Marcas abraçam rivalidade entre Brasil e Argentina

Buscar

Marcas abraçam rivalidade entre Brasil e Argentina

Buscar
Publicidade

Comunicação

Marcas abraçam rivalidade entre Brasil e Argentina

Seleções disputam a semifinal da Copa América de futebol; lista relembra campanhas que utilizaram a temática em sua comunicação


2 de julho de 2019 - 12h08

Ronaldo “torcendo” pela Argentina em campanha para Snickers (Crédito: reprodução)

Nesta terça-feira, 2, a partir das 21h30, a bola rola pela Copa América na partida entre Brasil e Argentina, uma das maiores rivalidades do futebol mundial. E se pelas ruas e arquibancadas o tom é de provocação e brincadeiras com o país rival, o buzz gerado pelo clássico também faz com que diversos anunciantes abracem esse clima de “guerra esportiva” para entrar na conversa de forma inusitada e criativa. Abaixo alguns dos exemplos mais recentes (e curiosos).

Em 2017, para promover os jogos válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, a SporTV apostou na provocação. O comercial, criado pela JWT Brasil, mostrava argentinos aprendendo o hino do Brasil. O motivo? Uma vitória da seleção verde-amarela sobre o Chile deixaria o time portenho mais próximo da vaga para o mundial.

Para tentar “espantar” o clima de 7 x 1 da Copa do Mundo de 2014, quatro anos depois, a Magazine Luiza usou o humor como mote. A campanha, criada pela Ogilvy, decidiu encaminhar as TVs “zicadas” do mundial anterior para um lugar bem propício no contexto da rivalidade: a Argentina.

Também em 2018, a Snickers conseguiu introduzir o seu clássico posicionamento “Você não é você quando está com fome” na rivalidade. No primeiro passo da campanha, criada pela AlmapBBDO e a Integer/Outpromo, Ronaldo Fenômeno se deixou flagrar torcendo pela Argentina, em um amistoso contra a Espanha em Madri. O comercial abaixo, revelou o resto:

Considerado por muitos o maior jogador argentino de todos os tempos, Maradona sempre foi um alvo para marcas que apostaram na rivalidade. Em um dos comerciais mais marcantes, criado pela AlmapBBDO para Guaraná Antarctica, o ex-atleta aparece com a camisa da Seleção Brasileira, cantando o hino ao lado de Ronaldo e Kaká.

Para não ficar apenas nos exemplos brasileiros, vale lembrar que as campanhas do lado de lá do mapa também não desperdiçam a oportunidade de entrar no clima da provocação. Uma das marcas que trafega com maior desenvoltura na temática é a tradicional cerveja argentina Quilmes. No comercial abaixo, o anunciante relembra o fatídico 7 x 1.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Projeto propõe banco de imagens com mais brasilidade

    Projeto propõe banco de imagens com mais brasilidade

    Iniciativa "Brasil com S" busca ampliar a representação mais verdadeira do País no mercado publicitário

  • Ford promove encontro de gerações para celebrar Mustang

    Ford promove encontro de gerações para celebrar Mustang

    Marca encena disputa entre verão antiga e moderna do veículo em comercial criado pela Wieden+Kennedy