WPP encerra primeiro trimestre com queda de 3,3%

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WPP encerra primeiro trimestre com queda de 3,3%

Efeitos da Covid-19 atingiram a holding com mais força em março, provocando queda de 7,9%


29 de abril de 2020 - 12h24

Nota atualizada às 12:39

Mark Read, CEO do WPP (Crédito: Divulgação)

A receita do WPP teve declínio de 3,3% no primeiro trimestre de 2020 — reflexo do impacto da Covid-19 sobre os negócios. O baque foi mais intenso, porém, em março, quando a companhia registrou queda de 7,9% em comparação ao mesmo período no ano passado.

Na China, primeiro país a vivenciar a pandemia do novo coronavírus, o recuo foi de 21,3% nos três primeiros meses do ano (em março, foi de 29,9%). O relatório do grupo afirma, no entanto, que as agências da região retomaram as atividades quase que totalmente, o que deverá levar a uma rápida recuperação econômica.

Além do mercado chinês, as outras principais regiões de atuação do WPP também apresentaram declínio no primeiro trimestre: EUA (1,9%; em março, 3,7%), Reino Unido (4,2%; em março, 9,8%) e Alemanha (4,3%; em março 14,9%).

A holding afirmou que, embora cerca de 20% das concorrências tenham sido suspendidas, o primeiro trimestre rendeu US$ 1 bilhão em novos negócios, como a conta integrada global da Intel, a criação da Discover e as verbas de mídia para Hasbro e Novo Nordisk.

Mark Read, CEO do WPP, disse que setores como bens de consumo, tecnologia, healthcare e pharma têm sido mais resilientes. Juntos, os segmentos representam 54% dos investimentos, considerando os 200 maiores clientes da holding. Enquanto os setores automotivo, de turismo e luxo, que correspondem a 24% do investimento dos 200 maiores clientes da operação, foram aqueles que mais efetuaram cortes no marketing. A companhia tem visto maior demanda, em alguns casos, por serviços de relações públicas, e-commerce e capabilities de tecnologia e produção.

“Depois de um bom começo de ano, com crescimento fora da China em janeiro e fevereiro, nosso negócio começou a ser efetivamente impactado pela Covid-19 em março. Nossa resposta tem sido o foco em quatro áreas: a saúde da nossa equipe, servir nossos clientes e ajudar a mitigar o impacto do vírus em nossas comunidades, além de garantir que o WPP esteja financeiramente forte”, disse Read, em comunicado.

No final de março, a companhia anunciou uma série de medidas de redução de custos – incluindo a diminuição do salário do board em 20% – que devem resultar em uma economia de US$ 873 a US$ 997 milhões.

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