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Effie Brasil 2017: conheça os vencedores

Prêmio de eficácia chega à décima edição sob novas regras; jurados concedem 42 troféus a 36 cases de 19 agências


18 de setembro de 2017 - 14h38

Júri do Effie Awards 2017 (Crédito: Eduardo Lopes)

O Effie Awards Brasil chega à décima edição com recorde de cases premiados: serão entregues 42 troféus para 36 cases de 19 agências. Doze dos prêmios do Effie Awards Brasil 2017 são destinados à AlmapBBDO, que no ano passado também abocanhou a maior parte dos troféus. Lew’Lara\TBWA e WMcCann conquistaram quatro prêmios, e a Grey é vencedora de três troféus. David, DPZ&T, J. Walter Thompson, Neogama e Y&R ficaram, cada uma, com dois prêmios. As agências Africa, Dentsu, Fields, NBS, Ogilvy, One Digital, Publicis, R/GA e Santa Clara receberam um prêmio cada.

Também é inédito o número de 147 peças inscritas — no ano passado, foram submetidas à avaliação 104 campanhas. O status de cada um dos prêmios (Ouro, Prata ou Bronze) será revelado somente na cerimônia realizada no Teatro Santander, em São Paulo, no dia 24 de outubro, assim como o vencedor do Grand Effie, honraria máxima do evento.

Novas regras
A edição deste ano apresentou uma série de mudanças na regulamentação do prêmio, aproximando-o das diretrizes das edições latina e global. A primeira delas é a separação de categorias por salas de júris diferentes. Nos anos anteriores, os cases de determinada categoria eram divididos entre as salas, o que prejudicava o critério de avaliação dos trabalhos de maneira geral.

Outra mudança importante é ampliação de categorias, decididas em conversas entre a organização do prêmio com alguns profissionais do mercado. “Alimentos e Bebidas foi desmembrada em três categorias: Alimentos, Bebidas Alcoólicas e Bebidas Não Alcoólicas. Nos anos anteriores, Branded Content estava dentro de Real Time Marketing e, a partir deste ano, está isolada como categoria. A decisão também mostrou-se positiva, pois concentrou mais de 20 inscrições. Estreou também a categoria Êxito de Longo Prazo, já existente no Effie Global e no latino-americano.

Neste ano, agências e marcas que inscreveram trabalhos tiveram de obedecer a um processo mais rigoroso. O vídeocase de quatro minutos de duração não pôde, como em edições anteriores, conter os resultados obtidos com a campanha. Essas informações devem ser relatadas somente no material escrito enviado à delegação. A atualização foi fundamental para melhorar o julgamento dos trabalhos em profundidade.

Confira as campanhas vencedoras:

“Desafiando uma geração”, da AlmapBBDO para Doritos Mystery, da PepsiCo, em Alimentos e em Lançamentos
A agência foi responsável pela estratégia que levou os consumidores a desbravar mistérios para descobrir o sabor de Doritos Mystery. Para isso, a comunicação combinou ativações nas redes sociais, em mídia exterior e em peças na TV aberta e fechada.

 

 

 

“Webséries: novos tempos, novas abordagens”, da AlmapBBDO para Antarctica, em Bebidas Alcoólicas e em Branded Content, com participações de BFerraz e Blinks
O roteirista Alexandre Machado (de Os Normais) e o diretor Quico Meirelles, da O2 Filmes, assinam a minissérie No Gogó, uma história tipicamente carioca de samba e amor sob o olhar do vendedor ambulante.

 

 

“Floresta sem fim”, da David para Faber-Castell, em Outros Produtos e em Branded Content
O app de realidade aumentada que transforma cada lápis da linha EcoLápis, feita de madeira 100% reflorestada, em um animal da fauna brasileira. É possível fazer o download das figuras e pintá-las à mão ou compartilhá-las no digital.

