Em meio a concorrência, Deutsch perde Volkswagen nos EUA

Buscar

Em meio a concorrência, Deutsch perde Volkswagen nos EUA

Buscar
Publicidade

Comunicação

Em meio a concorrência, Deutsch perde Volkswagen nos EUA

Fontes ouvidas pelo Ad Age indicam tendência de consolidação da marca em apenas duas holdings


19 de setembro de 2018 - 10h28

*E. J. Schultz, do Ad Age

Crédito: Alexander Koerner/Getty Images

A agência Deutsch perdeu a conta criativa da Volkswagen nos EUA, segundo fontes próximas ao assunto ouvidas pelo Ad Age. Com o processo de concorrência da conta global da marca chegando ao fim, a agência do Interpublic Group perde a parceria firmada desde 2009.

Tanto WPP quanto Publicis Group e Omnicom participaram do processo de revisão global, que teve início em abril deste ano. A Deustsch estava concorrendo apenas para a porção norte americana da conta. A eliminação da agência poderia ser um sinal de que a Volks está tentando consolidar porções maiores da marca em apenas uma ou duas holdings.

A rede DDB, do Omnicom, já cuida da maior parte da conta da VW na Europa e no Canadá.

O envolvimento do WPP é notável porque a holding, tradicionalmente, construiu um acordo exclusivo com a Ford. Dessa forma, o grupo precisa da aprovação da montadora estadunidense para participar de outras concorrências no setor. O acordo inclui agências e suas subsidiárias que são parte da rede de agências dedicadas a Ford, chamada Team Detroit, formada em 2006 – incluindo JWT, Ogilvy, Y&R, Wunderman e Mindshare.

Com a Ford realizando seu próprio processo de concorrência, entretanto, esse acordo de exclusividade deve perder seu valor, segundo fontes ouvidas pelo Ad Age. O WPP, que realizou um rebranding da rede de agências dedicadas a Ford em 2016 – adotando o nome de Global Team Blue -, está se defendendo de um desafio imposto pela Wieden & Kennedy e da BBDO, do Omincom, nesta concorrência pela Ford.

A Deustsch comanda a operação da VW de Los Angeles, nos EUA. A agência viveu diversas mudanças de CMO na montadora, assim como o período de crise em 2015, quando foi descoberto o escândalo da fraude operada pela empresa com os níveis de emissão de gases causadores do efeito estufa, que levou a grandes mudanças estruturais na companhia.

Representantes da Deutsch e da VW não responderam aos pedidos de entrevista da reportagem.

*Traduzido por Salvador Strano

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Burger King traz “Greg” de Todo Mundo Odeia o Chris para campanha

    Burger King traz “Greg” de Todo Mundo Odeia o Chris para campanha

    Em passagem pelo Brasil, Vincent Martella, brinca com sua popularidade no País em campanha do BK

  • Apenas 8% dos negros ocupam cargos de liderança no Brasil, diz pesquisa

    Apenas 8% dos negros ocupam cargos de liderança no Brasil, diz pesquisa

    Realizada pelo Indique uma Preta e Cloo, a pesquisa revela ainda que menos de 5% das lideranças das 500 maiores empresas do País são negras