AKQA é brasileira melhor colocada no Global Creativity Report

Buscar

AKQA é brasileira melhor colocada no Global Creativity Report

Buscar
Publicidade

Comunicação

AKQA é brasileira melhor colocada no Global Creativity Report

Escritório comandado pelos criativos Diego Machado e Hugo Veiga encabeça rankings regionais do Festival de Criatividade de Cannes


23 de setembro de 2019 - 14h56

Consagrada com 2 Grand Prix na última edição do Cannes Lions em junho, a AKQA encabeça algumas listas do Global Creativity Report, levantamento realizado pela organização do festival. O escritório comandado pelos criativos Diego Machado e Hugo Veiga ocupa o primeiro lugar dos rankings Agência do Ano por região (América Latina), Agência do Ano por país (Brasil) e Agência do Ano por cidade (São Paulo).

Diego Machado e Hugo Veiga, da AKQA São Paulo, durante a última edição do Festival de Cannes, em junho (Crédito: Celina Filgueiras)

Divulgado nesta segunda-feira, 23, o relatório também traz análises realizadas pelo Warc, consultoria que pertence à Ascential, companhia que também controla o Cannes Lions. Um dos estudos de caso é sobre o GP de Entertainment Lions conquistado pela AKQA. “Bluesman”, filme criado para o artista Baco Exu do Blues, é descrito pelo material como um clipe capaz de revelar o inconsciente do espectador, além de trazer as seguintes lições:

– não deixe o meio definir a mensagem: dê à sua história o tempo de que precisa para ser contada;

– quando confrontar pessoas com verdades difíceis, faça-o de uma maneira que as encoraje a se engajar ao invés de se desligar;

– pense sobre como seu videoclipe pode impactar a cultura: quão grande pode torná-lo?

Além do trabalho para Baco Exu do Blues, a AKQA ganhou o GP de Media por “Air Max Grafitti Stores”, para Nike. O report também inclui listas de Agência do Ano por track: a AKQA aparece em segundo lugar na categoria entretenimento, depois da W+K Portland e à frente da VMLY&R Kansas.

Por fim, o diretor de arte da agência, Christiano Vellutini, é o único nome brasileiro nas listas sobre profissionais. Ele aparece em oitavo lugar no ranking de diretores de arte.

Agência do Ano Global
Já na lista de Agência do Ano global, composta por 20 agências, a AKQA ocupa a 18ª posição. A Wieden + Kennedy Portland é a primeira do ranking, enquanto McCann Nova York e Droga5 ocupam segundo e terceiro lugares, respectivamente.

O Brasil também está representado no compilado de Agências de Healthcare do Ano: a McCann Health São Paulo figura na quarta posição e a FCB Health Brasil aparece na oitava.

Já Ogilvy lidera o ranking das redes da América Latina graças ao bom desempenho dos escritórios da David em São Paulo e em Buenos Aires e da Ogilvy São Paulo.

Agência Independente do Ano

No ranking liderado pela W+K Portland, aparecem três agências independentes nacionais: a W+K São Paulo, em sexto lugar, a Tech and Soul, em oitavo, e a Artplan Brasília, em 18º.

A Artplan também aparece em terceiro lugar na lista de Agência Independente do Ano na track de Entretenimento – atrás da W+K Portland e da Johannes Nova York. A W+K paulistana aparece em terceiro na track de Comunicação, enquanto a Tech and Soul emplaca segunda posição em duas tracks: na de Experience e na de Reach.

Marca Criativa do Ano
Os 3 GPS e os 5 Leões de Ouro com “Whopper Detour” (criada pela FCB Nova York) garantiram ao Burger King o posto de marca mais criativa do ano. Nike, Ikea, Apple e The New York Times completam, pela ordem, o top 5.

Histórico brasileiro
O Global Creativity Report aponta que, desde 2014, o pódio das três agências brasileiras mais pontuadas não se repetiu: a AlmapBBDO foi a primeira da lista em 2014, 2016 e 2017. Em 2015, ocupou o segundo lugar. No ano passado, ocupou a terceira posição e, neste ano, caiu para o sétimo lugar.

Em 2014, a Ogilvy apareceu em terceiro lugar. No ano seguinte, liderou a lista. Voltou a aparecer entre as três primeiras em 2017, na segunda posição. Em 2019, ficou na 9ª posição.

Já a Africa, neste ano, repetiu o posto no terceiro lugar que ocupou em 2015. No ano passado, liderou a lista.

A Y&R foi a segunda colocada em 2016 e a terceira em 2017. Neste ano, não constou no ranking.

A Grey emplacou o segundo lugar tanto no ranking de 2018 quanto no de 2019.

Nos últimos cinco anos, apareceram uma vez no top 3 a Leo Burnett Tailor Made, em segundo lugar na lista de 2014, e J. Walter Thompson, na lista de 2016, em terceiro lugar.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Peça "A Pista é Sua", da plataforma Live in Levi's, visa incentivar engajamento com a cultura e diferentes formas de expressão

  • Campanhas da Semana: momento de celebração

    Campanhas da Semana: momento de celebração

    Betncional celebra carreira de Vini Jr., com a música “O Vencedor”, de Thiaguinho, e Hersheys incentiva que as pessoas deem barras para comemorar a Páscoa