Kaiser aposta em bot conselheiro

Buscar

Marketing

Publicidade

Kaiser aposta em bot conselheiro

Diálogo sob demanda com o consumidor, sobre assuntos cotidianos, é a estratégia da marca para se aproximar do consumidor no digital

Karina Balan Julio
1 de novembro de 2016 - 14h46

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A abertura do Facebook Messenger para bots em abril deste ano trouxe uma nova opção de relacionamento entre marcas e clientes. Esta semana, a Kaiser lança seu bot interativo na plataforma, na segunda etapa de uma campanha que começou no WhatsApp. Em outubro, a marca convidou os consumidores para conversar com suas bolas falantes, personagens criados pela cervejaria, através do aplicativo, em uma ação que exigiu mais de 100 linhas telefônicas. 

Após 24 horas de interação com mais de 5 mil fãs, o aplicativo bloqueou a ação, o que já era esperado pela marca. A ação foi acompanhada de dois vídeos para internet. “O WhatsApp não tem uma plataforma de anunciantes, então fizemos um serviço pioneiro para de certa forma oferecer um serviço sem ser invasivo, mandando memes e sendo uma espécie de psicólogo do homem de hoje em dia. O bot poderia responder perguntas sobre como pedir um aumento, como chamar uma menina para sair e mandar memes engraçados”, conta Eduardo Picarelli, diretor de marcas mainstream da Heineken. 

Já o bot do Facebook vem sendo programado há quatro meses, e conta com um sistema de inteligência artificial para responder a perguntas e respostas dos usuários, não sendo apenas um multiplicador de informações. A ferramenta funcionará 24 horas por dia, e os assuntos principais são cerveja, churrasco e futebol.

Para Lúcio de Freitas, diretor de atendimento da Talent Marcel, agência responsável pela ação, a nova opção de comunicação não deve servir como um canal de atendimento, mas sim de entretenimento, em uma forma de gerar valor de marca e uma melhor experiência de consumo. É uma ferramenta que coloca marcas em um lugar além de meros anunciantes ou prestadoras de serviços, que pode ser aplicada em diferentes segmentosHá cada vez menos espaço para comunicação intrusiva. Ao não ser invasivo, a chance de desenvolver um vínculo emocional é muito maior, e é algo que ajuda a construir a marca, analisa. 

A estratégia com os bots também colabora para a estratégia de regionalização da Kaiser, que atualmente não tem presença nacional. Para Eduardo, o digital permite alimentar a cobertura de uma maneira acessível e, ao mesmo tempo, ser mais percebido”, diz, afirmando que a ferramenta pode ser útil também para empresas com orçamento de mídia limitados. A experiência terminará nas latas da Kaiser, que serão lançadas em breve, com frases engraçadas que dialogam com o digital. O executivo não descarta a possibilidade de ver outras marcas da Heineken utilizando o recurso no futuro.

O conteúdo foi pensado de acordo com o target, de uma forma que as pessoas possam continuar o relacionamento com a marca para além da fan page. Investigamos muito o conteúdo que o nosso consumidor posta e sobre quais assuntos quer conversar, e a partir daí criamos um pool de conteúdos, com memes e várias situações do cotidiano”, afirma Lúcio.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • facebook

  • Whats App

  • Kaiser

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”