Marcas e agências incentivam regularização do título de eleitor

Buscar

Marcas e agências incentivam regularização do título de eleitor

Buscar
Publicidade

Comunicação

Marcas e agências incentivam regularização do título de eleitor

Além de artistas e influenciadores, companhias também se envolveram na mobilização que tem foco nos jovens de 16 e 17 anos


4 de maio de 2022 - 16h29

Campanha Votação, do Burger King, traça paralelo entre entusiasmo para votar nos reality shows e nas urnas (Crédito: Reprodução)

Essa quarta-feira, 4 de maio, foi estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como o último dia para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor a tempo de votar nas Eleições 2022, que serão realizadas no mês de outubro. Nos últimos meses, uma série de entidades, assim como artistas e influenciadores, se mobilizaram em uma campanha para conscientizar os jovens sobre a importância de emitir o título de eleitor.

Isso porque o ano de 2022 começou com o menor índice de participação entre jovens de 16 e 17 anos, faixa etária cujo voto é facultativo – menos de 10% da base eleitoral. Quatro meses depois, segundo o TSE, mais de um milhão de títulos de eleitor já foram emitidos por brasileiros nessa faixa etária. Além de produzir conteúdo durante esse período, o movimento “Olha o Barulhinho” engajou famosos como Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo.

 

No Brasil, nomes como Anitta e Zeca Pagodinho também participaram do movimento. No fim de maio, o TSE lançou a campanha #Até4deMaio, com foco no público jovem, lembrando do prazo final.

 

As agências de marketing de influência Mynd e Chango Digital uniram seus castings de criadores de conteúdo na campanha #EhTudoOnline, também com foco nas eleições deste ano. Durante três dias, os influenciadores de ambas as agências fizeram postagens em suas redes sociais sobre o tema. Luísa Sonza, Pabllo Vittar, Tia Má, Gkay, Vanessa Lopes, Vivi Wanderley, Foganoli estão entre os criadores que participaram da ação.

Já a Eyxo Content Co, empresa que cocria e executa estratégias de conteúdo, convidou criadores de seu banco de diversidade e inclusão para desenvolverem ações de conscientização, na campanha intitulada #escolhademilhoes. A Quid, laboratório de comunicação e mobilização para causas, usou o mote #nãosejaplanta, em campanha homônima, com filmes produzidos pela Damasco Filmes e produção de som da Limbic Music.

Marcas vão às urnas

Algumas marcas também se movimentaram nesse sentido. No início de abril, em um filme criado pela David, o Burger King convidou o público a pensar sobre a importância do voto. A companhia traçou um paralelo entre a participação dos brasileiros em votações de reality show, como Big Brother Brasil, e nas eleições (confira abaixo). Já no fim do mês, durante três dias, a rede de fast food ofereceu produtos por R$ 6 para quem apresentasse o título de eleitor. Batata Média, BK Mix Brownie ou Ovomaltine, Rodeio, Chicken Jr., Onion Rings média estavam entre os itens da promoção.

A The Body Shop, empresa de beleza do grupo Natura&Co, está promovendo um “Mutirão do voto” entre os dias 2 e 4 de maio. Na loja da marca no Shopping Pátio Paulista, em São Paulo, estão facilitadores equipados com tablets e internet para ajudar pessoas entre 16 e 17 anos a tirarem o título de eleitor. O Spotify aproveitou o território da música com a campanha Play no Voto, com frases e stickers nas ruas, redes sociais e no próprio aplicativo do Spotify.

 

https://twitter.com/SpotifyBrasil/status/1516079050732838924

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Oitto Impacto: a intersecção entre comunicação e sustentabilidade

    Oitto Impacto: a intersecção entre comunicação e sustentabilidade

    Empresa de soluções e ações corporativas de sustentabilidade atua em estratégia a implementação para posicionar marcas como motores de transformação socioambental

  • Dança das Contas: Takis, Graal, PicPay e mais

    Dança das Contas: Takis, Graal, PicPay e mais

    O Grupo Bimbo escolheu a agência FRI.TO para gerenciar as redes sociais da nova marca de snacks, rede Graal escolhe agência Cacau