Almap e F/Nazca lideram Ranking M&M

Buscar
Publicidade

Comunicação

Almap e F/Nazca lideram Ranking M&M

Publicada pelo sétimo ano consecutivo, lista compila desempenho nas 17 principais premiações publicitárias globais, regionais e nacionais


1 de março de 2016 - 5h47

Publicado pelo sétimo ano consecutivo, com o objetivo de oferecer ao mercado um retrato único do desempenho brasileiro nas principais premiações publicitárias globais, regionais e nacionais, o Ranking Meio & Mensagem relativo aos eventos realizados em 2015 destaca AlmapBBDO e F/Nazca S&S.

São considerados os festivais internacionais de Cannes, Londres, Nova York, Clio, One Show, D&AD, Art Director’s Club e IF Design; os ibero-americanos Wave, El Ojo e Fiap; e os nacionais Effie Brasil, Anuário do Clube de Criação, Profissionais do Ano, Prêmio Abril, Prêmio Abemd e Ampro Globes Awards (confira a metodologia detalhada mais abaixo).

No ano passado, apesar do excepcional desempenho da F/Nazca (com o filme "100" e o case "SoundLab", ambos para Leica), a AlmapBBDO conseguiu manter-se na primeira colocação, muito pela performance da campanha “Os últimos desejos da Kombi”, criada em 2014 para a Volkswagen, e que já havia aparecido bem na edição anterior do Ranking Meio & Mensagem. Depois de ser a sexta na lista que considerou os festivais de 2014, a ação volta agora em terceiro lugar no compilado do ano passado.

Nas sete edições do ranking publicadas, a Almap foi e primeira em seis. Só perdeu o trono em 2013, para a Ogilvy & Mather. Veja, a seguir, a lista completa:

wraps

Ranking M&M 2015
Quantidade de prêmios
 
Agência
Pontos
GPs
Ouros
Pratas
Bronzes
AlmapBBDO
5.280
6
23
48
56
F/Nazca S&S
4.710
6
35
31
25
Ogilvy & Mather
2.457
2
19
16
16
FCB
1.899
1
10
15
13
J.Walter Thompson
1.056
 
6
9
10
Leo Burnett Tailor Made
1.016
1
5
3
20
DM9DDB
906
 
3
10
10
Africa
897
 
3
6
10
LDC (ex-Loducca)
604
 
4
5
8
10ª
Lew’Lara\TBWA
552
 
1
6
8
11ª
Mullen Lowe
506
 
4
2
9
12ª
Casa Rex
456
 
6
 
1
13ª
Y&R
454
 
 
5
4
14ª
Publicis
420
 
3
3
3
15ª
Talent Marcel
356
 
3
5
1
16ª
Blue Hive
332
 
2
1
9
17ª
Vetor Zero/Lobo
252
 
2
1
2
18ª
Wieden+Kennedy
214
 
 
1
8
19ª
Fbiz
200
 
1
2
2
20ª
Greco Design
161
 
2
 
1
21ª
Newstyle
154
 
11
 
 
22ª
Abracadabra
140
 
2
 
 
23ª
Wunderman
130
 
 
2
1
24ª
OZ Estratégia+Design
110
 
1
1
 
25ª
Neogama
105
 
1
 
 
Propeg
105
 
3
 
 
27ª
DPZ&T
102
 
1
2
 
28ª
David
98
 
1
 
 
UP Line
98
 
7
 
 
30ª
Grey
96
 
 
1
1
31ª
Isobar
88
 
 
1
2
32ª
Hands
84
 
6
 
 
PPM
84
 
1
 
 
34ª
Dim & Canzian
81
 
 
 
3
35ª
Revolution
80
 
 
1
1
36ª
Ampla
70
 
5
 
 
Brainbox
70
 
1
 
 
Brand Design Studio
70
 
1
 
 
Inobi
70
 
1
 
 
New360
70
 
1
 
 
Projeto Integrado
70
 
1
 
 
RAF Design
70
 
1
 
 
43ª
Google
64
 
 
1
1
44ª
Santa Clara
57
 
 
 
3
45ª
Salem
56
 
4
 
 
46ª
Agência We
45
 
 
 
1
47ª
Sunset
42
 
3
 
 
48ª
Moma
40
 
 
1
 
O2 Filmes
40
 
 
1
1
50ª
6P Marketing
35
 
1
 
 
Comunicação Explícita
35
 
1
 
 
Delantero
35
 
1
 
 
Idéia 3
35
 
1
 
 
Master
35
 
1
 
 
OneWG
35
 
1
 
 
Paim
35
 
1
 
 
Populus
35
 
1
 
 
SIC
35
 
1
 
 
59ª
R/GA
30
 
 
1
 
60ª
Arandas
28
 
2
 
 
Jotacom
28
 
2
 
 
Plan B
28
 
2
 
 
Plano B
28
 
2
 
 
64ª
Agência3
21
 
 
 
1
ID\
21
 
 
 
1
SapientNitro
21
 
 
 
1
67ª
CP+B
15
 
 
 
1
NBS
15
 
 
 
1
Stink
15
 
 
 
1
70ª
AD Agency
14
 
1
 
 
Atenas
14
 
1
 
 
Ativação Live Marketing
14
 
1
 
 
Editora Abril
14
 
1
 
 
Fermento Promo
14
 
1
 
 
Fino Trato Eventos
14
 
1
 
 
Foster
14
 
1
 
 
Guia MKT
14
 
1
 
 
Help
14
 
1
 
 
M4U
14
 
1
 
 
Monumenta
14
 
1
 
 
Netza
14
 
1
 
 
OpusMúltipla
14
 
1
 
 
Purple Cow
14
 
1
 
 
Rapp
14
 
1
 
 
Roockr
14
 
1
 
 
Sportion
14
 
1
 
 
ZeroTrês
14
 
1
 
 

 

Além do computo geral, o Ranking Meio & Mensagem é dividido em onze áreas. A Almap lidera em 2015 em cinco delas: Press, Outdoor, Digital, Integrated e Big Idea. A F/Nazca, que em 2014 ficou na nona colocação, aparece agora em segundo no geral e em primeiro nas duas áreas nas quais os seus cases para Leica arrebentaram: Film e Design. A Ogilvy mantém o terceiro lugar geral e lidera em três áreas: Direct, Promo e PR. A mais pontuada em Radio é a Talent Marcel. 

 
Agência
Film
Press
Outdoor
Direct
Digital
Radio
Promo
Design
PR
Integrated
Big Idea
AlmapBBDO
657
2.099
921
120
724
 
176
286
 
192
105
F/Nazca S&S
1.916
363
273
386
66
120
81
1.317
 
139
49
Ogilvy & Mather
131
191
360
508
164
158
429
 
300
132
84
FCB
 
24
136
488
718
 
405
49
 
30
49
J.Walter Thompson
61
60
36
186
64
 
40
555
24
30
 
Leo Burnett Tailor Made
 
577
168
81
64
 
56
70
 
 
 
DM9DDB
75
57
110
117
246
 
139
162
 
 
 
Africa
35
35
326
 
331
75
15
80
 
 
 
LDC (ex-Loducca)
 
35
 
80
281
 
 
 
178
30
 
10ª
Lew’Lara\TBWA
64
134
210
15
 
69
45
15
 
 
 
11ª
Mullen Lowe
235
150
72
 
 
 
 
 
 
 
49
12ª
Casa Rex
 
 
 
 
 
 
 
456
 
 
 
13ª
Y&R
 
144
235
 
 
45
 
 
 
30
 
14ª
Publicis
 
 
49
91
186
 
94
 
 
 
 
15ª
Talent Marcel
100
35
 
 
 
221
 
 
 
 
 
16ª
Blue Hive
242
 
 
42
48
 
 
 
 
 
 
17ª
Vetor Zero/Lobo
35
 
 
 
 
 
 
217
 
 
 
18ª
Wieden+Kennedy
48
 
 
39
112
 
 
 
 
15
 
19ª
Fbiz
 
45
75
 
35
 
 
15
 
30
 
20ª
Greco Design
 
 
 
 
 
 
 
161
 
 
 
21ª
Newstyle
 
 
 
 
 
 
154
 
 
 
 
22ª
Abracadabra
 
 
 
 
 
 
 
140
 
 
 
23ª
Wunderman
 
 
130
 
 
 
 
 
 
 
 
24ª
OZ Estratégia+Design
 
 
 
 
 
 
 
110
 
 
 
25ª
Neogama
105
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Propeg
35
70
 
 
 
 
 
 
 
 
 
27ª
DPZ&T
 
 
 
 
 
 
 
 
 
102
 
28ª
David
 
 
 
 
 
 
 
98
 
 
 
UP Line
 
 
 
 
 
 
98
 
 
 
 
30ª
Grey
 
 
21
 
 
 
 
 
75
 
 
31ª
Isobar
 
 
 
 
88
 
 
 
 
 
 
32ª
Hands
 
 
 
 
 
 
84
 
 
 
 
PPM
 
 
 
 
 
 
 
84
 
 
 
34ª
Dim & Canzian
 
 
 
24
21
36
 
 
 
 
 
35ª
Revolution
 
80
 
 
 
 
 
 
 
 
 
36ª
Ampla
 
 
 
 
 
 
70
 
 
 
 
Brainbox
 
 
 
 
 
 
 
70
 
 
 
Brand Design Studio
 
 
 
 
 
 
 
70
 
 
 
Inobi
 
 
 
 
 
 
 
70
 
 
 
New360
 
 
 
 
 
 
 
70
 
 
 
Projeto Integrado
 
 
 
 
 
 
 
70
 
 
 
RAF Design
 
 
 
 
 
 
 
70
 
 
 
43ª
Google
 
 
 
 
24
 
 
 
40
 
 
44ª
Santa Clara
 
 
 
 
36
 
 
 
 
21
 
45ª
Salem
 
 
 
56
 
 
 
 
 
 
 
46ª
Agência We
 
 
45
 
 
 
 
 
 
 
 
47ª
Sunset
 
 
 
42
 
 
 
 
 
 
 
48ª
Moma
40
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O2 Filmes
15
 
 
 
25
 
 
 
 
 
 
50ª
6P Marketing
35
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Comunicação Explícita
35
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Delantero
35
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Idéia 3
35
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Master
35
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
OneWG
35
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Paim
 
35
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Populus
35
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
SIC
35
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
59ª
R/GA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
30
 
60ª
Arandas
 
 
 
 
 
 
28
 
 
 
 
Jotacom
 
 
 
28
 
 
 
 
 
 
 
Plan B
 
 
 
28
 
 
 
 
 
 
 
Plano B
 
 
 
 
 
 
28
 
 
 
 
64ª
Agência3
 
21
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ID\
 
 
 
 
21
 
 
 
 
 
 
SapientNitro
 
 
21
 
 
 
 
 
 
 
 
67ª
CP+B
 
 
 
 
 
15
 
 
 
 
 
NBS
15
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Stink
15
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
70ª
AD Agency
 
 
 
14
 
 
 
 
 
 
 
Atenas
 
 
 
 
 
 
14
 
 
 
 
Ativação Live Marketing
 
 
 
 
 
 
14
 
 
 
 
Editora Abril
 
 
 
14
 
 
 
 
 
 
 
Fermento Promo
 
 
 
 
 
 
14
 
 
 
 
Fino Trato Eventos
 
 
 
 
 
 
14
 
 
 
 
Foster
 
 
 
14
 
 
 
 
 
 
 
Guia MKT
 
 
 
 
 
 
14
 
 
 
 
Help
 
 
 
 
 
 
14
 
 
 
 
M4U
 
 
 
14
 
 
 
 
 
 
 
Monumenta
 
 
 
 
 
 
14
 
 
 
 
Netza
 
 
 
 
 
 
14
 
 
 
 
OpusMúltipla
 
 
 
 
 
 
14
 
 
 
 
Purple Cow
 
 
 
14
 
 
 
 
 
 
 
Rapp
 
 
 
14
 
 
 
 
 
 
 
Roockr
 
 
 
14
 
 
 
 
 
 
 
Sportion
 
 
 
 
 
 
14
 
 
 
 
ZeroTrês
 
 
 
 
 
 
14
 
 
 
 

 

Como o Ranking M&M é feito
Para cada troféu conquistado por campanhas desenvolvidas por agências atuantes no Brasil nos eventos incluídos no Ranking Meio & Mensagem é atribuída a pontuação de 10 para Grand Prix, 7 para Ouro, 5 para Prata e 3 para Bronze.

