“Há um encaixe perfeito entre a Nike e o Brasil”

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Marketing

“Há um encaixe perfeito entre a Nike e o Brasil”

Greg Hoffman, chief marketing officer (CMO) da empresa, fala sobre sua relação com o País e as ativações da marca na Rio 2016


25 de agosto de 2016 - 15h48

A paixão com que Greg Hoffman fala do design e da arquitetura do Brasil emociona. Fã de Sérgio Rodrigues, Carlos Motta e Oscar Niemeyer, o profissional comanda o time global demarketing da Nike desde abril, quando se tornou chief marketing officer (CMO). Há mais de 20 anos na empresa, Hoffman traz em sua fala a simplicidade de quem começou no design e aprecia tudo o que é visual, seja nas ruas ou na natureza. A curiosidade ao ver o mundo, para ele, é uma das características que mais valoriza nos profissionais de sua equipe.

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Greg Hoffman

Em passagem pelo Brasil para a Olimpíada, Hoffman conversou com Meio & Mensagem na cobertura com vista deslumbrante que a Nike alugou em Copacabana. Para Hoffman, marketing, design e publicidade nunca estiveram tão integrados para servir um consumidor que busca, cada vez mais, uma relação one-to-one com as marcas. E, por conta disso, a Nike fez da Rio 2016 os Jogos Olímpicos mais pessoais de sua história em termos de engajamento.

M&M — Qual a relevância do mercado brasileiro para a Nike?
Greg Hoffman — Venho ao Brasil desde 1997. São quase 20 anos. Pude ver de cara a paixão que os consumidores brasileiros têm, e o fato de que o esporte é parte da cultura. A Nike tem tido uma grande relação com a seleção brasileira todo esse tempo e, vendo o que acontece agora com a equipe de futebol feminina, é simplesmente maravilhoso. Há um encaixe perfeito entre a Nike e o Brasil, os dois dividem uma paixão que é extremamente forte. Nós vislumbramos um grande futuro servindo consumidores e atletas de todos os tipos no Brasil.

M&M — Na Rio 2016, a Nike teve múltiplas ativações para o público. Qual a importância de investir em diferentes pontos de contato num evento em que tantas marcas disputam a atenção do consumidor?
Hoffman — Nosso objetivo é criar conexões profundas e pessoais com nossos atletas. E, quando falo em atletas, estou falando de mim, de você, dos atletas do dia a dia que vivem nossas experiências. Nosso objetivo é servir cada consumidor em uma relação one-to-one. Quem esteve em uma de nossas experiências na Rio 2016 viu que damos aos nossos consumidores ferramentas criativas para criarem seus próprios produtos. Eles podiam fazer uma camiseta com sua própria estampa “Just Do It”, ou personalizar outro produto. Também geramos um engajamento com os consumidores com o Nike+ Run Club e o Nike+ Training Club. São formas de personalizar nosso trabalho e nossa marca para o consumidor, sem importar de onde ele é ou qual o nível de sua habilidade. Isso é sobre envolver nossos consumidores de forma profunda, de acordo com o que o esporte representa em suas vidas e o que podemos entregar a eles, servindo-os da melhor forma. A Rio 2016 são os Jogos Olímpicos mais pessoais em termos de como engajamos nossos consumidores. Não é apenas sobre transmitir uma mensagem para o mundo mas, verdadeiramente, sobre criar relacionamentos.

M&M — O que acontece durante os Jogos Olímpicos tem eco após o evento?
Hoffman — Definitivamente. Tudo que se vê aqui no Rio está acontecendo ao redor do mundo, seja em Nova York, Londres ou Xangai. O digital tem o poder de conectar as pessoas de diferentes culturas compartilhando histórias sobre sua paixão pelo esporte, os resultados que alcançam em suas corridas ou treinos. Elas são parte de uma comunidade maior, apaixonada por esporte, entusiasmada, com atletas de todo tipo. Podemos falar em conexões em tempo real entre os atletas do dia a dia ao redor do mundo. Ao mesmo tempo que geramos uma experiência única com a marca, isso dá a sensação de ser parte de algo maior. É o que acontece também com a campanha “Unlimited” e o que a Olimpíada representa: um evento que acontece a cada quatro anos e que, verdadeiramente, faz sentir que estamos testemunhando a história. Certamente, cada país tem seus atletas representantes compartilhando os ideais mais nobres do esporte. É importante que essa paixão continue depois dos Jogos. Estamos sempre em uma jornada, continuaremos levando os consumidores nesta viagem para alcançarem suas melhores versões como atletas. Esse é um grande objetivo e temos que abraçá-lo, proporcionando inspiração e inovação para todos.

A íntegra desta entrevista está publicada na edição 1724, de 22 de agosto, exclusivamente para assinantes do Meio & Mensagem, disponível nas versõesimpressa e para tablets iOS e Android.

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