Casa Digital acusa Sebrae de plágio em campanha

Buscar

Casa Digital acusa Sebrae de plágio em campanha

Buscar
Publicidade

Comunicação

Casa Digital acusa Sebrae de plágio em campanha

Agência vai processar a entidade alegando que o filme Simplifiquês, publicado na semana passada, copia a ideia de O Explicador, publicado em 2014 em uma campanha da Prefeitura do Rio de Janeiro


10 de abril de 2017 - 16h30

A agência Casa Digital, com sede em São Paulo, pretende processar o Sebrae alegando plágio na ideia de um vídeo. Luiz Villar, sócio da agência, explica ao Meio & Mensagem que o filme de dicas Simplifiquês, lançado pela entidade no último dia 5 de abril e criado pela Lew’Lara\TBWA, é uma cópia de O Explicador, case da agência desenvolvido para a Prefeitura do Rio de Janeiro em 2014. O humorista Marcelo Marrom aparece nos dois filmes.

 

sebrae

O humorista Marcelo Marrom aparece nos dois vídeos (Crédito: Reprodução)

“Eles copiaram não somente a ideia, mas usaram o mesmo ator. O Explicador foi uma campanha bastante conhecida e que nos rendeu vários prêmios. Fomos agência do ano no Prêmio Lusos, em Lisboa com ela”, diz Villar. “Além disso fui a seis países, convidado pela Bloomberg Foundation, para falar da campanha em painéis sobre inovação.” Villar explica que, nesta segunda-feira, 10, tomou medidas judiciais contra o Sebrae.

Em nota enviada ao Meio & Mensagem, o Sebrae afirma que tanto forma quanto conteúdo dos vídeos são diferentes. “Não se trata de plágio. O formato, que tem por objetivo prestar serviço a empresários, difere da campanha ‘O Explicador’, da Prefeitura do Rio de Janeiro. O Simplifiquês, do Sebrae, traz esquetes que ilustram de forma cômica situações do cotidiano empresarial. O programa mistura diversas referências de abordagem, mas contou com ideias originais dos profissionais envolvidos. Além disso, é apresentado por uma dupla: Marcelo Marrom, como ele mesmo; e Dinho Machado, como Sr. Complica.”, diz a entidade, em nota.

“O Explicador é ancorado por um personagem, interpretado por Marcelo Marrom. A ele, o ator aplicou seus atributos físicos e pessoais”, diz o Sebrae. “Como profissional, emprestei ao projeto meu jeito único de interpretar, meu tom de voz, meu jeito de falar, meu cabelo afro – não tenho outro – e até meus óculos brancos, que já faziam parte da minha assinatura muito antes de qualquer trabalho publicitário”, diz o humorista, esclarecendo que o contrato firmado com a agência Casa Digital expirou em dezembro de 2016.

No vídeo da Prefeitura do Rio de Janeiro, o humorista Marcelo Marrom explica, de forma descontraída, dúvidas relacionadas ao trânsito em uma grande cidade como o Rio. Já o vídeo do Sebrae explica a empreendedores questões relacionadas à fiscalização. A campanha do Sebrae foi concebida em forma de série e será publicada em dez versões.

O vídeo da Prefeitura do Rio de Janeiro

O vídeo do Sebrae

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Tátil Design fará branding da marca resultante da fusão Arezzo&Co e Soma

    Tátil Design fará branding da marca resultante da fusão Arezzo&Co e Soma

    Agência foi escolhida para criar a nova marca que representará a fusão entre as duas companhias de moda do País

  • Em curta-metragem, o Boticário aborda relação entre mães e adolescentes

    Em curta-metragem, o Boticário aborda relação entre mães e adolescentes

    Marca apresenta filme "Tormenta" em maior produção de sua história; campanha de Dia das Mães também conta com ativações presenciais