Além disso, cada um dos 17 festivais considerados tem um peso específico, que leva em conta a abrangência dos eventos, com os globais mais valorizados; o prestígio que desfrutam entre os profissionais de criação do mercado brasileiro; e a quantidade de troféus que distribuem, com privilégio aos mais seletivos.

Os pesos de cada evento são: Festival de Cannes (peso 15); D&AD e One Show (peso 14); Art Director’s Club, Clio, Festival de Londres e Festival de Nova York (peso 12); IF Design (peso 10); Wave Festival in Rio (peso 8); El Ojo e Fiap (peso 7); Effie Brasil (peso 6); Anuário do Clube de Criação, Profissionais do Ano e Prêmio Abril (peso 5); e Prêmio Abemd e Ampro Globes Awards (peso 2).

Mesmo nos festivais considerados, nem todos os troféus são contabilizados. Recebem privilégio os prêmios que melhor se enquadram nas 11 áreas do Ranking Meio & Mensagem: Film, Radio, Digital, Press, Outdoor, Direct, Promo, Design, PR, Integrated e Big Idea.

Sendo assim, do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, não participam as áreas Media, Creative Data, Creative Effectiveness, Branded Content & Entertainment, Innovation, Product Design, Glass Lion, Health & Wellness, Pharma, Product Design e Grand Prix for Good além do Young Lions. Nos demais festivais, as áreas não contabilizadas são: D&AD (Art Direction, Book Design, Branding, Product Design, Spatial Design, Crafts for Advertising, White Pencil, Writing for Advertising e Writing for Design e Music Videos); One Show (Advertising – Innovation – Print, Advertising – Green Pencial, Advertising – Experiential, Advertising – No-broadcast, IP & Products e Branded Entertainment); Clio Awards (Engagement, Branded Entertainment & Content, Content & Contact e Innovative Media, Music Film e Music Events/Engagement); Festival de Londres (Billbord, Music Video, Music & Sound, Branded Entertainment, Production & Post-Production, No-Traditional, The New e Of The Year Awards); Art Director’s de New York (Phothography, Motion e Illustration); Festival de Nova York (Avant-Garde, Branded – Entertainment e Creative Marketing Effectiveness); El Ojo de Iberoamérica (Sustentable, Postales, Sports, Producción Gráfica, Producción Audiovisual, Idea Latina, Eficacia, Contenido, Media e Innovación); Festival Ibero-americano de Publicidade (Innovación en Medios, Creatividad Efectiva e Creatividad independendiente em Redes Sociales além da área técnica de Producción Audiovisual); Anuário do Clube de Criação (Estrela Preta, Estrela Verde, Branded Content e Filmes para outras telas); Prêmio Abril de Publicidade (Melhor Utilização Criativa do Meio Revista, Grand Prix de Mídia, Mídia Revista e Jovens Criativos); Prêmio Abemd, da Associação Brasileira de Marketing Direto (Programa BtoC, Call Center/Contact Center, CRM/Database/Loyalty e Prêmio Correios); e Ampro Globes Awards, promovido pela Associação de Marketing Promocional (prêmios especiais); IF Design (Product Design); Wave (Green Wave e Branded Content).

Em todos os casos, não são considerados categorias voltadas a estudantes e prêmios especiais, como Agência do Ano. São considerados apenas os troféus atribuídos a campanhas.

A compilação e checagem dos dados é feita pela área de Anuários do Grupo Meio & Mensagem.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Projeto propõe banco de imagens com mais brasilidade

    Projeto propõe banco de imagens com mais brasilidade

    Iniciativa "Brasil com S" busca ampliar a representação mais verdadeira do País no mercado publicitário

  • Ford promove encontro de gerações para celebrar Mustang

    Ford promove encontro de gerações para celebrar Mustang

    Marca encena disputa entre verão antiga e moderna do veículo em comercial criado pela Wieden+Kennedy