 

 

“Como o maior lançamento da marca no Brasil dominou as mídias sociais nas Olimpíadas”, da Lew’Lara\TBWA para Nissan Kicks, em Lançamentos e em Olimpíadas
O teaser do conceito de atrevimento da Nissan foi a hashtag #QuemSeAtreve, lançada em abril nas redes sociais para mapear as conversas das pessoas sobre os Jogos Olímpicos, com intervenções da marca em momentos certeiros.

 

 

 

“Cabelo Pantene”, da Grey para P&G, em Branded Content e em Cuidados Pessoais, Beleza e Higiene
Para estreitar os laços com o público jovem a marca apostou em um reality show apresentado por Hugo Gloss e veiculado no YouTube e na MTV, que elegeu a próxima estrela de uma campanha do cosmético.

 

 

 

 

“Viva a sua história no Rio e não a dos outros”, da WMcCann para Mastercard, em Serviços Financeiros e em Olimpíadas
Por meio da plataforma Rio Não Tem Preço, o anunciante proporcionou experiências exclusivas aos portadores de seus cartões. O programa incluiu acessos especiais a diversos locais da capital fluminense.

 

 

 

“Um movimento pela diversidade”, da AlmapBBDO para Doritos Rainbow, da PepsiCo, em Alimentos, com participações de In Press e Gael
Oito vozes da comunidade LGBTQ entoam “True Colors”, hit da cantora Cyndi Lauper, para divulgar o lançamento de Doritos Rainbow. A edição especial do snack reforça o conceito “Mais Cores. Mais Diversidade. Mais Empoderamento”.

 

 

“Colocando o prazer em primeiro lugar”, da Lew’Lara\TBWA para LaCreme, da Cacau Show, em Alimentos
Com o intuito de despertar a associação instantânea de desejo por chocolate à Cacau Show, a agência apostou em uma comunicação que combinou peças na TV, rádio e digital a ações no Twitter em tempo real durante o MasterChef.

 

 

“Já pensou que é possível curtir um jogo da Champions League como um verdadeiro europeu?”, da Publicis para Heineken, em Bebidas Alcoólicas
O fuso horário sempre foi um empecilho para os fãs brasileiros do campeonato europeu. No filme Timezone, dois funcionários são desafiados pelo RH da empresa a viver de acordo com o horário europeu e, ao final, ganham uma supresa.

 

 

“Desiberne para um jeito artesanal de comunicar cerveja”, da Santa Clara para Cervejaria Colorado, em Bebidas Alcoólicas
Para manter a essência da cerveja artesanal de Ribeirão Preto adquirida pela Ambev em 2015, a agência convidou um diretor de arte local para criar as peças de OOH, o fundador da marca, Marcelo Carneiro, como locutor, e os microprodutores da cervejas para estrelar os filmes.

 

 

“Como a comunicação trouxe novidades para uma marca sem lançamentos”, da AlmapBBDO para Pepsi Twist, em Bebidas Não Alcoólicas, em parceria com a Rapp, agência digital da Pepsi
Durante 15 anos, o ator Bruno Mazzeo emprestou sua voz ao limão de Pepsi Twist. Para eleger uma nova voz, a marca lançou uma busca por um novo dublador nas redes, da qual participaram consumidores, celebridades e dubladores profissionais.

 

 

“Milkfake”, da NBS para Bob’s, em Bebidas Não Alcoólicas, em parceria com In Press Porter Novelli e Agência Amo

Desde que seu principal concorrente obteve os direitos de exclusividade da marca, a rede deparou-se com um desafio inédito. A marca lançou a hashtag #milkfake, que originou a conversa “batalha dos milk shakes”. A campanha teve participação do Porta dos Fundos e de Whindersson Nunes.

 

 

“Missão Digital”, da Ogilvy para Magazine Luiza, em Comércio e Varejo
A campanha atrelou uma promoção, anunciada por Tiago Leifert na TV e no digital, a um reality show exibido pela TV Globo no qual a vida de famílias é transformada pela tecnologia com a ajuda de consultor Rodrigo Biaggio.

