Comunicação
MP mobiliza mercado em campanha sobre violência sexual
Criada pela Y&R com apoio da Abap, iniciativa divulga Lei do Minuto Seguinte, que prevê atendimento obrigatório e integral a vítimas
MP mobiliza mercado em campanha sobre violência sexual
BuscarMP mobiliza mercado em campanha sobre violência sexual
BuscarCriada pela Y&R com apoio da Abap, iniciativa divulga Lei do Minuto Seguinte, que prevê atendimento obrigatório e integral a vítimas
Ao constatar que há muito desconhecimento sobre a existência da Lei 12.845/2013, que determina o atendimento obrigatório a vítimas de estupro, o Ministério Público Federal de São Paulo (MPF/SP) resolveu acionar o mercado publicitário para disseminar a conscientização em torno do artigo e do que ele representa.
A comunicação Lei do Minuto Seguinte é resultado da mobilização do ministério junto à Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), e pretende garantir que todo brasileiro que sofreu violência sexual receba pronto atendimento gratuito. O nome da campanha, criada pela Y&R, dá nome e personifica a lei cujo intuito é justamente garantir que as vítimas sejam socorridas nos hospitais e, além disso, alerta para um problema de grandes proporções para o País: a cada minuto, uma pessoa é estuprada em território nacional, de acordo com estimativas do Ipea.
Em 2016, a entidade registrou mais de 49 mil casos de estupro. Já em 2017 foram mais de 60 mil casos, segundo pesquisas do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ou seja, uma vítima a cada 10 minutos. Porém, aponta o Ipea a estimativa é de que haja uma subnotificação de 90% das ocorrências, daí a estimativa de que há um novo caso de violência sexual a cada minuto. Em torno desse dado gira a mensagem do principal filme da campanha, cuja locução foi feita pela apresentadora Marília Gabriela e que contou com produção da Cine.
“O essencial é que tinha de ser informativo e didático, pois estamos falando com todas as classes sociais, de todo o País. E trata-se de uma notícia boa e importante, sobre uma lei que atende vítimas de estupro. É quase didático. Pois informa as pessoas sobre o que fazer, sobre ir ao posto de saúde do SUS, e que a medicação precisa ser tomada na hora”, explica Laura Esteves, diretora de criação da Y&R que coordenou toda a criação da campanha junto a um time da agência composto principalmente por mulheres.
A campanha toda, aliás, foi feita 100% de forma voluntária, da concepção e execução das peças à veiculação.
A mídia OOH será instalada em locais de maior ocorrência de estupro e irão desempenhar um papel maior do que somente transmitir a mensagem da campanha em si: iluminarão o caminho dos pedestres em horários estratégicos de pouco movimento.
No digital, banners serão expostos por 24 horas no formato looping, nos principais sites do País. A cada minuto, uma nova vítima em uma situação específica – banheiro de faculdade, rua, em casa – será a protagonista da peça. No site da campanha, há um canal de denúncia por meio do qual a vítima pode registrar queixas, caso não tenha sido atendida ou se o atendimento foi inadequado.
Além disso, o Facebook disponibilizará a seus usuários um cover, ou seja, um tema para foto de perfil do usuário relacionado à campanha. A população também poderá manifestar seu apoio à Lei do Minuto Seguinte compartilhando sua foto com a hashtag #leidominutoseguinte.
E, no dia 25 de novembro, Dia Internacional Da Não-Violência Contra a Mulher, será lançada uma estátua dos mil rostos: uma escultura com corpo feminino e rostos que se alternam a cada minuto, representando as vítimas de violência sexual.
Isabella Lessa
8 de novembro de 2018 - 6h00
Ao constatar que há muito desconhecimento sobre a existência da Lei 12.845/2013, que determina o atendimento obrigatório a vítimas de estupro, o Ministério Público Federal de São Paulo (MPF/SP) resolveu acionar o mercado publicitário para disseminar a conscientização em torno do artigo e do que ele representa.
A comunicação Lei do Minuto Seguinte é resultado da mobilização do ministério junto à Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), e pretende garantir que todo brasileiro que sofreu violência sexual receba pronto atendimento gratuito. O nome da campanha, criada pela Y&R, dá nome e personifica a lei cujo intuito é justamente garantir que as vítimas sejam socorridas nos hospitais e, além disso, alerta para um problema de grandes proporções para o País: a cada minuto, uma pessoa é estuprada em território nacional, de acordo com estimativas do Ipea.
Em 2016, a entidade registrou mais de 49 mil casos de estupro. Já em 2017 foram mais de 60 mil casos, segundo pesquisas do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ou seja, uma vítima a cada 10 minutos. Porém, aponta o Ipea a estimativa é de que haja uma subnotificação de 90% das ocorrências, daí a estimativa de que há um novo caso de violência sexual a cada minuto. Em torno desse dado gira a mensagem do principal filme da campanha, cuja locução foi feita pela apresentadora Marília Gabriela e que contou com produção da Cine.
“O essencial é que tinha de ser informativo e didático, pois estamos falando com todas as classes sociais, de todo o País. E trata-se de uma notícia boa e importante, sobre uma lei que atende vítimas de estupro. É quase didático. Pois informa as pessoas sobre o que fazer, sobre ir ao posto de saúde do SUS, e que a medicação precisa ser tomada na hora”, explica Laura Esteves, diretora de criação da Y&R que coordenou toda a criação da campanha junto a um time da agência composto principalmente por mulheres.
A campanha toda, aliás, foi feita 100% de forma voluntária, da concepção e execução das peças à veiculação.
A mídia OOH será instalada em locais de maior ocorrência de estupro e irão desempenhar um papel maior do que somente transmitir a mensagem da campanha em si: iluminarão o caminho dos pedestres em horários estratégicos de pouco movimento.
No digital, banners serão expostos por 24 horas no formato looping, nos principais sites do País. A cada minuto, uma nova vítima em uma situação específica – banheiro de faculdade, rua, em casa – será a protagonista da peça. No site da campanha, há um canal de denúncia por meio do qual a vítima pode registrar queixas, caso não tenha sido atendida ou se o atendimento foi inadequado.
Além disso, o Facebook disponibilizará a seus usuários um cover, ou seja, um tema para foto de perfil do usuário relacionado à campanha. A população também poderá manifestar seu apoio à Lei do Minuto Seguinte compartilhando sua foto com a hashtag #leidominutoseguinte.
E, no dia 25 de novembro, Dia Internacional Da Não-Violência Contra a Mulher, será lançada uma estátua dos mil rostos: uma escultura com corpo feminino e rostos que se alternam a cada minuto, representando as vítimas de violência sexual.
Compartilhe
Veja também
WPP promove fusão entre AKQA e Grey em cinco países
Austrália, Bélgica, China, Emirados Árabes e Itália serão os mercados em que as operações das duas redes irão se unir
Marcas incluem restrições de IA aos contratos com agências
Com maior uso da IA, anunciantes estão impondo restrições a agências parceiras; especialistas comentam o movimento