Mitsubishi terá super produção para Pajero Sport

Buscar

Mitsubishi terá super produção para Pajero Sport

Buscar
Publicidade

Comunicação

Mitsubishi terá super produção para Pajero Sport

Campanha da Ampfy tem Fernando Meirelles na direção, Sebastião Salgado na fotografia e o maestro João Carlos Martins na trilha sonora


11 de abril de 2019 - 19h00

Martins, Meirelles e Salgado, com o novo Pajero Sport (Crédito: Divulgação)

Três lendas para falar de uma lenda. É assim, em resumo, que a Mitsubishi define a campanha que irá ao ar em maio para divulgar o lançamento da Pajero Sport no mercado brasileiro. O motivo é a companhia ter ido buscar um trio ícone da cultura e arte brasileiras para criar e executar as ações: o diretor de cinema Fernando Meirelles, o maestro João Carlos Martins e o fotógrafo Sebastião Salgado, que pela primeira vez colabora com uma ação publicitária.

Batizada “A lenda das lendas”, a campanha reforça o conceito “The car, the legend”, usado desde 1999 para a família Pajero e, ao mesmo tempo, anunciar o Sport, uma versão hightech do famoso 4×4 como uma nova lenda. “O que nos moveu a fazer todo esse investimento e esforço para uma campanha com essa envergadura foi o fato de a Pajero ser talvez nosso maior patrimônio, por seu histórico e família de produtos”, explica Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors do Brasil.

Sport é apresentado como “a nova lenda” da família Pajero (Crédito: Divulgação)

Segundo Julianelli, a ideia foi apresentada pela Ampfy em dezembro e, no fim de janeiro, todos haviam topado. Depois de muitas mensagens trocadas remotamente entre os três, a captação da campanha foi feita em um único dia de fevereiro, na O2 Filmes. “O segundo encontro presencial entre os três ocorrerá na avant-première que faremos nesta quinta-feira, no Mit Point, flagship da marca, no shopping JK Iguatemi, em São Paulo”, diz Julianelli em alusão ao talk realizado entre os três profissionais sob mediação de Waldick Jatobá. O evento, para convidados, também terá uma exposição de fotos inéditas de Sebastião Salgado, que estarão expostas depois para o público em geral até 25 de abril.

Campanha
O diretor de marketing da Mitsubishi conta que transmitidos os desafios comerciais e o conceito geral da campanha, o renomado trio teve toda liberdade para criar as ações. Ao descobrir que pajero é uma subespécie de felino (nativa da América do Sul e ameaçada de extinção, a propósito) e diante da constatação de que para o trabalho de Sebastião Salgado — que vai aos lugares mais remotos do mundo para fazer suas fotos — os 4×4 são instrumentos tão importantes quanto suas câmeras, os três resolveram basear a história do Pajero Sport em uma busca de Salgado para encontrar o pajero felino para fotografar. Sem deixar de lado os atributos do carro, a sofisticação e luxo do modelo aliados ao universo off-road.

Vários contatos remotos e um dia de captações para a campanha (Crédito: Divulgação)

Além do filme (veja o trailer abaixo), para TV aberta e paga, serão utilizados, segundo Julianelli, mídia OOH, anúncios de revistas (produzidos com fotos de Salgado), jornais, redes sociais (Facebook, Instagram etc.) e até materiais para WhatsApp, uados pelos concessionários. No total, serão 25 formatos de vídeos, com diversas secundagens.

O anunciante trabalha com a Ampfy há seis anos e meio. Julianelli conta que o relacionamento começou “em doses homeopáticas” com ações de social media e a agência foi conquistando terreno, apoiada pela digitalização crescente do mundo. Hoje, atende a conta completamente. Em comunicado, Fred Siqueira, CCO da Ampfy definiu a campanha como algo que “celebra a imensa riqueza da criatividade brasileira a favor de uma marca emblemática”. Diz ainda que se trata de uma campanha clássica e ao mesmo tempo moderna, expressa em uma enorme variedade de formatos.

Pulo do gato
A Mitsubishi não divulga os investimentos feitos no lançamento do Pajero Sport, no entanto, é certo que esta será a principal ação da marca em 2019. E a estimativa é que atingido o objetivo de vender entre 350 e 400 carros por mês, o modelo seja responsável por 20% das vendas da montadora. “É um produto com ticket médio alto, mais de nicho e não de volume. Por isso, busca o segmento de luxo, classe A, mas no Brasil todo”, pontua Julianelli.

O executivo lembra que a real aceleração do setor começa a partir de abril, já que os primeiros meses perdem dias úteis, por conta de férias e feriados, como o Carnaval, e que todos acreditam na retomada do setor automotivo no Brasil. Dentro disso, há uma expectativa particularmente melhor para a categoria em que atua o Pajero. “À economia aparentemente mais estável e à renovação do parque de carros represada, junta-se o fato de que todas as montadoras entenderam que SUV cresce mais do que todas as outras categorias. E o Pajero é sinônimo de sua categoria, é um SUV de verdade, que une luxo e robustez”, diz o executivo da Mitsubishi, sobre sua maior aposta este ano.

Veiculação da campanha, que envolve TV, impresso, OOH e digital, começa em maio (Crédito: Divulgação)

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Oitto Impacto: a intersecção entre comunicação e sustentabilidade

    Oitto Impacto: a intersecção entre comunicação e sustentabilidade

    Empresa de soluções e ações corporativas de sustentabilidade atua em estratégia a implementação para posicionar marcas como motores de transformação socioambental

  • Dança das Contas: Takis, Graal, PicPay e mais

    Dança das Contas: Takis, Graal, PicPay e mais

    O Grupo Bimbo escolheu a agência FRI.TO para gerenciar as redes sociais da nova marca de snacks, rede Graal escolhe agência Cacau