Patrocínio de shows e musicais elevam lucro da T4F

Buscar

Patrocínio de shows e musicais elevam lucro da T4F

Buscar
Publicidade

Marketing

Patrocínio de shows e musicais elevam lucro da T4F

Primeiro semestre ganha impulso com espetáculos para a família. E turnês de Madonna e Lady Gaga aumentam expectativa de alta para a segunda metade do ano


9 de agosto de 2012 - 12h50

A Time For Fun (T4F) divulgou um informe aos investidores com os resultados do segundo trimestre e da primeira metade de 2012. O balanço aponta um aumento de 53% no lucro líquido do segundo trimestre, sobre o mesmo período em 2011, e de 51% neste primeiro semestre, em comparação à primeira metade do ano passado. Na análise dos 12 meses acumulados até junho de 2012, a companhia obteve uma elevação de 19% na receita líquida, que atingiu R$ 641 milhões, e de 151% no lucro líquido, que chegou a R$ 66 milhões.

Chama atenção a participação dos eventos voltados à família, no qual entram também peças de teatro, musicais e exposições culturais. Em outras palavras, foi por conta de espetáculos como A Família Addams (com ingressos esgotados e apresentações estendidas) e a turnê de Disney on Ice que a T4F conseguiu uma boa performance neste ano, na avaliação do primeiro semestre.

Normalmente, dentro do segmento, os seis primeiros meses do ano não são os melhores na contabilidade das empresas promotoras de shows e espetáculos. Bom mesmo é o segundo semestre, para o qual a T4F tem grandes expectativas, principalmente porque viabilizou as turnês de Madonna e de Lady Gaga, esta anunciada nesta semana (com direito a “mistério” em sua página no Facebook, rapidamente resolvido pelos fãs). As duas estrelas prometem ser as principais atrações musicais do ano, em termos de bilheteria e buzz – junto com o Foo Fighters no Lollapalooza, da Geo Eventos.

wraps

Mesmo com os resultados positivos no geral, a área de música ao vivo não se saiu bem. A comparação com o primeiro semestre de 2011 não foi favorável. A T4F reportou queda no número de eventos e de ingressos vendidos (20% e 44%, respectivamente), além de redução de 40% na receita obtida nos seis primeiros meses do atual exercício (R$ 85,8 milhões contra R$ 142,8 milhões registrados na primeira metade do ano passado). Esse movimento, de certa forma, já era esperado. Para lembrar, no segundo trimestre de 2011, o público lotou os cinco shows da turnê 360º da banda U2 (capacidade média de 75 mil pessoas por dia). No mesmo período, houve três shows de Ozzy Osbourne .

Ao todo, na primeira metade do ano passado, a companhia promoveu 13 apresentações em estádios e arenas contra quatro em 2012 – São Paulo, por exemplo, teve dois dias de Roger Waters no show The Wall.  

wraps
Cirque du Soleil

Em compensação, a receita líquida do segmento “eventos de entretenimento familiar” teve um salto gigantesco no segundo trimestre: foram R$ 48,9 milhões, alta de 148% sobre o mesmo período em 2011. Na comparação por semestre, o índice de crescimento foi de 187%. Fora o sucesso de A Família Addams, a T4F destaca em seu relatório a parceria com o Cirque du Soleil, que faz giro pela América do Sul.

Desde setembro passado, a empresa promove o espetáculo Varekai, cujo turnê latina deve se encerrar em fevereiro de 2013, no Peru. A T4F contratou outro espetáculo, Corteo, que deve estrear apresentações em março do ano que vem e prosseguir com tour até o final de 2014. Assim, a T4F soma 40 meses de espetáculos com o Cirque do Soleil. Em 2013, a companhia promoverá ainda o musical O Rei Leão, outra grande aposta de público.

Patrocínio

Outro ponto importante do balanço da T4F mostra como os patrocínios cresceram neste ano. E isso não se restringe ao setor de música ao vivo, que teve queda, como apontado acima. Além dos shows, entraram na composição os acordos firmados na área de musicais e outros eventos de entretenimento familiar. Também se soma a arrecadação com a pré-venda dos shows de Madonna. A receita líquida do segundo trimestre chegou a R$ 52,3 milhões, um aumento de 32%.

Na análise do semestre, a empresa obteve receita líquida de R$ 78,1 milhões, contra R$ 56,5 milhões do mesmo período em 2011, uma variação de 38%.

Para o segundo semestre, a T4F ressalta também a turnê da banda Linkin Park. Além de Madonna (em dezembro) e Lady Gaga (em novembro), a empresa irá realizar ao menos 16 shows em estádios e arenas no Brasil, na Argentina e no Chile. Outros shows internacionais estão em negociação. Na parte de apresentações indoor, há mais 60 apresentações na América do Sul entre julho e dezembro. Na lista estão nomes como Alanis Morissette, Liza Minelli e Snow Patrol.  

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira