Fundação Roberto Marinho renova identidade visual  

Buscar

Fundação Roberto Marinho renova identidade visual  

Buscar
Publicidade

Comunicação

Fundação Roberto Marinho renova identidade visual  

Com novo logo e linguagem rejuvenescida, marca renova identidade visual sem esquecer o legado e o foco em educação


28 de abril de 2021 - 6h00

A nova identidade visual traz a quarta versão da marca da fundação (Crédito: Divulgação)

A Fundação Roberto Marinho apresenta nesta quarta-feira, 28, a campanha que apresenta o novo desenho e posicionamento da marca. É no Dia da Educação que a instituição apresenta ao público sua repaginação com o lema “Despertamos futuros”, com narração de Lázaro Ramos e Camila Pitanga e reprodução na TV Globo, Canal Futura, GloboNews, GNT, Multishow, Viva, SporTV, Bis, Canal OFF e Mais na Tela, além do Globo.com.

Manuel Falcão, diretor de marca e comunicação da Globo, apresentou durante a coletiva de imprensa realizada na  terça-feira, 27, o plano de transformação da marca que foi pensado com foco nas três frentes de educação feitas pela empresa: comunicação, ensino e trabalho. O objetivo é não pensar apenas na Fundação, mas incluir a Globo nesse processo, focando nas soluções inovadores de ensino, com o objetivo de “não deixar ninguém para atrás”.

O processo de rebranding passou pelas etapas de pesquisa, posicionamento de marca, identidade visual e ativação de campanha. No momento de pesquisa eles identificaram seus direcionamento para a atuação do terceiro setor na educação e ressaltaram ser uma causa engajadora no País, que busca uma transformação sistêmica e alavanca políticas públicas através de alianças estratégicas, elementos que compõe a visão de que “Uma educação de qualidade para todos é capaz de diminuir as desigualdades sociais no Brasil”.

Para o posicionamento de marca, os desafios eram evoluir, rejuvenecer e ampliar a marca da Fundação, re-explorando suas principais características, mas respeitando sua essência e legado. A mudança traz a alteração de alguns termos e busca ser mais vibrante, positiva e plural, com uma proposta de ser mais conectada, jovem, e se mostrar mais aberta e disponível para trocas.

A identidade visual da marca teve evoluções ao longo do tempo com atualizações de logo em 1990 e 2000. Agora ele traz elementos gráficos formados por linhas e tramas que remetem ao conceito do movimento, das trajetórias das pessoas e das conexões que se estabelecem entre educadores, famílias e comunidades, numa rede de despertares pela educação, com cantos arredondados trazendo mais modernidade, energia e flexibilidade para a marca e com fontes que seguem a tendência de leitura fácil e design simples, buscando ser mais acessível. 

“O olhar da Fundação Roberto Marinho para a escuta, o diálogo e a convicção no poder de transformação da educação, suportada pelo coletivo, foram os elementos que permearam a criação de referências da nova marca. De uma forma simbólica, a campanha estimula esse despertar e mostra quantas possibilidades nascem ao abrir mentes e corações para o outro e para o mundo, refletindo a força e a credibilidade da Fundação” explica Falcão. 

Uma tradução das soluções educacionais   

Hoje a Fundação atua em seis frentes de ensino: distribuição multiplataforma de conteúdo de educação e cultura; formação de professores e apoio às redes de ensino; serviços educacionais; novas metodologias e produtos; produção de evidências para políticas públicas e projetos sociais. E esta repaginação da marca busca trazer para o centro a imagem essas soluções educacionais que enfrentam os principais desafios da Educação no Brasil, como a defasagem na aprendizagem, distorção idade-série, evasão escolar e a inclusão qualificada dos jovens no mundo do trabalho.  

Os projetos contam com mais de 1.500 videoaulas de Ensino Fundamental e Médio, disponibilizadas gratuitamente no YouTube do Canal Futura; e a nova faixa de conteúdo infantil, segmentada por idades e por área do conhecimento, exibida pelo Futura na TV e nas plataformas Canais Globo e Globoplay. Para os professores e gestores, foram desenvolvidas matrizes curriculares com foco na aceleração de aprendizagem, são promovidos cursos de formação em parceria com redes públicas de todo o país e cursos livres online, além de um acervo pedagógico para download, com mais de 900 aulas de Ensino Fundamental 2 e Médio.  Ajudando também a inserção dos jovens no mercado de trabalho, a fundação auxilia no programa Aprendiz Legal e proporciona a Plataforma Juventude, Educação e Trabalho (pjet.fm.org.br), com dados e análises sobre os principais indicadores desses temas no país, clareando a realidade dos maiores desafios para gestores e educadores.

**Crédito da imagem no topo: Champc/iStock

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Ação foi desenvolvida em parceria com a WMcCann e JCDecaux e destaca a importância das vitaminas encontradas nas frutas

  • Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Bruxo estrela campanha do Prime Video, enquanto craque do Real Madrid recria entrevista icônica para Pepsi