Globo anuncia saída de Alberto Pecegueiro

Buscar

Globo anuncia saída de Alberto Pecegueiro

Buscar
Publicidade

Gente

Globo anuncia saída de Alberto Pecegueiro

Diretor-geral da divisão de TV paga deixa a empresa em janeiro de 2020, como parte do movimento de unificação dos negócios em uma única estrutura


18 de novembro de 2019 - 12h50

Executivo fez parte do grupo que implementou a operação da Globosat e esteve à frente da divisão de TV paga por mais de 25 anos (Crédito: Arthur Nobre)

Executivo número 1 da Globosat, Alberto Pecegueiro está de saída da emissora. Com 25 anos de casa, o diretor-geral da divisão de TV por assinatura da Globo se prepara para deixar a empresa em janeiro de 2020, em uma movimentação em sinergia com a integração das empresas do grupo – que, a partir do próximo ano, passa a adotar o nome Globo para todas as operações de TV aberta, paga e digital.

A saída de Pecegueiro foi anunciada oficialmente nesta segunda-feira, 18, em comunicado divulgado à imprensa. Seu desligamento, no entanto, já era esperado uma vez que, ao anunciar a integração das empresas em decorrência do projeto “Uma Só Globo”, o nome de Pecegueiro não aparecia entre os líderes selecionados para capitanear cada uma das divisões da companhia.

No comunicado, assinado em conjunto por Roberto Irineu Marinho, presidente do conselho de administração, e Jorge Nóbrega, presidente-executivo do Grupo Globo, a empresa diz que Pecegueiro decidiu encerrar suas atividades executivas. Os executivos também elogiam a trajetória do executivo na casa, destacando sua participação na implementação do modelo de negócios de TV por assinatura no País.


“Pecegueiro implementou o nosso modelo de programação baseado em parcerias nacionais e internacionais. Além de estimular a entrada e o investimento de canais internacionais no país, teve uma atuação relevante no desenvolvimento dos produtores independentes brasileiros e em diversos outros elos da cadeia de geração de conteúdo: não é por acaso que a TV paga brasileira é a que possui mais conteúdo nacional na sua programação no mundo ocidental, fora os Estados Unidos. A Globosat chegou a realizar parcerias com mais de 100 produtoras independentes. No esporte, os canais Globosat participam de forma significativa da cobertura esportiva dos mais importantes campeonatos nacionais e internacionais, criando também o formato pay-per-view a partir do Campeonato Brasileiro de 1998. Ao longo desses anos, os canais da Globosat e seus produtos originais receberam algumas das mais prestigiosas premiações da indústria. Tudo isso produziu a sólida liderança da Globosat, hoje com mais de 30 canais por assinatura, líder disparado de audiência no país. E conseguiu construir uma organização de 2.300 colaboradores engajados, competentes e que vibram pelo negócio. Uma equipe talentosa, que carrega a marca da informalidade e do bom humor do Alberto.”, diz o comunicado.

O executivo cursou Jornalismo, na FACHA, depois de um ano de Engenharia na PUC-RJ, curso de Publishing em Stanford e estágio na Mondadori, na Italia. Em 1974 fundou a Editora Brasil Surf. Em 1979 ingressou na Rio Gráfica e Editora (hoje Editora Globo) de onde saiu em 1986, na posição de Diretor da Divisão Revistas, para a Editora Abril onde entrou para lançar a revista Superinteressante. Ao longo de seis anos foi acumulando revistas, até 1992 quando na última mudança pela qual passou a Abril, foi nomeado Diretor de Publicações, respondendo por todas as revistas da casa. Em janeiro de 1993, convidado por Antonio Athayde, saiu da mídia impressa para ingressar na Globosat, fazendo parte da equipe que criaria a Net Brasil, na posição de diretor de marketing. Depois de dois anos na Net Brasil foi convidado, no final de 1994 para dirigir a Globosat, posição em que se manteve até o momento. Em 2015, Pecegueiro foi o vencedor do Prêmio Caboré na categoria Dirigente da Indústria da Comunicação.

De acordo com o comunicado divulgado pela Globo, em razão do conhecimento da indústria de TV paga e da carreira consolidada na empresa, Pecegueiro foi convidado a representar o Grupo nos conselhos administrativos das joint-ventures da qual a Globo faz parte.

Compartilhe

Veja também

  • Grupo OTG reforça liderança

    Grupo OTG reforça liderança

    Cadu Cathoud e Felipe Chuquer assumem como diretores na holding para para impulsionar crescimento e monetização

  • Pague Menos apresenta vice-presidente de pessoas

    Pague Menos apresenta vice-presidente de pessoas

    Rosi Purceti entra no grupo após experiências na Casas Bahia e Coca-Cola