Os melhores filmes do fim de ano

Buscar
Publicidade

Comunicação

Os melhores filmes do fim de ano

Com base em indicadores neurocientíficos, estudo aponta comerciais com melhor desempenho no final de 2013


5 de abril de 2014 - 2h08

 Os comerciais “Menino” (do HSBC), “Família moderna” (de O Boticário) e “Edifício Jota Quest” (da Sky) foram os que alcançaram os melhores resultados, respectivamente, em gerar atenção, motivação e lembrança nos telespectadores no final do ano de 2013, na época de Natal. Este é o resultado apontado pelo estudo Brain (Brazilian Advertising Investigation in Neuromarketing), um novo instrumento de pesquisa criado pela Forebrain, startup da incubadora de empresas da Coppe/UFRJ. A primeira edição da pesquisa avaliou 30 comerciais. Os quadros abaixo mostram os dez anunciantes com melhor desempenho em cada uma das dimensões neurais avaliadas no projeto: atenção, motivação e memória.

Segundo a cofundadora e diretora de pesquisa da Forebrain, Ana Carolina Souza, a partir da análise dos indicadores neurocientíficos oferecidos pelo Brain observou-se que os anúncios que apresentavam situações inusitadas ou criaram momentos de expectativa durante a narrativa foram muito eficientes em gerar altos níveis de atenção. Já aqueles que destacaram as relações sociais, apresentando cenas com demonstrações de afeto, ou utilizaram estratégias de humor na sua comunicação, foram eficientes em gerar respostas altas de motivação.

Brain é uma plataforma de avaliação e criação de insights sobre a publicidade veiculada em televisão, que utiliza indicadores neurocientíficos para verificar o desempenho dos comerciais. Os resultados são apresentados em uma plataforma analytics online que mostra, de forma interativa, os resultados da análise de telespectadores avaliados periodicamente pela empresa. O diagnóstico do desempenho dos filmes é feito por meio de uma série de índices quantitativos, como nível de atenção, motivação e memória, ou mesmo o grau de visualização de marca e produto.

Utilizando o eletroencefalograma (análise de ondas cerebrais) e o eye-tracking (medição em tempo real do movimento dos olhos e do padrão de fixação do olhar) em pessoas de perfis diferentes (homens, mulheres, jovens e adultos), o estudo avalia comerciais dos principais anunciantes da TV brasileira veiculados em períodos determinados. As respostas não conscientes dos consumidores são traduzidas para gráficos. As próximas rodadas também terão como foco datas festivas, com a análise de campanhas veiculadas para o Dia das Mães, Dia dos Namorados, período da Copa do Mundo e final do ano. No estudo referente ao Natal a amostra foi composta por 60 pessoas de ambos os sexos, com idades entre 18 e 50 anos, das classes ABC.

A ideia é obter, por meio de medidas objetivas, indicadores de desempenho das reações não conscientes dos consumidores à comunicação. “Em uma época na qual gerar experiências marcantes se tornou um dos grandes diferenciais da comunicação, a proposta da pesquisa é oferecer uma nova alternativa de mensuração de resultados a partir do Return On Emotion (ROE)”, explica Billy Nascimento, cofundador e diretor executivo da Forebrain.

wrapswraps

Assista aos filmes mais bem avaliados:



Publicidade

Compartilhe

Veja também