Latam terá mudanças no mercado doméstico em 2017

Buscar

Latam terá mudanças no mercado doméstico em 2017

Buscar
Publicidade

Marketing

Latam terá mudanças no mercado doméstico em 2017

Companhia reduzirá em até 20% o preco de passagens mais baratas


17 de novembro de 2016 - 15h16

Latam

A Latam anunciou que investirá em 2017 em uma nova forma de viajar, acompanhando tendências da indústria mundial de aviação. A ideia é que os passageiros escolham como querem voar e que serviços querem utilizar para pagarem pela tarifa de acordo com o que optarem. Haverá ainda um maior acesso a tarifas mais econômicas em voos domésticos, mais e melhores opções de comida a bordo, além de outras possibilidades. Também será feita a incorporação de tecnologias com o intuito de melhorar experiência de viagem, como o sistema de entretenimento de bordo sem fio gratuito já disponível em todos os voos.

A mudança será feita de forma progressiva nos voos domésticos da empresa no Brasil, Chile, Colômbia, Peru, Equador e Argentina. No mercado nacional, as alterações serão implementadas a partir do segundo semestre do ano que vem, quando o passageiro poderá definir a sua experiência de viagem, personalizando de certa forma seu voo, adequando-se a melhor tarifa. Com estas mudanças, o grupo projeta ampliar em 50% a quantidade de passageiros transportados até 2020, além de reduzir em até 20% as tarifas mais baratas disponíveis para seus voos domésticos.

“Nosso objetivo é que as tarifas sigam diminuindo, permitindo que cada vez mais pessoas utilizem o avião como meio de transporte e que aqueles que já o utilizam possam voar ainda mais”, explica Enrique Cueto, CEO da Latam. Ele acrescenta que este modelo busca satisfazer as necessidades dos passageiros que valorizam viagens rápidas, simples e eficientes. “E querem ter as ferramentas para participar ativamente de sua experiência e assim fazer uma viagem sob medida, pagando somente pelos serviços que utilizarão”, conclui.

Outra visão

A mudança na forma de operar da Latam será radical e os conceitos que nortearam a velha Tam, a partir dos hábitos personalizados por seu fundador, o comandante Rolim Amaro, devem desaparecer. É o que acredita Gilberto Braga, professor de finanças do Ibmec Rio. Para ele, o paradigma mudou e agora a Latam, empresa resultante da junção da Tam com a Lan Chile, será norteada por preço, ou, mais especificamente, por tarifa barata. “O anúncio das mudanças sugere que a estratégia de negócios mudará, lembrando o modelo de negócios bem sucedido de voos low cost aplicado na Europa, pela Ryanair e Easyjet, e nos Estados Unidos, pela Southwest e Jetblue”, fala.

Ele observa que o modelo é um sucesso para viagens de curta duração e muito usado nos países onde já funciona por executivos que vão e voltam no mesmo dia, apenas com sua malas de trabalho, e por jovens que viajam nos fins de semana, com econômicas mochilas. “Muitos especialistas duvidam do sucesso desse modelo no Brasil, pelo fato do país ter dimensões continentais e as longas distâncias entre as cidades demandarem voos na média mais longos do que nos demais continentes”, conclui.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira