Como a LG resgatou a história de Maria Anna Mozart

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Como a LG resgatou a história de Maria Anna Mozart

Diretor de criação da AlmapBBDO conta os detalhes de bastidores da campanha que musicou cartas da irmã do célebre músico


17 de março de 2021 - 14h44

Pianista Heloisa Fernandes transformou as notas em uma melodia exclusiva (Crédito: reprodução)

No último Dia Internacional da Mulher, AlmapBBDO e LG decidiram dar luz à desconhecida história de Maria Anna Mozart, uma musicista talentosa, assim como seu famoso irmão Wolfgang Amadeus Mozart, mas que foi impedida de seguir carreira em razão dos costumes e padrões do século 18. Na narrativa, criada para promover a caixa de som portátil LG Xboom GO, as frases registradas em 66 cartas trocadas entre os irmãos Mozart e 90 páginas de diário preservados no tempo viraram notas musicais. Nas mãos da pianista Heloisa Fernandes, o material se transformou em uma melodia exclusiva.

A seguir você vai conhecer mais detalhes sobre os insights, bastidores e desafios na construção da campanha, dando início a seção Backstage:

O insight

Lendo um livro biográfico sobre Mozart, o diretor de criação da AlmapBBDO, Daniel Chagas Martins, descobriu com surpresa que não somente o célebre músico tinha uma irmã, como ela era descrita pelos historiadores como uma musicista excelente. A obra não entrava nos detalhes da história de Maria Anna, mas mencionava que os irmãos chegaram a excursionar juntos para tocar pela Europa, antes que sua carreira fosse freada em virtude de um casamento.

As composições de Nannerl, com também era conhecida a artista, nunca foram encontradas e tudo que restou de sua história são as cartas e um diário onde ela mencionava suas composições, alguns lamentos da sua despedida da música, dentre muitas trivialidades do dia a dia. Ao assistir um documentário sobre o FBI e a criação do departamento de Linguística Forense, a equipe de criação da Almap imaginou que aquelas cartas e diários tinham muito mais dos traços de Maria Anna do que imaginavam.

Narrativa

Depois de muita procura, o time da agência conseguiu comprar o diário da Ms. Mozart impresso, em alemão, em um antiquário na Áustria. “Com os originais em mãos, fomos pesquisar um jeito de transformar esses textos em notas musicais. Aí colocamos a produtora Supersônica com essa tarefa. E a solução veio com a mistura do software Wave Tunes transformando as cartas lidas em notas e o talento de uma pianista para arranjar aquele resultado em uma música que fosse compatível ao estilo de peça musical da época”, conta Daniel.

Após entender que a história inteira parava de pé, foi a vez de envolver o cliente, segundo o criativo. “A conta de LG tinha acabado de entrar na agência, e um dos pilares da marca é o de possibilitar o acesso à tecnologia de ponta e expandir o limite de todos. Parecia promissor. Para completar, eles estavam lançando uma nova caixa de som portátil e precisavam trazer essa novidade de um jeito tão inovador quanto o produto. O dia da mulher em março acabou virando um deadline para a entrega da campanha ter mais um ponto de apoio”, pontua.

Desafios

Entre os entraves para materializar a ideia, conta o publicitário, estava a missão de transformar o som das palavras escritas por Maria Anna Mozart em frequências que correspondessem a notas musicais. Isso porque, quando falamos, cada sílaba pronunciada tem uma frequência sonora próxima de uma nota musical, mas não necessariamente na frequência exata. “A nota Dó, por exemplo, corresponde a frequência de 261,63 Hz, enquanto a nota Sol está em 392 Hz. Essa foi a lógica por trás da construção da música”, explica.

Além disso, muito materiais só existiam em alemão, o que exigiu a contratação de um intérprete para dar sonoridade narrativa para as cartas e o diário. Em seguida, o software traduziu esse material para notas musicais, aproximando as frequências. Por fim, a produtora Supersonica encontrou a pianista Heloisa Fernandes, que analisou as notas e as reorganizou no tempo e na sequência para compor uma peça de piano ao estilo da época.

O resultado é a melodia “Das Königreich Rücken”, nome em homenagem ao reino imaginário que ela tinha na infância nas brincadeiras com seu irmão Wolfgang. “A publicidade sempre esteve muito perto do mundo da música, e de uns tempos pra cá, a tecnologia também foi abraçada. Graças a isso, várias ideias conseguem sair do papel e ganhar vida”, finaliza o diretor de criação da Almap.

Making of da campanha:

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