Festival de documentários MegaCities Short Docs chega ao Brasil

Buscar

Festival de documentários MegaCities Short Docs chega ao Brasil

Buscar
Publicidade

Comunicação

Festival de documentários MegaCities Short Docs chega ao Brasil

Festival nascido em Paris estimula a produção de obras voltadas à temática sustentável e seus impactos para a sociedade


18 de agosto de 2022 - 12h41

Qualquer interessado pode produzir um curta para o festival (Crédito: Shutterstock)

O MegaCities Short Docs, festival de documentários sobre questões sustentáveis, chega ao Brasil em uma parceria do Portal São Paulo São com a ONG Métropole du Grand Paris. Com inscrições até 15 de outubro, o concurso é aberto para todos que queiram produzir um curta-metragem de até 4 minutos, destacando uma iniciativa local que busca solucionar um desafio urbano, ligado à questão econômica, social ou ambiental, vinculado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Os filmes devem registrar soluções criadas por e para os habitantes, incluindo associações, empresas e poder público, e precisam ter legendas em inglês, além de serem, obrigatoriamente, realizados em cidades de mais de um milhão de habitantes. Em outras edições, dois brasileiros foram premiados: Rafael Machado (“O Plantador”, 2017) e Felipe Moraes (“Debaixo da Ponte”, 2019).

“Os anunciantes e as empresas cada vez mais vão ter que se preocupar com as questões ESG e naturalmente isso terá que se refletir na comunicação. É interessante que o criativo, o criador, o produtor, o realizador começa já prestar atenção nos movimentos que acontecem e são transformadores e inovadores na cidade. Estamos falando de novas formas de mobilidade, lazer, saúde. Como é que isso se traduz em comunicação? Isso tem que ser descoberto, esse é um bom exercício para o mercado”, diz Maurício Machado, criador do Portal São Paulo São.

Premiação

O MegaCities Short Docs premiará os ganhadores da 8ª edição em Paris, com um júri de diretores da França e de outros países. Além de ser presidido pela jornalista e documentarista francesa Marie Drucker no Brasil, o júri do São Paulo São será integrado por especialistas e convidados ligados ao tema.

Junto com os prêmios que acumulam aproximadamente € 11.500 no total, os vencedores também receberão uma passagem aérea de ida e volta entre a sua cidade e Paris para participar da cerimônia do festival, no dia 8 de dezembro. A organização selecionará também os 15 documentários mais inspiradores para serem exibidos durante a cerimônia final em Paris e em outras cidades do mundo.

Os prêmios são concedidos nas categorias Melhor Curta Documentário, Melhor Curta Estudante,  Crise Climática Urbana, A Cidade em 15 minutos, Melhor Iniciativa Urbana. Além da divisão Prêmio – São Paulo São + Apoiador:
Melhor Curta Documentário, Melhor Curta Estudante (4 e 15 minutos) e Proximidade Feliz – Cidade de 15 minutos (4 e 15 minutos).

Como exceção, as categorias “Cidade de 15 Minutos” e “Crise Climática Urbana” estão abertas aos realizadores em todas as cidades, independentemente do seu tamanho, e podem contar até 15 minutos.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Apenas 8% dos negros ocupam cargos de liderança no Brasil, diz pesquisa

    Apenas 8% dos negros ocupam cargos de liderança no Brasil, diz pesquisa

    Realizada pelo Indique uma Preta e Cloo, a pesquisa revela ainda que menos de 5% das lideranças das 500 maiores empresas do País são negras

  • Projeto propõe banco de imagens com mais brasilidade

    Projeto propõe banco de imagens com mais brasilidade

    Iniciativa "Brasil com S" busca ampliar a representação mais verdadeira do País no mercado publicitário