, por exemplo?
Tatiana – Foi resultado de uma construção de anos. É um ciclo interno, temos uma atuação multidisciplinar que acaba ajudando nessa oxigenação, isso aliado ao nosso entendimento de quem é o nosso consumidor, de como a gente precisa entendê-lo e atendê-lo. Dentro do portfólio dos canais Globosat, o Multishow tem a missão de encabeçar esse movimento de inovação, de estar o tempo todo antenado. Por isso a nossa força nas redes sociais, precisamos estar onde nosso público está.

Em 2017, a cobertura do Rock in Rio foi um dos momentos mais importantes na estratégia digital do canal (Crédito: Multishow)

M&M- E como fazer essa interação entre o digital e o linear?
Tatiana – Essa veia de inovação vale para o linear também, por exemplo: o TVZ gera essa conversa diária trazendo interatividade para dentro do programa; o Rock in Rio foi a maior cobertura multitela já vista, onde contamos com os influenciadores, as marcas, estávamos em todos os lugares; já já temos o Lollapaloza, ou seja, a gente precisa se reciclar o tempo todo para pensar nas múltiplas janelas. Além desse conteúdo ao vivo, ainda tem a produção original. Hoje, também temos que ter um planejamento de distribuição multitela. Alguns programas nos permitem experimentar formatos, canais de distribuição no digital para atender a esse público. Já temos no segundo semestre o desafio de fazer um Prêmio Multishow ainda melhor do que o do ano passado. Por isso a importância de estar num SXSW, que pode ser um caldeirão de inspiração, de novas referências.

M&M – Qual a importância do Multishow dentro do projeto de VIU (hub de inovação da Globosat) ?
Tatiana – A VIU veio para somar, ela funciona como uma extensão do canal. A gente une esforços para entender ainda mais o mercado de influenciadores, sobre as plataformas, as ações de branded content e o comportamento do consumidor. É uma troca entre os times de especialistas do Multishow e da VIU.

M&M – O que Multishow está aprendendo com a conexão com os millennials em um mundo cada vez mais conectado?
Tatiana – A marca Multishow tem que estar onde nossa audiência está. Dessa forma, enxergamos o Facebook, o Google, o Twitter, YouTube como parceiros. E nós, como criadores de conteúdo – esse é o nosso grande papel, contar boas histórias – fazemos a produção certa e adequada para cada plataforma. A gente pensa e fala a linguagem deles e dos meios que eles consomem. Fazemos pesquisas sobre o comportamento dos millennials, que direcionaram, por exemplo, a persona que adotamos nas redes sociais. Isso já virou referencia no mercado, já fomos procurados por marcas por conta disso.

Em abril, a cantora Anitta estreia um novo programa no Multishow (Crédito: Multishow)

M&M – Neste cenário acima, qual o papel de um canal como o Multishow? Como ele deve se posicionar e qual o desafio?
Tatiana- Antigamente, tínhamos uma única plataforma, a nossa conversa com audiência era apenas com o linear. Hoje, as histórias precisam ser contadas respeitando diferentes formatos, tempo de duração, linguagem de acordo com a tela que ele estará. O desafio é gerar identificação, é se destacar diante de tanto conteúdo que está à disposição no digital. A gente quer, cada vez mais, firmar a nossa referência nos nossos pilares, música, humor e viagem. E tem outro ponto importante nessa movimentação de convergências, a complementaridade. Já entendemos que não há canibalização, os conteúdos em janelas diferentes somam forças. É uma nova composição de audiência, temos mais ferramentas para contar uma história, atingindo mais pessoas. É o Prêmio Multishow que está no Musical.ly e atinge a menina de 8 anos de idade, é o grande espetáculo que vai para a televisão, as entregas específicas para Facebook e YouTube.

M&M – Estamos vivendo um momento especial envolvendo música, sociedade e marcas, de que maneira o Multishow enxerga esses movimentos como Anitta, Karol Conka, Kondzilla e todos os outros grandes produtores de conteúdo que acabam tendo a internet como impulso?
Tatiana – Acho que assim como a indústria audiovisual, outros mercados também estão adaptando as suas formas de atuação para e por conta do digital. Para o Multishow esses fenômenos são muito importantes, estamos perto de todos. Anitta é do nosso casting, em abril ela estreia novo programa, o TVZ é berço dos lançamentos de clipes… Para gente eles são conteúdo e fazem sentido dentro da nossa proposta. As métricas do digital nos ajudam a identificar o potencial de cada um deles. A Pabllo Vittar terá também programa conosco, já tivemos a Jojo Todynho como apresentadora na edição de verão do TVZ, entre outros.

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