José Papa deixa cargo de CEO do Cannes Lions

Buscar

José Papa deixa cargo de CEO do Cannes Lions

Buscar
Publicidade

Comunicação

José Papa deixa cargo de CEO do Cannes Lions

Executivo brasileiro é desligado após ficar dois anos na função, que será acumulada por Philip Thomas, chairman do Cannes Lions e CEO da Ascential Events, dona do festival


12 de julho de 2018 - 10h49

José Papa estava desde 2012 na Ascential, dona do Cannes Lions

O brasileiro José Papa foi desligado pela Ascential do cargo de CEO do Cannes Lions, que ocupou por dois anos, a partir de agosto de 2016. A função de comando executivo do Festival Internacional de Criatividade de Cannes será acumulada por Philip Thomas, chairman do Cannes Lions e CEO da Ascential Events, dona do evento. O cargo de CEO do Cannes Lions será extinto.

Comunicado de Thomas diz que o “ambiente desafiador” e a recente venda da área de Exhibitions da Ascential fizeram a empresa “reavaliar seus custos e tomar algumas decisões difíceis”. Em maio o ITE Group comprou por £ 300 milhões a Ascential Exhibitions Business, área que não inclui o Cannes Lions, que segue como propriedade da Ascential.

Duncan Painter, chief executive da Ascential, passará a dedicar mais tempo ao Cannes Lions e “assumirá responsabilidades específicas em certas áreas do negócio, que esclareceremos em breve”, disse Thomas.

A 65ª edição do Festival de Cannes foi realizada no mês passado com redução de 21% no total de trabalhos inscritos, em decorrência da reorganização nas categorias, que segundo a organização do evento resultou na extinção de cerca de 120 subcategorias, e do radical corte de investimentos em premiações e promoções do Publicis Groupe.

Após ter recebido severas críticas de líderes das maiores holdings de comunicação do mundo em relação à sua dimensão, quantidade de categorias e custos, o festival fez uma reavaliação de sua estrutura e anunciou mudanças importantes para a edição de 2018, como a redução de oito para cinco dias.

Em um comunicado financeiro de 7 de junho, ainda antes do festival deste ano, a Ascential disse que o Cannes Lions estava “experimentando um ambiente comercial mais desafiador, com um nível de investimentos menor do que o esperado por parte das agências de publicidade”.

Em março, a Ascential anunciou que Philip Thomas assumiria a posição de chairman do Cannes Lions a partir de julho, após saída de Terry Savage, que ainda participou do evento deste ano na função e trabalhou por 33 anos no festival.

Thomas respondia como CEO do Cannes Lions, mas foi promovido ao comando da Ascential Events, abrindo espaço para a chegada de Papa ao principal posto executivo do festival.

Antes de assumir como CEO do Cannes Lions, José Papa foi CEO global da WGSN, empresa também pertencente a Ascential.

Paulistano, Papa iniciou sua carreira profissional no mercado financeiro, no ABN AMRO Bank. Após estudar administração nos Estados Unidos, voltou ao Brasil para integrar, na área de projetos especiais, a equipe que lançou o portal iG, naquela época comandado por Nizan Guanaes. Ainda no mercado digital, passou pelo SeliG e pela rede wi-fi Vex. Depois, migrou para o setor de novas plataformas de mídia do canal ESPN e, posteriormente, para a empresa de entretenimento Time For Fun e para a área de estratégia corporativa e digital de O Estado de S.Paulo. No jornal, que na época já era representante no Brasil do Cannes Lions, Papa teve seu primeiro contato profissional com o evento. Em 2012, ingressou na então Top Right Group, que mudou sua marca para Ascential no final de 2015 e fez seu IPO em fevereiro de 2016 na Bolsa de Londres.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • LG incentiva descarte sustentável na troca de equipamentos

    LG incentiva descarte sustentável na troca de equipamentos

    Campanha promove a linha Lava e Seca Smart LG e foca nos ex-Washers incentivando a renovação da lavanderia e descarte correto

  • Agência CPB muda de nome e de líderes na América do Norte

    Agência CPB muda de nome e de líderes na América do Norte

    Rede de publicidade, que pertence a Stagwell, decidiu adotar a nomenclatura de Crispin e passa a ser liderada pela CEO Maggie Malek e pelo CCO, Steve Denekas