MEC faz trocadilho com Mac em campanha

Buscar
Publicidade

Comunicação

MEC faz trocadilho com Mac em campanha

Ministério postou um tweet no qual brincou com o lanche do McDonald´s para ressaltar o Enem e foi criticado


31 de maio de 2019 - 13h19

O Ministério da Educação tentou fazer uma brincadeira e postou no perfil oficial no Twitter uma foto em que mostra a composição do Big Mac, do McDonald´s, numa relação com a familiar propaganda do sanduíche. O objetivo era chamar a atenção para a Hora do Enem, programa da TV Escola voltado para estudantes que farão o exame.

O gancho para a postagem, feita no dia 28, segundo o MEC, foi o Dia Mundial do Hambúrguer, comemorado na data. O tweet do ministério conclamava o estudante a se preparar para o Enem e estampava a ilustração abaixo:

O post foi imediatamente criticado pelos usuários que interpretaram a brincadeira como um merchandising para o McDonald´s. A única resposta do MEC é que o post tinha um teor informativo e fazia link com o público jovem, ou seja, as pessoas que prestarão o Enem.

O uso de redes por entidades governamentais não é recente, mas, em geral, têm relação com suas funções. O Detran se notabilizou com o uso de redes sociais para “puxar a orelha” de celebridades que cometem infrações como dirigir e falar ao celular, não usar o cinto, mostrar o velocímetro acima do limite permitido e outras situações que colocam motoristas e pedestres em risco.

Já em 2014, a fanpage da prefeitura de Curitiba, por exemplo, era conhecida por tratar de diversos temas de forma criativa. Com isso, obtinha repercussão e interação das pessoas. Depois, com as mudanças políticas da cidade, a despeito da aceitação pelo público, a página mudou sua orientação e deixou o humor de lado.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Com bordão “Pode isso, Arnaldo”, campanha criada pela agência LVL apresenta serviços e cuidados oferecidos pela rede de farmácia

  • Ferramenta quer ampliar performance de mídia com inteligência artificial

    Ferramenta quer ampliar performance de mídia com inteligência artificial

    Com a solução "Bacon", Media Hero investe em IA causal para otimizar investimentos por meio da classificação da jornada de compra dos usuários