“Live marketing não tem cultura de premiação”

Buscar

“Live marketing não tem cultura de premiação”

Buscar
Publicidade

Comunicação

“Live marketing não tem cultura de premiação”

Ampro cria iniciativas para aproximar agências do setor do Festival de Cannes e valorizar os cases de ativação e promoção


24 de fevereiro de 2017 - 7h30

 

Leoes-Cannes

(Crédito: Eduardo Lopes)

O ritmo frenético de trabalhos das agências de ativação, promoção e eventos fez com que a participação e inscrição de cases e trabalhos em festivais de premiação ficasse sempre em segundo plano. Essa é a visão de Célio Ashcar Jr, chairman da Associação Brasileira de Marketing Promocional (Ampro), que aponta o próprio ritmo do setor como uma das causas para a baixa participação de agências e profissionais em grandes encontros da indústria global de publicidade. “O dia a dia do live marketing é mais insano e, como a prioridade é sempre entregar os trabalhos em curtos prazos de tempo, a participação em premiações é até almejada, mas quase sempre deixada de lado”, analisa.

Para tentar começar a mudar esse quadro, a diretoria da Ampro reuniu-se com o Estadão, veículo representante do Festival Internacional de Criatividade de Cannes no Brasil, para pensar em estratégias e formas de aproximar as agências de live marketing brasileiras do maior encontro de criatividade do mundo. “Tão importante quanto inscrever peças e competir em Cannes, é primordial que os profissionais do setor também vivenciem o evento e possam entrar o conteúdo com o conteúdo e com as informações que ali são apresentadas”, defende Célio.

De acordo com o profissional, essa proposta de aproximar o setor do live marketing do Festival de Cannes surgiu a partir de uma reclamação do próprio setor. “Todos os anos ouvimos reclamações pelo fato de os cases de promo apresentados no Cannes Lions serem assinados por agências tradicionais. E enquanto as agências de live não participarem da premiação, isso continuará acontecendo”, afirma o chairman da Ampro.

Para tentar mudar esse quadro, a Associação tentará, a partir deste ano, aproximar os profissionais das agências associadas do festival. O primeiro passo dessa missão será dado dia 8, quando a organização do Cannes Lions ministrará um webinar para explicar detalhadamente aos profissionais sobre a estrutura e as categorias do Festival.

Posteriormente, a Ampro vai procurar auxiliar, de forma prática, as agências a inscreverem peças em Cannes. “Recrutamos profissionais do mercado que possuem experiência em inscrições para auxiliar as empresas interessadas em participar do festival”, revela o chairman.

Na opinião do profissional, que também é sócio da agência Aktuellmix, ao ficar distante de festivais como Cannes, o setor de live marketing do País perde uma grande chance de mostrar seu potencial ao mercado e de valorizar seus trabalhos e profissionais. “O Brasil tem um histórico de trabalhos muito criativos e interessantes, ainda mais depois de um período de Olímpiada, que tivemos no ano passado. É preciso divulgar esses e valorizar o setor”, finaliza.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Com bordão “Pode isso, Arnaldo”, campanha criada pela agência LVL apresenta serviços e cuidados oferecidos pela rede de farmácia

  • Ferramenta quer ampliar performance de mídia com inteligência artificial

    Ferramenta quer ampliar performance de mídia com inteligência artificial

    Com a solução "Bacon", Media Hero investe em IA causal para otimizar investimentos por meio da classificação da jornada de compra dos usuários