Polícia Federal apura desvios na Lei Rouanet

Buscar

Polícia Federal apura desvios na Lei Rouanet

Buscar
Publicidade

Marketing

Polícia Federal apura desvios na Lei Rouanet

Operação Boca Livre investiga uso indevido de R$ 180 milhões. Grupo Bellini Cultural é um dos alvos


28 de junho de 2016 - 11h31

Pericia em Informatica_div_Policia Federal

crédito: Polícia Federal – PF

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) iniciaram nesta terça-feira, 28, a Operação Boca Livre para apurar desvios de recursos federais em projetos culturais aprovados junto ao Ministério da Cultura (MinC) pela Lei Rouanet. O valor usado indevidamente chega a R$ 180 milhões. PF e CGU cumprem 14 mandos de prisão temporária e 37 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

Iniciadas em 2014, as investigações descobriram fraudes como a inexecução de projetos, superfaturamento, apresentação de notas fiscais relativas a serviços/produtos fictícios, projetos simulados e duplicados, além da promoção de contrapartidas ilícitas às incentivadoras. Eventos corporativos, shows com artistas famosos em festas privadas para grandes empresas, livros institucionais e até mesmo uma festa de casamento foram custeados com recursos de natureza pública.

Um dos alvos da operação é o Grupo Bellini Cultural. Também são citados o escritório Demarest Advogados, e as empresas Cecil, KPMG, Intermédica Notre Dame, Laboratório Cristalia, Lojas 100, Nycomed Produtos Farmacêuticos, Roldão e Scania. A Justiça Federal já inabilitou algumas pessoas jurídicas para a propositura de projetos culturais junto ao MinC e à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Também foi realizado o bloqueio de valores e o sequestro de bens como imóveis e veículos de luxo.

O Minc emitiu nota oficial afirmando que “as investigações para apuração de utilização fraudulenta da Lei Rouanet” têm seu apoio integral. A pasta também comunicou “que se coloca à disposição para contribuir com todas as iniciativas no sentido de assegurar que a legislação seja efetivamente utilizada para o objetivo a que se presta, qual seja, fomentar a produção cultural do País”.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira