Como liderar o marketing de uma empresa comprada

Buscar

Como liderar o marketing de uma empresa comprada

Buscar
Publicidade

Marketing

Como liderar o marketing de uma empresa comprada

Judy Hackett, CMO da D&B, conta sua experiência em trocas de comando no caso de aquisições de companhias


18 de abril de 2016 - 8h06

leadership

(*) Por Drew Neisser, para o Advertising Age

Poucas frases podem deixar os nervos de um time de marketing mais à flor da pele do que “nós estamos sendo adquiridos”. Isso é o suficiente para fazer até o mais tranquilo profissional procurar o seu currículo. Aqueles de nós que têm a sorte de trabalhar com líderes como Judy Hackett, contudo, podem respirar aliviados. Como CMO da D&B Credibility Corp, Hackett recentemente ajudou sua equipe a prosperar em meio a uma aquisição. O CMO Club a premiou com um Officers Award por seu trabalho no ano passado e eu falei com ela sobre essa experiência. Aqui estão alguns dos insights iluminados e verdadeiramente inspiradores dela em relação a novatos recém-adquiridos.

 

Deixe que seu desempenho fale por si mesmo

Quando Hackett e sua equipe foram incorporadas à égide da Dun & Bradstreet, ela imediatamente começou a trabalhar na prioridade número um: demonstrar valor. “Nós focamos muito no sucesso de nossos times de venda, o que resulta em alcançar todas as metas”, diz. Hackett liderou seu time através de um impressionante rebranding de 30 dias, o lançamento de um novo serviço de concierge para a Hoovers e vários relançamentos de produtos no primeiro trimestre. “Além de ser um fantástico sucesso financeiro, a magnitude do que o marketing e o produto realizaram em demonstrar valor no nosso primeiro trimestre foi impressionante”, recorda.

 

Saiba como navegar no novo ambiente

Como seu time, até então ágil, poderia se impor e operar tão bem, dado os desafios de eficiência inerentes à maioria das grandes organizações? Pense em reunião infernal, o tédio desajeitado das apresentações em PowerPoint, a abundante burocracia. É certo que não foi fácil. “É realmente importante orientar seu time através dessa mudança. definir metas claras com foco em sucesso de receita ajudou minha equipe a priorizar o que era realmente importante e a evitar as armadilhas acima mencionadas”, afirma.

A executiva também ofereceu conselhos para guiar aqueles que trabalhavam em projetos interdepartamentais pela primeira vez. Primeiramente, em assumir uma posição. “Se você for lançar, defender ou se opor a alguma coisa, tenha certeza de que há uma forte lógica de negócios por trás do seu argumento”, sugere. Em segundo lugar, é importante sempre ter um plano reserva e estar preparado para se comprometer. Por último, e isso é importante para todos nós em marketing, tente se lembrar de que o marketing está a serviço do resto da organização. Coloque o chapéu de serviço.

 

Engaje seus funcionários positivamente

Um pouquinho de motivação interna (e diversão) também ajuda. Esperando fazer um impacto rápido nas vendas após assumir os negócios da Hoovers para a D&B – estamos falando de um novo serviço que chega ao mercado dentro de dois meses –, Hackett reuniu uma equipe com pessoas de toda a organização, muitas das quais estavam felizes em assumir novas responsabilidades. “Nós tínhamos times de venda empolgados, criando um enorme evento de Fórmula 1 e dando a tudo o tema ‘para as corridas’ para apimentar o incentivo, e, junto com esforços ambiciosos de marketing direto, a campanha eletrificou todos os envolvidos. Quando a primeira venda foi feita, você poderia ouvir a comemoração de Austin até o Malibu”, diz.

Olhando para o futuro, Hackett espera liderar o resto da organização pelo exemplo e afetar positivamente a cultura da Dun & Bradstreet para “uma que tenha uma abordagem mais ágil de lançamento de produtos”. Certamente é um objetivo ambicioso em uma companhia tão grande, global e pública, mas eu não tenho dúvidas de que Hackett está à altura do desafio.

 

*Drew Neisser é fundador e CEO do Renegade, uma agência de marketing baseada em Nova York

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira