Ministério Público pede esclarecimentos ao iFood

Buscar

Ministério Público pede esclarecimentos ao iFood

Buscar
Publicidade

Comunicação

Ministério Público pede esclarecimentos ao iFood

Orgão quer analisar se as campanhas feitas pelo aplicativo violaram o direito de acesso à informação e a compreensão dos fatos


19 de abril de 2022 - 11h06

Nessa segunda-feira, 18, o Ministério Público Federal (MPF) solicitou esclarecimentos ao iFood e às agências de comunicação citadas na reportagem feita pela Agência Pública, no início de abril.

 

(Crédito: Diego Thomazzini/Shutterstock)

 

De acordo com a apuração do veículo, o iFood teria feito isso de perfis falsos nas redes sociais para disseminar conteúdos que desmobilizassem as reivindicações dos motoboys que trabalham para o aplicativo.

Segundo a reportagem, as agências Benjamim Comunicação e Social Qi teriam monitorado as greves dos entregadores para o aplicativo entre julho de 2020 e novembro de 2021. A partir disso, as agências teriam criado páginas nas redes sociais para mobilizar entregadores e levantar pautas que, supostamente, partiriam dos entregadores, mas que na verdade eram planejadas pelo próprio iFood.

Para a Agência Pública, o iFood respondeu que sua atuação nas redes sociais “se dá estritamente dentro da legalidade, não compactuando com o uso de perfis falsos, geração de informações falsas, automação de publicações por uso de robôs ou compra de seguidores.”

O MPF deu o prazo de 15 dias para que o iFood preste esclarecimentos a respeito das denúncias trazidas na reportagem da Agência Pública. Também foi solicitado que as agências Benjamim Comunicação e Social Qi apresentem cópias de documentos e contratos firmados com o aplicativo de delivery.

Tal apuração, segundo o MPF, irá demonstrar se a campanha violou o “direto de acesso à informação ao manipular a compreensão dos fatos, por entregadores e consumidores, simulando participações espontâneas no debate público na internet.”

Conar investigará iFood

No último dia 11, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) comunicou que abriu processo investigatório sobre a campanha em redes sociais atribuída ao iFood, conforme denúncias publicadas na imprensa.

A abertura do processo investigatório, segundo o Conar, visa apurar eventual cometimento de infração ao Código Brasileiro de Autorregulamentação publicitária, bem como identificar a autoria da campanha.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Tátil Design fará branding da marca resultante da fusão Arezzo&Co e Soma

    Tátil Design fará branding da marca resultante da fusão Arezzo&Co e Soma

    Agência foi escolhida para criar a nova marca que representará a fusão entre as duas companhias de moda do País

  • Em curta-metragem, o Boticário aborda relação entre mães e adolescentes

    Em curta-metragem, o Boticário aborda relação entre mães e adolescentes

    Marca apresenta filme "Tormenta" em maior produção de sua história; campanha de Dia das Mães também conta com ativações presenciais