Lego: brincadeira que ficou séria e virou arte

Buscar

Lego: brincadeira que ficou séria e virou arte

Buscar
Publicidade

Marketing

Lego: brincadeira que ficou séria e virou arte

Brasilprev patrocina exposição com os tijolinhos dinamarqueses que já foi vista por mais de 10 milhões de pessoas pelo mundo

  • Crédito: Divulgação

  • Crédito: Divulgação

  • Crédito: Divulgação

  • Crédito: Divulgação

  • Crédito: Divulgação

  • Crédito: Divulgação

  • Crédito: Divulgação

  • Crédito: Divulgação

  • Crédito: Divulgação

  • Crédito: Divulgação

  • Crédito: Divulgação

  • Crédito: Divulgação

Slideshow


10 de agosto de 2016 - 16h29

The Arte of Brick, vista por mais de 10 milhões de pessoas, chega ao Brasil patrocinada pela Brasilprev e Multiplus

Leg godt! Ao unir duas palavras dinamarquesas (que significam “brincar bem”) e gerar a marca Lego, em 1934, o dinamarquês Ole Kirk Kristiansen não tinha, obviamente, dimensão do sucesso mundial que fundava. Hoje, o Grupo Lego (e não mais apenas uma companhia familiar) tem mais de 10 mil funcionários e presença em quase 150 países. A base dos brinquedos Lego compõe-se de peças de encaixar que permitem ir até onde a criatividade deixar. A tal ponto que a marca tornou-se sinônimo de brinquedo educativo (uma divisão especialmente com esse objetivo foi criada em 1980) e referência em centenas de institutos educacionais distribuídos pelo mundo.

As inúmeras possibilidades de juntar peças e as encaixar em pacientes processos de montagem foi a analogia que a Brasilprev encontrou para patrocinar a exposição The Art of The Brick, do artista norte-americano Nathan Sawaya, e trazer ao Brasil uma obra completamente baseada no brinquedo de Ole Kristiansen. Cinthia Spanó, gerente de comunicação corporativa e responsabilidade social da Brasilprev, explica: “A Brasilprev é especializada em planos de previdência privada que pressupõem o acúmulo de recursos ao longo dos anos para que, futuramente, as pessoas possam realizar grandes projetos. E a exposição usa pequenas peças e as transforma em grandes obras. Temos como premissa incentivar produtos culturais, principalmente, para o público infantil e familiar e a exposição tem tudo a ver com isso”.

O patrocínio máster da Brasilprev (que tem como acionistas a BB Seguridade e o Principal Financial Group, dos EUA, com ativos de R$ 163 bilhões e carteira de 1,9 milhão de clientes) foi feito por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com a chancela do Ministério da Cultura. Detalhe: a Lego não tem envolvimento algum com a exposição, conforme afirmado a Meio & Mensagem. Ou seja, a exposição é, também, uma grande campanha gratuita de publicidade para a empresa dinamarquesa. A Multiplus também patrocina a exposição.

The Art of The Brick (a arte da montagem, em tradução livre) é uma exposição itinerante que já esteve em mais de 80 museus pelo mundo desde 2007 e foi vista por mais de 10 milhões de visitantes. No Brasil, a expectativa de Cinthia é que atraia mais de 400 mil pessoas. Embora a executiva afirme que não dá nem para projetar o público. Provavelmente, muito mais gente ficará interessada em ver como mais de 1 milhão de peças coloridas foram transformadas em releituras de obras de arte clássicas como a escultura “O Pensador”, de Rodin, a “Vênus de Milo”, o quadro “O Grito”, de Edvard Munch ou “O Beijo”, de Gustav Klimt. No Brasil, no total, serão 83 esculturas de todos os tipos.

No Brasil, a exposição acontece a partir desta quinta-feira, 11, em São Paulo, na Oca, no Parque Ibirapuera, e vai até o dia 30 de outubro. Os preços variam entre R$ 20,00 (entrada inteira) e R$ 10,00 (meia entrada). Às 3ª feiras, o acesso é gratuito. E os professores não pagarão ingresso – qualquer dia e horário – mediante comprovante da profissão de 2016. No Rio de Janeiro, a exposição acontecerá no Museu Histórico Nacional, na Praça Marechal Âncora, a partir de 11 de novembro até 15 de janeiro.

Nathan Sawaya, o artista responsável pela exposição, é advogado e exerceu a profissão até que, em 2002, descobriu os tijolinhos de brinquedo como forma de arte. De fato, começou a trabalhar com as peças de brinquedo para aliviar o stress de ser advogado corporativo em Manhattan, Nova York. Construiu esculturas de todos os tipos e, desde então, já expôs nas principais galerias do mundo, incluindo a Time Warner Centre em Nova York, o Art and Culture Centre em Hollywood e a Spot Gallery em Paris.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira