Com Cisco, Porto Maravilha vira bairro digitalizado

Buscar

Com Cisco, Porto Maravilha vira bairro digitalizado

Buscar
Publicidade

Marketing

Com Cisco, Porto Maravilha vira bairro digitalizado

Projeto transforma região em laboratório urbano vivo; Engenhão ganha Nave do Conhecimento

Teresa Levin
8 de julho de 2016 - 15h17

A evolução tecnológica proporcionada ao Rio de Janeiro por conta da realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016 começa a aparecer. A Cisco e a prefeitura do Rio de Janeiro apresentaram esta semana a plataforma tecnológica instalada no Porto Maravilha, que transformou a região em um laboratório urbano vivo e exemplo de bairro digitalizado. O projeto agrega quinze soluções urbanas inteligentes que possibilitam um maior engajamento com a cidade.

Os serviços e aplicativos apresentados são focados em mobilidade, colaboração, turismo, meio ambiente, acessibilidade, fomento à inovação e planejamento urbano. Eles foram viabilizados através da instalação de uma rede wi-fi urbana, um datacenter e uma plataforma colaborativa. “Com estas iniciativas de inovação urbana, queremos que a tecnologia permita que visitantes, moradores e empreendedores do Porto Maravilha explorem todo o potencial da região e que a experiência vivida aqui possa servir como exemplo de inovação urbana para cidades do Brasil e do mundo”, explicou Laercio Albuquerque, presidente da Cisco Brasil.

 

cisco

Porto Maravilha já traz inovações tecnológicas (Crédito: Divulgação)

O projeto envolve ainda quatro quiosques interativos, instalados pela Cisco em locais estratégicos do Porto Maravilha. Os equipamentos têm telas sensíveis ao toque, oferecendo experiências interativas para explorar a região e suas atrações. Entre elas está o “Felicitômetro”, que disponibiliza em tempo real um ranking dos locais com maior “nível de felicidade” no Porto Maravilha. A lista será elaborada com base no monitoramento de mensagens postadas nas redes sociais.

Nave no Engenhão

Ainda na área de tecnologia, também foi lançado o projeto “Nave do Conhecimento Cidade Olímpica”. Com a YDreams como parceira tecnologia, ele envolve uma área de dois mil m² e tem a expectativa de atender cerca de duas mil pessoas por dia durante a realização das Olimpíadas Rio 2016. A iniciativa é da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro (SECT) e será gerida pelo Instituto de Desenvolvimento e Ação Comunitária (IDACO)

naves

Nave do Conhecimento simula experiências esportivas (Crédito: Divulgação)

A “Nave do Conhecimento Cidade Olímpica” será uma atração permanente. Como as outras estruturas já inauguradas neste formato no Rio de Janeiro, ela abriga atrações tecnológicas e de conteúdo. Ao mesmo tempo, esta unidade traz um grupo atrações inéditas, com foco na relação entre ciência, tecnologia e esporte. Algumas soluções contam a história dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Ao todo serão 22 experiências interativas desenvolvidas pela YDreams; entre elas estão os simuladores de remo, atletismo e ciclismo paraolímpico.

“Um dos maiores legados dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para qualquer cidade é o aumento do interesse de jovens à prática de esportes. Por meio de experiências interativas conseguimos contar essa história de forma lúdica e atraente”, concluiu Daniel Japiassu, sócio e diretor de operações da YDreams.

O projeto Naves do Conhecimento conta com oito unidades no Rio de Janeiro; a do Engenhão é a nona. Em junho ele recebeu o prêmio Visionary of the Year Award 2016, concedido pela Intelligent Community Forum (ICF). A cerimônia de premiação foi realizada em Columbus, nos EUA.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras