?Me chamaram até de tiozinho jogador de bocha?

Buscar

?Me chamaram até de tiozinho jogador de bocha?

Buscar
Publicidade

Comunicação

?Me chamaram até de tiozinho jogador de bocha?

Repercussão da campanha da DM9DDB obriga IAB a antecipar segunda fase. Confira entrevista com o falso S. Lopes


23 de outubro de 2012 - 4h46

 Ex-sócio da QG, Sergio Lopes abriu a produtora multiplataforma Conteúdos Diversos em 2008. Desde então, tem defendido apaixonadamente junto ao mercado a necessidade de abraçar as novas mídias.
 
Assim, é possível imaginar o susto de quem o conhece ao ver o anúncio da fictícia agência Komodo na edição 1532 de Meio&Mensagem, na qual ele pregava que a propaganda online não funciona? A ação, conforme se revelou posteriormente, foi criada pela DM9DDB e assinada pelo Internet Advertising Bureau (IAB) como forma de gerar no mercado uma discussão sobre o potencial da publicidade online.

“Recebi muitos e-mails de amigos que estavam assustados e questionando porque eu estava dando um passo para trás. Outros, sequer enviaram mensagens. Estes, acredito, pensaram que eu havia surtado e que precisaria de um tempo sozinho para refletir. Uma hora isso passaria”, diverte-se Lopes, que também colheu algumas reações positivas. “Um cliente mandou um e-mail parabenizando pela nova agência”, relata.

Embora ainda não tenha um relatório com a mensuração dos resultados da ação, o IAB precisou mudar a estratégia ao verificar em números preliminares que a repercussão do anúncio foi acima da esperada. “O buzz foi forte e algumas pessoas fizeram o trabalho de Sherlock Holmes e investigaram, até chegar à história real”, afirma Fábio Coelho, presidente do IAB e do Google no Brasil.

Por conta disso, a entidade veiculou já nesta terça-feira, 23, o vídeo abaixo, que seria lançado apenas na quarta-feira, 24. A peça é estrelada por um Dragão de Komodo em forma de presidente de agência e traz frases divertidas como esta: “(Eu quero) propagandona, musiquinha, bordão, e nada dessa boiolagem ponto com, bannerzinho, rede social, viral. Que p… é essa de viral? Quer viralizar? Beija minha boca para tu ver o que é contágio”. Ao final, as ironias sobram até para uma web designer.

wraps

 A revelação do vídeo, bem como reportagens como esta, aliviam as reações nas mídias sociais, algumas delas até agressivas. “A ação deve ter sido muito eficiente. Acompanhei as redes sociais e vimos algumas acusações viscerais, especialmente da garotada. Me chamaram até de tiozinho jogador de bocha e arrogante. Sem contar outros que xingaram”, relembra Lopes, em tom bem humorado.

O convite para o publicitário participar da ação partiu de Ari Meneghini, diretor geral da IAB e amigo de Lopes. “Ele me procurou para falar sobre a campanha que a DM9DDB havia criado. Precisavam de uma pessoa que tivesse credibilidade para lançar aquilo. E fazia todo o sentido que eu criasse uma nova agência. Assim, eu percebi que poderia dar certo e topei”, relembra.

Cuidado com efeitos reversos

Claro que alguns cuidados foram necessários. Lopes pediu para olhar o resultado final, para que sua imagem e o posicionamento da agência não ficassem manchados pela ação. “Queria ver até onde estava colocando minha reputação em risco e até onde ficaria claro que, na verdade, estamos defendendo o digital. É só lembrar do caso do jogador Gérson que, após a propaganda de cigarro, ficou com a fama de malandro”, compara.

Antes de lançar a campanha, o IAB também tomou alguns cuidados para evitar efeitos negativos como o da campanha “Perdi meu amor na balada”, de Nokia, que teve muitas menções contrárias à maneira com que a história “enganou” os consumidores. “Primeiramente, fizemos apresentação da campanha a vários profissionais referentes do mercado, que gostaram. Além disso, buscamos consultoria jurídica, como é comum em campanhas online”, relata Fabio Coelho, presidente do Google no Brasil e da IAB.

Segundo ele, a ação pretende promover uma reflexão sobre a publicidade online, bem como desenvolver esse mercado. “O símbolo da agência é um Dragão de Komodo, espécie em extinção. Queremos mostrar que há cada vez menos pessoas que alimentam a crença de que internet não funciona”, aponta. A ação, segundo ele, terá desdobramentos ao longo do ano. A primeira delas, é o vídeo acima. Mas, afirma Coelho, outras surpresas estão a caminho. “Obviamente, não vou relevar nada, para não estragar o efeito”, afirma.

wraps
Dentro do espírito da campanha, Meio&Mensagem conseguiu uma entrevista exclusiva com o falso S. Lopes, CEO da Komodo. Confira quem é e o que pensa o homem mais falado do mercado publicitário neste começo de semana:

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Will Bank cria sua “Times Square” em Nova Iorque brasileira

    Will Bank cria sua “Times Square” em Nova Iorque brasileira

    Fintech celebra o trabalho dos empreendedores brasileiros e promove ação especial em cidade do interior do Maranhão

  • Vivo lança movimento de combate ao assédio nos games

    Vivo lança movimento de combate ao assédio nos games

    #NãoMexeComAsPrincesas é uma continuidade da causa em que visa promover a equidade de gênero nos jogos