Mastercard disponibiliza pagamento por selfie

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Mastercard disponibiliza pagamento por selfie

Estudo mostra que 90% dos brasileiros estão dispostos a usar novas tecnologias


1 de dezembro de 2016 - 11h03

A Mastercard anunciou o lançamento do Identity Check Mobile no Brasil e no México. Voltada para uso online, a tecnologia autentica pagamentos por biometria, usando impressão digital e reconhecimento facial para verificar a identidade do portador do cartão. Esses procedimentos podem ser feitos por scanner de impressão digital ou através de selfie no smartphone. Segundo comunicado, o objetivo é substituir senhas e simplificar compras online, além de aumentar a segurança do processo. A solução já é utilizada nos Estados Unidos e em 13 países europeus.

“Hoje estamos diante de um marco na evolução dos pagamentos. Após a revolução nas compras físicas com inovações como a tecnologia de chip, agora temos pagamentos sem contato e dispositivos wearable”, afirma Ajay Bhalla, presidente de risco e segurança corporativos da Mastercard. O vídeo a seguir, em inglês, explica o funcionamento da tecnologia:

O lançamento regional do ID Check Mobile foi feito na quarta-feira, 30, durante o Fórum Anual de Inovação para a América Latina e o Caribe, realizado pela empresa em Miami. Um estudo apresentado no evento reforça que o brasileiro está aberto a novas tecnologias de pagamento.

Realizado pela Braun Research, o levantamento online ouviu mil consumidores com mais de 18 anos dos EUA, Canadá, México, Brasil, Colômbia e Chile, entre junho e julho deste ano. A demanda por pagamentos sem contato é alta, uma vez que 85% dos entrevistados gostariam que todas as empresas e lojas aceitassem essa forma de pagamento.

Já 63% dos consumidores fazem compras usando pagamentos digitais em aplicativos ou sites por meio de seus celulares. Os pagamentos com cartões de crédito e débito são mais seguros do que dinheiro para 64% da amostra, por apresentar opção contra furto e fraude.

A pesquisa também apontou que os brasileiros estão abertos aos novos meios de pagamento e as novas tecnologias do segmento: 90% dos consumidores nacionais estão dispostos a tomar as medidas necessárias para incorporar as novas tecnologias de pagamento, como biometria, aplicativos digitais ou meios de pagamento sem contato. Eles também confiam que as soluções digitais móveis protegem suas informações financeiras.

Apesar da disposição para proteção, o recorte brasileiro mostra que nem sempre pensamento e comportamento se alinham, já que 61% dos respondentes raramente, ou nunca, mudaram as senhas usadas para acessar contas online. “Apesar de os entrevistados terem boa ideia da importância de proteger seus dados pessoais e de realizar transações online seguras, eles mantêm hábitos de risco, como não mudar a senha ou consultar informações confidenciais online em locais públicos”, conta Valério Murta, vice-presidente de produtos e soluções Brasil e Cone Sul da Mastercard.

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