Experiência e conteúdo marcam o mês do orgulho LGBTQIA+

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Experiência e conteúdo marcam o mês do orgulho LGBTQIA+

M&M traz as campanhas publicitárias lançadas para a data no último mês


28 de junho de 2018 - 8h15

Celebrado nesta quinta-feira, 28, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ chega a seus 59 anos desde que um grupo formado por gays, lésbicas e transexuais se manifestaram contra a violência policial em Nova York em 1969. Desde então e principalmente nos últimos anos, o apoio de marcas à causa LGBTQIA+ cresceu significativamente. A Parada deste ano, em São Paulo, teve o apoio de Doritos, Burger King, Uber, Facebook, Skol, Bis e Trident. Além dessas marcas, outras empresas prestaram homenagens ou celebraram o mês.

Confira algumas das campanhas:

Com a hashtag #ProudToCreate (no Brasil, #CriandoOrgulho), o YouTube fez um vídeo com  um compilado de trechos de conteúdos criados por influenciadores assumidamente LGBTQIA+ na plataforma. A campanha convida o público a interagir com a hashtag contando coisas que tem orgulho de ter criado. “Nós queremos contar ao mundo o quanto estamos orgulhosos dos nossos criadores LGBTQIA+ e nossa grande comunidade”, disse o comunicado da rede social.

 

O Canal Brasil decidiu exibir uma série de filmes de ficção de curta e longa-metragem e documentários brasileiros de quarta-feira, 27, a sábado, 30, sobre o assunto. O canal também distribuirá kits comemorativos para influenciadores digitais e produzirá uma série de filmes curtos com funcionários LGBTQIA+ da Globosat respondendo à pergunta “Por que você tem orgulho de ser LGBTQIA+ ? Como você comemora esta data?”. As ações são divulgadas em uma chamada produzida com Linn da Quebrada e Jup do Bairro, em que discutem o movimento, suas siglas e seu lugar de fala.

 

A MTV, por sua vez, coletou uma série de depoimentos de personalidades conhecidas e pessoas comuns contando como foi sua experiência se assumindo e como vê ser LGBTQIA+ hoje em dia na ação denominada “Coming out in 60′ – #PRONTOSAÍ”. A campanha é patrocinada por Doritos.

 

https://www.instagram.com/p/BkduR7kAd1J/?taken-by=mtvbrasil

A TV Brasil, nesta quinta-feira, 28, exibe o documentário A Maior Parada do Mundo sobre a Parada paulistana deste ano. A produção conta com entrevistas com artistas presentes no evento, resgata a história do evento e o compara aos movimentos de outros países.

O Governo do Reino Unido também entrou na festa brasileira declarando que irá apoiar as paradas que acontecem em Belo Horizonte, Recife e Rio de Janeiro durante essa semana e a edição de São Paulo no ano que vem. O apoio acontece através da campanha “Love is Great” do VisitBritain, agência nacional de turismo do Reino Unido, que busca promover a Inglaterra, País de Gales e Escócia como destinos seguros para a comunidade. O governo também apoia as iniciativas 3ª Champions Ligay e a atividade Padrões de Conduta para Empresas, conduzida pela ONU Brasil.

 

Além de debates internos com o grupo de funcionários Pride@Facebook, o Facebook lançou recursos em seus Stories e Messenger para celebrar a data e incentivar o público a falar sobre o orgulho LGBTQIA+.

Em parceria com a Vimer, a Calvin Klein criou kits de roupas íntimas coloridas para a data. Sobre a venda desses kits, 10% da renda serão revertidos para a ONG Casa 1. No PDV, a Vimer instalou uma piscina de bolinhas com os produtos dentro para que visitantes possam tirar fotos.

Doritos relançou o salgadinho Rainbow, em homenagem à comunidade LGBTQ+, e convidou Iran Giusti (idealizador da Casa 1),  Liniker (cantora), Rafaela Silva (atleta), Ikaro Kadoshi (apresentadora), Murilo Araújo (youtuber) e João Silvério (escritor) para protagonizar a campanha “Amplie seu mundo, escute a Voz de Rainbow”, criada pela AlmapBBDO. A marca prometeu doar 100% das vendas com o produto para cinco instituições que apoia a causa. Doritos também patrocinou o Milkshake Festival, além da Parada. A canção entoada por Liniker no filme da marca ganhou uma versão para veiculação nas rádios Band, Metropolitana, Mix, Transcontinental, Disney e Jovem Pan no Dia Internacional do Orgulho LGBTQ+.

 

“Abra sua Porta para a Diversidade” é o mote da campanha do Airbnb para o mês. A campanha inclui peças OOH, filmes para o digital e uma doação de R$ 200 mil para organizações não governamentais que apoiam o público LGBT. Os filmes para o digital inclui depoimentos de influenciadores e o filme do casal Thais e Bibi sobre o Rio de Janeiro. A empresa busca incentivar a reflexão sobre acolhimento no mundo.

 

Abra sua porta: Thais e Bibi

A Thais e a Bibi namoram há sete anos e, como muitos casais, adoram viajar juntas. Elas acreditam em um mundo de portas abertas, onde possam se sentir acolhidas e descobrir novos lugares de mãos dadas. Confira esse vídeo e compartilhe com a gente e com a IGLTA sua história sobre um mundo de portas abertas!#abrasuaporta

Publicado por Airbnb em Terça-feira, 29 de maio de 2018

Em uma ação encabeçada pela Skol, as marcas Burger KingLacta Bis, TridentQuem disse, Berenice?, além da própria Skol, combinaram de “doar” suas letras à causa LGBTQ e valores às ongs Coletivo Não Desculpo. Casinha, TODXS e Coletivo Transformação na ação denominada #MarcasAliadas. Como ficou faltando o símbolo + da sigla, as marcas convidam outras empresas a se aliarem a causa.

A Uber convidou uma série de representantes LGBTQIA+ para auxiliar na concepção de suas campanhas. Nos canais digitais da marca, a Uber divulgou palestras que sediou, produziu um vídeo com os influenciadores convidados para discutir a campanha e levou Pabllo Vittar à Parada de Uber.

 

(Crédito: Reprodução)

A Disney criou um chapéu do Mickey Mouse comercializados nos parques localizados em Orlando e na Califórnia, chamado de Mickey Mouse Rainbow Love.

O Mercado Livre patrocinou as transmissões ao vivo da Parada realizada pelo Dia Estúdio com influenciadores dos canais Lorelay Fox, Diva Depressão, Canal das Bee e outros e produziu um filme com depoimentos de alguns dos criadores de conteúdo sobre liberdade.

 

A Avon também convidou músicos, modelos, estilistas e a própria executiva de vendas para participar da campanha #AvonPride contando como é a experiência de todos olhando para você. No site da marca há a letra da narração do filme e pílulas individuais de cada participante da campanha. As agências J. Walter Thompson Brasil, Mutato e Icherry participaram da criação.

 

O Grupo de Representatividade da Tribal Worldwide lançou um filme com a resposta de colaboradores da agência sobre o sentimento de ser chamado de “viado” ou “sapatão” e suas experiências com homofobia. Em julho, o grupo fará um evento tratando de conscientização e temas do mercado de comunicação.

 

** Crédito da imagem no topo: Sharon McCutcheon/Pexels

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