Relembre nomes de agências que não existem mais

Buscar

Relembre nomes de agências que não existem mais

Buscar
Publicidade

Comunicação

Relembre nomes de agências que não existem mais

Seja por fusão, alinhamento global ou redirecionamento das operações, muitas das marcas da indústria de publicidade do País deixaram de ser utilizadas


15 de fevereiro de 2017 - 13h08

 

Loducca-LDC

Loducca, que depois adotou o nome de LDC e, agora, passa a se chamar Salve Tribal Worldwide, é um exemplo de marca da indústria que deixou de existir (Crédito: Reprodução)

Mudanças de nomes, conceito, sócios e de posicionamento são fatos bastante comuns no universo das agências de publicidade. Os acordos com grupos internacionais ou até mesmo a própria evolução do mercado faz com que muitas empresas do segmento passem por diversas transformações – o que inclui, em alguns casos, a adoção de um novo nome.

O lançamento da Salve Tribal Worldwide, anunciado na semana passada, é um desses exemplos. A nova operação surge a partir da fusão da LDC (que, antes, já havia sido Loducca) com a Salve, duas agências do grupo ABC. Com a associação com a rede internacional Tribal, as marcas Salve e LDC deixam de existir isoladamente, embora prometam conservar suas expertises e estilos de atuação no novo negócio.


Inspirada nesse exemplo, a reportagem de Meio & Mensagem reuniu uma lista com algumas famosas marcas de agências de publicidade que, por diferentes razões, deixaram de existir no Brasil. É importante ressaltar que, em alguns casos, a operação da agência (bem como sua estrutura de comando e de negócios) prevaleceu da mesma maneira após a mudança da marca. O objetivo, contudo, é resgatar algumas nomenclaturas da indústria que deixaram de ser utilizadas.

Os exemplos reunidos referem-se à mudanças recentes do mercado (de 2012 até agora) e não contemplam, por exemplo, marcas icônicas do passado, como MPM e W/Brasil. Relembre alguns casos:

Loducca/LDC
Vinte anos depois de ter fundado a agência que carregava seu sobrenome, o publicitário Celso Loducca negociou suas ações com o grupo ABC e deixou o negócio em agosto de 2015. Posteriormente, a agência foi rebatizada com o nome de LDC, criação do novo presidente, Guga Ketzer, para carregar um pouco da tradição do nome anterior. Após um ano e meio de operação, a LDC foi fundida com a Salve, dando origem a Salve Tribal Worldwide.

AgênciaClick
Fundada em 1999, a AgênciaClick, que atuava na seara do marketing digital, foi comprada pelo Aegis Group em 2007. Em 2014, como estratégia de alinhamento global, o grupo rebatizou a agência com o nome de Isobar, nomenclatura que possuía em todas as suas operações no mundo.

Pereira & O’Dell Brasil
Fundada nos Estados Unidos, a agência do sócio brasileiro PJ Pereira ainda mantém seu escritório e sua atuação no mercado norte-americano. A operação brasileira da Pereira & O’Dell, no entanto, deixou de existir no ano passado, quando os funcionários e contas da companhia foram absorvidos pela LDC.

Naked
Um desentendimento entre os sócios colocou fim à operação da Naked, projeto da publicitária Fernanda Romano no País. Lançada em 2012, através da incorporação da Player Comunicação Digital, a agência tinha sede em São Paulo e chegou a ter em sua carteira clientes como Google, Yázigi e Aramis.

iThink
A iThink, agência digital de Marcelo Tripoli, foi comprada pela rede internacional SapientNitro em janeiro de 2013. Na negociação, o nome global da rede prevaleceu.

Ínsula
Nascida como um braço de promoção, ativação e eventos da Neogama, a Ìnsula entrou para a rede internacional Vivid Brand neste mês, como uma estratégia de expansão do Publicis Groupe. Comandada no Brasil por Gustavo Herbetta, a agência passa a adotar o nome de Vivid Brand Brasil e investirá, também, em soluções de shopper marketing.

Taterka
Em uma das maiores negociações da publicidade nacional, apenas a letra inicial do sobrenome do fundador Dorian Taterka restou na marca DPZ&T, quando o Publicis Groupe uniu a Taterka e a DPZ em uma única operação, em 2015. A operação atual é comandada por Eduardo Simon, que antes era sócio da Taterka.

Borghi/Lowe
Um alinhamento internacional do Mullen Lowe Group alterou a nomenclatura da Borghi/Lowe que, em junho de 2015, deixou de utilizar o sobrenome de seu CEO, José Henrique Borghi. A mudança da marca aconteceu após um turbulento período em que o nome da agência foi envolvido na Operação Lava-Jato, que investigava contratos do Ministério da Saúde e da Caixa.

EuroRSCG
Em setembro de 2012, uma determinação internacional do grupo Havas colocou fim à marca EuroRSCG em todo o mundo, que passou a adotar a nomenclatura de Havas Worldwide.

Age Isobar
Em junho de 2014, a Dentsu Aegis Network fez um movimento para trazer a operação da McGarryBowen ao País. Com isso, a marca Age Isobar deu lugar a McGarryBowen São Paulo, passando a fazer parte de uma rede que também possui escritórios em Nova York, Chicago, Londres, Xangai e Dusseldorf.

The Marketing Store
No início de 2017, a agência de marketing promocional The Marketing Store desvinculou-se de sua matriz norte-americana e passou a utilizar o nome Score Groupe. A operação atua no Brasil desde 2001.

9ine
Primeira empreitada do ex-jogador Ronaldo Nazário no universo do marketing esportivo, a 9ine teve sua operação encerrada em meados de 2016. A agência, que era associada ao grupo WPP, foi fundada em 2010 e dedicou-se ao agenciamento comercial de atletas e artistas.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Taking Over inicia operação no Brasil

    Taking Over inicia operação no Brasil

    Produtora nova-iorquina foi fundada, em 2019, por Douglas Costa, ex-sócio e produtor executivo da Partizan

  • Will Bank cria sua “Times Square” em Nova Iorque brasileira

    Will Bank cria sua “Times Square” em Nova Iorque brasileira

    Fintech celebra o trabalho dos empreendedores brasileiros e promove ação especial em cidade do interior do Maranhão