Como as marcas reagiram à renúncia de Boris Johnson

Buscar

Como as marcas reagiram à renúncia de Boris Johnson

Buscar
Publicidade

Comunicação

Como as marcas reagiram à renúncia de Boris Johnson

Burger King, KFC e Zoopla estão entre as marcas que aproveitaram o buzz da renúncia do líder britânico


11 de julho de 2022 - 6h00

Por Alexandra Jardine, ao AdAge*

Boris Johnson anunciou na semana passada que deixaria o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido, após uma série de escândalos, desconfiança, várias acusações de mentira e, por fim, renúncias de vários ministros e de mais de 50 membros de seu governo.

Johnson não saiu de boa vontade, referindo-se incisivamente ao “instinto de rebanho” de Westminster e ao método “darwiniano” de escolha de líderes em seu discurso de renúncia. Mas sua saída já levou várias marcas a escolherem piadas relacionadas às muitas histórias ligadas à sua personalidade colorida, incluindo sua falsidade, propensão a festas, posse de cães e muito mais.

Enquanto isso, os jornais britânicos também empregaram sua famosa criatividade nas manchetes dos jornais. “Leave means leave”, uma referência ao slogan do Brexit, “sair significa sair”, em tradução livre, foi a manchete do tabloide britânico Metro, enquanto The Economist optou por “Clownfall”, ou “queda de palhaço” na sexta-feira, 8.

Aqui estão algumas das reações das marcas a respeito do anúncio do primeiro ministro:

Um Whopper demais

Johnson foi acusado de mentir diversas vezes ao longo de sua carreira, inclusive sobre as festas na Downing Street durante o lockdown do coronavírus e, na última semana, sobre o conhecimento das acusações de agressão sexual contra o deputado conservador Chris Pincher.

O Burger King fez uso disso enviando uma van com um outdoor digital gigante para vagar por Westminster, estampado com a cópia: “Acontece que existem muitos Whoppers” no formato de um número 10, referindo-se ao endereço residencial do político inglês. A agência BBH estava por trás da criação, com a agência de relações públicas Splendid coordenando a mídia paga e a amplificação.

 

(Crédito: Burger King/Divulgação)


Emprego novo?

Deixemos para lá a Grande Demissão. A política britânica teve sua própria paralisação em massa nesta semana, com mais de 50 membros do Partido Conservador renunciando a seus cargos no governo em protesto contra o comportamento de Johnson. Isso é mais significativo do que qualquer outro primeiro-ministro na história.

A KFC e a agência Mother London zombaram disso em uma série de anúncios de emprego nas redes sociais com postagens com textos como “Ex-ministro do gabinete? Estamos contratando”. Eles também criaram um site sob medida para trabalhos de publicidade no KFC, nas proximidades de Westminster. A mensagem de abertura? “Se você preferir trabalhar em um ambiente caloroso e acolhedor, com liderança solidária e confiável, estamos sempre procurando pessoas.”

Central de festas

O site de imóveis Zoopla aproveitou a iminente mudança de Johnson da Downing Street com um anúncio da Lucky Generals que foi publicado no jornal “Sun” na manhã de sexta (08). “Procurando uma cama de oito com espaço para entretenimento?” mostra a peça – uma referência às muitas festas que supostamente ocorreram na residência do primeiro-ministro durante os lockdowns da COVID.

Alívio do estresse canino

Além de suas festas e de um relacionamento complicado com a verdade, Johnson também é conhecido por ser pai de animais de estimação. Seu cachorro Dilyn apareceu em muitas histórias sobre sua liderança, inclusive quando Johnson revelou que a cruz de Jack Russell não pode controlar seus impulsos românticos.

A marca de seguros para animais de estimação ManyPets, que acaba de lançar uma campanha com a Uncommon sobre os benefícios de bem-estar da posse de animais de estimação, enviou uma van para Downing Street para lembrá-lo de que Dilyn estará lá para aliviar qualquer estresse enquanto ele procura seu próximo passo na carreira.

 

(Crédito: Divulgação/ManyPets)

Adeus às bebidas

Johnson defendeu seu direito de realizar festas de despedida para funcionários durante os lockdows da pandemia, descrevendo várias ocasiões como “eventos de trabalho”.

A marca de cerveja Brewdog se aproveitou disso no Twitter, dando aos consumidores a opção de votar em quais cervejas de marca devem ser preparadas para Boris, perguntando: “É tarde demais para começar a se preparar para um evento de trabalho?” Os nomes das cervejas incluem “Resignation Nation”, “Boris Lie-PA” e “ByeBye BigDog” (uma referência à campanha “Operation Save Big Dog” para manter Johnson em seu posto no início de 2022).

*Tradução por Sarah Lídice

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Ação foi desenvolvida em parceria com a WMcCann e JCDecaux e destaca a importância das vitaminas encontradas nas frutas

  • Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Bruxo estrela campanha do Prime Video, enquanto craque do Real Madrid recria entrevista icônica para Pepsi