 

“Faça isso por você”, da AlmapBBDO para Cuide-se Bem, de O Boticário, em Cuidados Pessoais, Beleza e Higiene
Com o conceito “Faça isso por você”, a agência criou uma comunicação que ressalta que os cuidados pessoais são tão importantes quanto a realização de grandes feitos no dia a dia da mulher.

“Insensato é não ser você”, da AlmapBBDO para Insensatez, de O Boticário, em Cuidados Pessoais, Beleza e Higiene
O case aborda a questão da expressão de gênero para promover a fragrância criada para homens e mulheres. Em dois filmes, a marca conta a história de duas pessoas que libertaram-se da barreira dos rótulos para viverem como realmente são.

“Respeito pelo Churrasco”, da J. Walter Thompson para Tramontina, em Outros Produtos
O personagem Mestre Churrasqueiro compartilhou todo seu conhecimento sobre uma das principais manifestações culturais do País, como por exemplo os processos de escolher a carne, dosar o sal grosso e controlar o fogo.

 

 

“O Segredo”, da Y&R para Bic, em Outros Produtos
Quanto mais os filhos avançam na vida escolar, mais os pais se distanciam. Para estimular esse vínculo, o anunciante convidou os pais a fazerem uma prova surpresa, a mesma que os filhos faziam na sala ao lado.

 

 

“Lenço Solidário”, da Fields para Abrace, em Sem Fins Lucrativos
Para exaltar o Dia Mundial do Combate ao Câncer, a agência convidou ex-pacientes que conseguiram a cura da doença para escreverem mensagens positivas nos lenços usados na cabeça dos pacientes em tratamento.

 

 

 

“Vigie Aqui”, da Grey para Reclame Aqui, em Sem Fins Lucrativos

A plataforma digital detalha informações sobre processos e pendências judiciais de políticos brasileiros. Um plug in do Google Chrome pinta de roxo todos os nomes da política nacional indiciados, investigados ou condenados.

 

 

 

“Braille Bricks”, da Lew’Lara\TBWA para Fundação Dorina Nowill para Cegos, em Sem Fins Lucrativos
O projeto trouxe à tona o debate sobre a alfabetização de crianças cegas no Brasil ao adaptar blocos de montar com o alfabeto Braille. O brinquedo foi incorporado ao processo de aprendizado de mais de 300 estudantes da entidade.

 

 

 

 

“Quando uma imagem vale mais que mil palavras”, da AlmapBBDO para Gol+ Conforto, da Gol Linhas Aéreas, em Serviços
A ação mostra que os aviões da marca possuem o melhor espaço entre as poltronas das companhias aéreas brasileiras com imagens gráficas, veiculadas em revistas de bordo, aeroportos, relógios de rua próximos a aeroportos e elemídia.

 

 

“Como uma mudança na comunicação transformou o hábito do brasileiro de pedir comida”, da AlmapBBDO para iFood, em Serviços
Com o objetivo de posicionar o serviço como uma alternativa para qualquer tipo de fome, e não somente como um canal para a pizza aos sábados, a agência criou uma série de filmes e peças que abordavam temas populares, da culinária ao entretenimento.

 

 

 

“Wi-Fi Killer”, da R/GA para TIM Beta, em Serviços
Com o intuito de libertar o cliente da dependência do wi-fi, a operadora lançou pacotes com até 20GB de dados. Os usuários do plano, chamados de “betas”, distribuíram chicletes com um símbolo secreto, que continha os chips do novo plano.

 

 

“Campanha FGTS”, da One Digital para Bradesco, em Serviços Financeiros
O banco ativou uma landing page com recursos informativos em linguagem simples e acessível, além mídia aplicada nos portais no dia do anúncio da liberação, nas datas de liberação e buscas por temas relacionados.

