Tequila El Jimador explora caveiras mexicanas em nova campanha

Buscar

Tequila El Jimador explora caveiras mexicanas em nova campanha

Buscar
Publicidade

Marketing

Tequila El Jimador explora caveiras mexicanas em nova campanha

Marca se baseia nos festejos do Día de los Muertos para ativações em bares e baladas 


28 de outubro de 2016 - 15h41

16_10-caveira

(crédito: divulgação)

Desde que chegou ao Brasil, em 2010, um dos esforços da tequila mexicana El Jimador é ampliar a experiência de consumo do destilado além do tão popularizado shot com limão e sal. A partir desta sexta, 28, a marca inicia campanha com ativações em São Paulo baseadas nos festejos mexicanos do Día de los Muertos.

Comemorada entre os dias 01 e 02 de novembro, a celebração mexicana é bem diferente do que se vê no Brasil com os dias católicos de Todos os Santos e Finados. Por lá, a crença popular, de origem pré-hispânica, diz que é o momento em que os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Entre as festividades, está a ida dos mexicanos às ruas com fantasias das famosas caveiras coloridas.

Aproveitando a familiaridade das caveiras por aqui, presentes desde camisetas até tatuagens, a El Jimador realizará ativações em 15 casas noturnas e bares paulistanas até o Dia de Finados, em 2 de novembro. Além da decoração típica do Dia de Los Muertos, o público poderá ser maquiado e também interagir com uma máquina. “Esse mood high-energy tem tudo a ver com a marca e com a categoria de tequilas”, conta Caio Almeida, gerente de marketing da El Jimador, que lembra que as baladas e bares são o principal canal de contato direto entre o consumidor e a marca. Já nesta sexta, 28, acontece o principal evento da campanha: a festa To Muerto, no Villagio JK, organizada junto à agência de live marketing e entretenimento Scheeeins. O ex-masterchef Marcos Balda assina o cardápio de comidas mexicanas da festa, que será embalada pelo ritmo do reggaeton.

17-10_01

Em posts no Facebook, a El Jimador aposta no estímulo a novas formas de consumo (crédito: divulgação)

Com base em dados do IWSR, Almeida afirma que a taxa média de crescimento acumulado da El Jimador no Brasil ficou entre 30% e 40% nos últimos cinco anos. De acordo com o instituto, no mesmo período a tequila foi a categoria de destilados com a maior taxa média no País, em cerca de 8% e 1% do total do mercado de destilados, excluindo produtos feitos à base de cana de açúcar, sobretudo a cachaça. Os números referem-se somente às vendas do fabricante para distribuidores ou revendedores. “A categoria vai voltar a crescer logo após a crise macroeconômica, se estabilizar e passar o impacto recente do aumento de impostos”, afirma Almeida, ao mencionar uma esperada retração no curto prazo.

01_04

A bebida está disponível nos tipos blanco e reposado no Brasil (crédito: divulgação)

Considerada premium e disponível nos tipos blanco e reposado, a El Jimador é produzida no México somente com o agave, uma planta típica daquele país. Grande parte das tequilas vendidas no Brasil são mistas, combinando o agave à cana de açúcar, por exemplo. Para o gerente de marketing, a marca se diferencia por trazer ao brasileiro uma tequila mais suave e apresentar novas formas de consumo da bebida, como shots com laranja e canela ou somente com abacaxi, ou mesmo um drink de tequila com suco de limão e refrigerante citrus, conhecido como Paloma no México. “A categoria de tequilas tem ficado para trás em termos de inovação, principalmente em relação a outros destilados como a vodka e o whisky, e El Jimador quer mudar isso”, diz.

A parceria entre Brasil e México, firmada em fevereiro deste ano, também anima Almeida por impactar positivamente as vendas. O acordo bilateral estabelece que toda a tequila comercializada no Brasil deve ser de origem mexicana, assim como toda cachaça vendida no mercado mexicano deverá ter sido fabricada no Brasil, além de prever outras medidas técnicas e legais. Segundo a Secretaria de Economia do México, no ano passado o país exportou US$ 8 milhões em tequila ao Brasil. Já o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior informou que, em 2015, o Brasil exportou 40 mil litros de cachaça para o México, o que representou US$ 65 milhões em vendas. Presente em 59 países, a El Jimador pertence ao grupo do segmento de bebidas Brown-Forman.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Com quatro episódios, produção de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas