Criticada na internet, Calvin Klein pede desculpas por anúncio

Buscar

Criticada na internet, Calvin Klein pede desculpas por anúncio

Buscar
Publicidade

Comunicação

Criticada na internet, Calvin Klein pede desculpas por anúncio

Vídeo que mostrava beijo entre Bella Hadid e influenciadora virtual Lil Miquela foi considerada oportunista pela comunidade LGBTQ+


21 de maio de 2019 - 6h00

Modelo Bella Hadid beija a influenciadora-robô, Lil Miquela: marca foi acusada de praticar o queerbaiting (Crédito: reprodução)

A publicidade da Calvin Klein sempre foi provocadora. Nos anos 1990, várias modelos ficaram famosas depois de aparecerem de topless nos anúncios da marca (entre elas, a top Kate Moss). Ações assim também já trouxeram à marca acusações como a de glamorizar o uso de drogas ou fazer alusão à pornografia infantil.

Agora, outra estratégia de marketing da Calvin Klein volta a gerar debate. Um anúncio veiculado nas mídias sociais da marca nos Estados Unidos, que mostrava um beijo entre a modelo Bella Hadid e a influenciadora virtual Lil Miquela (que existe apenas no Instagram, onde acumula mais de 1,5 milhão de seguidores), gerou muitas críticas entre os consumidores e obrigou a marca a fazer um posicionamento oficial, desculpando-se pela escolha.

Logo após o vídeo ter ido ao ar, na semana passada, a Calvin Klein foi acusada de praticar “queerbaiting”, termo utilizado para explicar uma estratégia midiática que faz uso de elementos, como personagens ou situações que chamam a atenção do público LGBTQ+, de forma não genuína. Nesse caso, as críticas se apoiam no fato de que Bella Hadid, a modelo escalada para a campanha, ser declaradamente heterossexual. Na cena, enquanto interage com a influenciadora virtual – e a beija – Bella diz, em uma narração, a frase: “Viver é abrir portas, criar novos sonhos que você nem sabia que poderiam existir”. Assista:

Após as críticas, a Calvin Klein foi ao Twitter para se desculpar, destacando que o conceito da campanha tinha a intenção de promover a liberdade de expressão para uma ampla gama de identidades e que o beijo entre a modelo e a influenciadora virtual foi inserido para “desafiar os estereótipos convencionais da publicidade”.

“Nós entendemos e reconhecemos que uma pessoa que se identifica como heterossexual beijar outra do mesmo sexo pode ser percebido como queerbaiting. Como uma companhia com longa tradição em militar pelos direitos LGBTQ+, certamente não foi nossa intenção deturpar a representação da comunidade LGBTQ+”, escreveu a Calvin Klein, em seu perfil oficial no Twitter. A peça publicitária faz parte da campanha “I Speak My Truth in #MyCalvins”.

 

Com informações do Advertising Age

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Peça "A Pista é Sua", da plataforma Live in Levi's, visa incentivar engajamento com a cultura e diferentes formas de expressão

  • Campanhas da Semana: momento de celebração

    Campanhas da Semana: momento de celebração

    Betncional celebra carreira de Vini Jr., com a música “O Vencedor”, de Thiaguinho, e Hersheys incentiva que as pessoas deem barras para comemorar a Páscoa