 

 

 

“Onde a frustração reina, a Mastercard surpreende”, da WMcCann para Mastercard, em Serviços Financeiros
Ao reposicionar o programa de benefícios Surpreenda, a marca facilitou a obtenção de diversos benefícios para seus clientes.

 

 

 

“Chevrolet S10 – Desafiando percepções ultrapassadas”, da Commonwealth // WMcCann para General Motors, em Veículos
S10 à Toda Prova colocou clientes reais, proprietários de picapes concorrentes, para realizar testes comparativos e comprovar a superioridade do modelo.

 

 

 

“Toyota Etios”, da Dentsu para Toyota, em Veículos
Munidos da assinatura “Quem quer sossego tem um Etios”, da música “Sossego”, e de Tiago Abravanel, que interpretou Tim Maia nas telas, a marca reforçou os atributos do carro.

 

 

 

“O Hacker do Carnaval”, da J. Walter Thompson para Amstel, da Heineken, em David X Golias
Durante a principal festa do ano, a cerveja esteve presente nos pontos estratégicos com pelas de OOH em São Paulo e no Rio de Janeiro, e construiu ilhas de brand experience, as Casas Amstel, nas duas cidades.

 

 

“Salão do Automóvel 2016”, da Neogama para Renault, em David X Golias
Para conseguir visibilidade no principal evento do setor, a marca fez parceria com o YouTube Space e lá montou uma estrutura de produção de conteúdo própria, o Studio Renault, que produziu mais de 290 publicações.

 

 

“#podevir – Uma dose de resistência”, da Y&R para TNT Energy Drink, do Grupo Petrópolis, em David X Golias
Por meio de uma plataforma de conteúdos e ativações, a marca contou histórias sobre resistência, coragem, otimismo e resiliência. A campanha contou com participações de diversas personalidades, como o rapper Thaíde.

 

 

“Como um banco ajuda a mudar o mundo sem falar sobre dinheiro?”, da Africa para Itaú, em Eficácia de Longo Prazo
A hashtag #issomudaomundo permeou todas as campanhas do banco, de peças de massa a conteúdos digitais, de iniciativas como Leia para uma criança a ações de mobilidade urbana e cultura.

 

 

 

“Como a comunicação ajudou um chinelo a virar lovebrand”, da AlmapBBDO para Havaianas, em Eficácia de Longo Prazo
A parceria entre agência e anunciante existe desde 1994. Nesse período, a comunicação colocou o consumidor no centro e explorou storytellings com celebridades em situações cotidianas.

 

 

 

“10 anos acreditando na beleza”, da AlmapBBDO para O Boticário, em Eficácia de Longo Prazo
A agência, que conquistou o cliente em 2004, foi responsável pelo posicionamento “Acredite na Beleza” e esteve por trás de movimentos bem-sucedidos, como o lançamento de MakeB e da ação “Beleza gera Beleza”.

 

 

“Pré-vinda Renault Kwid, o SUV dos compactos”, da Neogama para Renault Kwid, em Lançamentos
Kwid começou a ser comercializado no Brasil exclusivamente pela internet com possibilidade de parcelamento em até três vezes. A agência também firmou parceria com a Marvel para utilizar o personagem Hulk nas campanhas.

 

 

“Drive Day”, da DPZ&T para McDonald’s, em Promoções
Em 25 de maio, a rede de fast food realizou uma ação em que um “Drive-Thru Móvel” circulou pela cidade de São Paulo, para reforçar a ideia de que sempre há um drive no caminho dos consumidores.

 

 

 

“McBot”, da DPZ&T para McDonald’s, em Promoções
A agência criou o jogo “O Guitarrista Sumiu”, que convidava os fãs da marca a procurar um músico de uma banda fictícia. A lâmina da bandeja oferecia um QR Code que dava acesso ao game por meio do Messenger do Facebook.

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