Facebook Awards: Africa e Blue Hive premiadas

Buscar

Facebook Awards: Africa e Blue Hive premiadas

Buscar
Publicidade

Comunicação

Facebook Awards: Africa e Blue Hive premiadas

Etapa global do prêmio concede Ouro e Prata para as agências brasileiras na categoria Best Use of Facebook; “Straight Outta”, da R/GA, vence o Blue Award


16 de junho de 2016 - 10h30

Dois cases brasileiros foram premiados na etapa global do Facebook Awards 2016. “Livros na Timeline”, criado pela Africa para o Itaú, recebeu 1 Ouro na categoria Best Use of Facebook. Lançado em abril deste ano, o projeto faz parte da campanha “Leia para uma Criança” do banco, que tem o objetivo de incentivar a leitura dos adultos para as crianças. Para isso, a agência disponibilizou, até o momento, os livros “O Menino e o foguete”, de Marcelo Rubens Paiva e “O Sétimo Gato”, de Luis Fernando Verissimo”, por meio da plataforma Facebook Canvas, formato de anúncio full-screen interativo para mobile.

Na mesma categoria, a campanha Don’t Like & Drive, da Blue Hive Brasil (atual GTB) para a Ford, conquistou 1 Prata. Com o intuito de alertar os motoristas sobre os perigos de acessar as redes sociais ao dirigir, a agência desenvolveu peças em que o coração, ícone de “likes” no Instagram, ocupa praticamente toda a imagem, ocultando pedestres, crianças e ciclistas na rua.

Em sua quinta edição, a premiação entregou 29 troféus – Blue, Ouro, Prata e Bronze – a onze diferentes países. O Blue, principal prêmio do evento, foi para o trabalho “Beats by Dre”, da R/GA, na categoria Beyond Facebook/Integrated. Assim como o “Ice Bucket Challenge”, vencedor azul do ano passado, a ação é um call to action. Embora não tenha sido focado em uma causa beneficente, o case convidou os usuários da rede social a exaltarem sua cidade natal com a hashtag #StraightOutta e um app customizador de memes. A ideia surgiu para promover “Straight Outta Compton”, longa que resgata as raízes do Dr. Dre, dono da Beats by Dre e dos demais rappers que integraram o grupo N.W.A., como Ice Cube e Eazy-E.

Para D’Arcy, os três cases são reflexo da crescente conexão entre marketing e causas, tema que segundo ele, permeará as discussões no Festival de Cannes 2016. “O marketing está se mesclando com ideias que importam para as pessoas, de questões divertidas e pessoais a assuntos mais complexos e sérios. E o lugar onde essas conversas acontecem é no social e no mobile”, afirma. De fato, a maior parte dos trabalhos premiados nessa edição do Facebook Awards estão conectadas a causas socais. Um dos vencedores de Ouro em Beyond Facebook/Integrated, o case “Share the Load”, da BBDO India, nasceu para recuperar a relevância da marca Ariel entre os consumidores, mas acabou servindo de combate à ideia de que tarefas domésticas são somente papel da mulher.

Mais uma vez, os Estados Unidos foram o país que conquistou mais estatuetas, dessa vez com 13 prêmios, quatro a menos do que na edição anterior. Austrália, Arábia Saudita, Coréia do Sul, Egito, Espanha, França, Líbano e Nova Zelândia foram os demais países premiados. Diante do crescimento das inscrições a partir de 2014, o Facebook introduziu, nesse ano, as etapas regionais do prêmio, cujos resultados foram divulgados em maio. O Brasil foi o grande vencedor dentre os países latino-americanos com nove troféus, entregues às agências Africa (6), Blue Hive (1), F.biz (2).

Confira os vencedores da etapa global do Facebook Awards 2016:

Blue
Categoria: Beyond Facebook/Integrated

“Straight Outta” – R/GA (EUA)

Ouro
Categoria: Beyond Facebook/Integrated

“The Subaru Make a Dog’s Day Initiative – Subaru of America” – Carmichael Lynch (EUA)

“Unsuitable Journey – M.J. Bale”, da Whybin/TBWA Sydney (Austrália)

“Ariel – Share the Load” – BBDO India (Índia)

Categoria: Best Use of Facebook
“SONIC #SquareShakes – SONIC Drive-In” – Goodby Silverstein & Partners (EUA)

“Livros na Timeline” – Africa (Brasil)

“Silent Ads – Hotels.com” – CP+B (EUA)

“The Boys – Pacific Brands Underwear” – Clemenger BBDO Melbourne (Austrália)

Categoria: Facebook for Good

“Give Me A Heart – Organ, tissue, and eye donation” – Ogilvy & Mather Chicago (EUA)

Categoria: Small Business

“This Unicorn Changed the Way I Poop” – Squatty Potty (EUA)

Prata
Categoria: Innovation

“Dreams of Dali – The Dali Museum” – Goodby Silverstein & Partners (EUA)

“F21 Thread Screen – Forever 21” – Breakfast (EUA)

Categoria: Facebook for Good

“KAFA (enough) Violence & Exploitation – NGO” – Leo Burnett Beirut (Líbano)

Categoria: Beyond Facebook/Integrated

“Justino — Loterias y Apuestas del Estado” – Leo Burnett Madrid (Espanha)

Categoria: Best Use of Facebook

“Smirnoff Instagram Your Fridge – Lion” – Special Group (Nova Zelândia)

“Bufferface – Verizon” – R/GA (EUA)

“Don’t Like & Drive – Ford Motor Company” – Blue Hive Brazil (Brasil)

“The Tough Sell – Volkswagen” – DB Sydney (Austrália)

Bronze
Categoria: Facebook for Good

“I Am A Witness – Ad Council” – Ad Council (EUA)

“Give Mom Back Her Name – NGO” – Impact BBDO (Egito)

Categoria: Beyond Facebook/Integrated

“Rainbows – Frito-Lay” – Goodby Silverstein & Partners (EUA)

Categoria: Best Use of Facebook

“Handheld – Westpac” – DDB (Nova Zelândia)

“The Laziest Competition Ever – Carlton and United Brewing” – Clemenger BBDO Melbourne (Austrália)

“Saudi Women’s Online March – P&G” – Leo Burnett Beirut (Arábia Saudita)

Vencedores do Shortlist
Categoria: Facebook for Good

“Adoptable Trends – Pet Adoption” – Dieste (EUA)

“#nolikesforracism – Licra” – DDB Paris (França)

Categoria: Innovation

“Catstacam – Mars Petcare” – Clemenger BBDO Sydney (Austrália)

“Mother’s First Song – AIA Life Korea” – The Creamunion (Coréia do Sul)

Categoria: Small Business
“Eddie the Eagle Promotion – Jimmy Beans Wool” – Jimmy Beans Wool (EUA)

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Ação foi desenvolvida em parceria com a WMcCann e JCDecaux e destaca a importância das vitaminas encontradas nas frutas

  • Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Bruxo estrela campanha do Prime Video, enquanto craque do Real Madrid recria entrevista icônica para Pepsi