M&M estreia série sobre o futuro do trabalho

Buscar

M&M estreia série sobre o futuro do trabalho

Buscar
Publicidade

Comunicação

M&M estreia série sobre o futuro do trabalho

Projeto aborda a expectativa de diferentes gerações em relação à carreira, rotinas, competências, profissões emergentes e equilíbrio mental


9 de janeiro de 2020 - 6h00

Alguns participantes da Pesquisa Futuro do Trabalho, de Meio & Mensagem, que ouviu jovens da geração Z e profissionais da geração X

O Meio & Mensagem lança esta semana o projeto especial Futuro do Trabalho, série multimídia que aborda as tendências de carreira e dinâmicas de trabalho para o futuro. Levando em conta aspectos como o aumento da expectativa de vida da população, questões geracionais e a conjuntura econômica do Brasil, o projeto analisa as expectativas de profissionais jovens e seniores em relação à carreira; a ascensão de formatos de trabalho flexíveis; competências e profissões emergentes; e a importância do equilíbrio mental em um contexto de pressões crescentes.

Como em outros períodos da história, a cultura de trabalho vem passando por transformações profundas. Afinal, o momento atual é permeado pelo desemprego e pela instabilidade econômica, além da iminência do envelhecimento da população e de transformação tecnológica de diversos setores pela inteligência artificial.

Ao mesmo tempo, nunca houve tantas oportunidades para uma carreira flexível, seja pelo empreendedorismo ou novas relações trabalhistas. Esse cenário convida profissionais de diferentes níveis hierárquicos a repensarem suas carreiras, enquanto empresas passam a rever suas estruturas organizacionais.

relacionado

Próximo passo

Com esses aspectos em mente, Meio & Mensagem desenvolveu a série em quatro capítulos, com reportagens especiais publicadas nas quatro edições semanais de janeiro de 2020, e uma série de quatro episódios em vídeo, postados um por semana nas plataformas digitais.

O projeto inclui uma pesquisa proprietária idealizada pela publicitária Cintia Gonçalves e pelo consultor de inovação e consumer insight Diego Selistre, da SEL Histórias de Comportamento. O estudo, realizado de outubro a dezembro de 2019, mesclou metodologias qualitativas e quantitativas, com o objetivo de entender o que pensam profissionais iniciantes e seniores sobre o universo do trabalho.

Na parte qualitativa, foram realizados grupos de discussão com jovens da geração Z (entre 18 e 25 anos), com até cinco anos de atuação em diferentes indústrias; profissionais da geração X (entre 40 e 60 anos) que acabaram de passar por uma transição de carreira; e profissionais da geração X com carreiras estáveis e, no mínimo, dez anos de atuação no mercado em que trabalham atualmente. Na etapa quantitativa, realizada pelo Instituto Qualibest, foram ouvidos 428 profissionais destas gerações, trabalhadores de companhias privadas, profissionais liberais, autônomos ou sócios de empresas.

O primeiro capítulo da série Futuro do Trabalho foi publicado na edição semanal de 6 de janeiro, restrita a assinantes. Também já está disponível, com livre acesso, o primeiro episódio em vídeo tem como foco as expectativas das gerações Z e X em relação ao trabalho no futuro.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Peça "A Pista é Sua", da plataforma Live in Levi's, visa incentivar engajamento com a cultura e diferentes formas de expressão

  • Campanhas da Semana: momento de celebração

    Campanhas da Semana: momento de celebração

    Betncional celebra carreira de Vini Jr., com a música “O Vencedor”, de Thiaguinho, e Hersheys incentiva que as pessoas deem barras para comemorar a Páscoa