Indústria alimentícia se prepara para consolidação

Buscar

Indústria alimentícia se prepara para consolidação

Buscar
Publicidade

Marketing

Indústria alimentícia se prepara para consolidação

Kraft Heinz busca grandes empresas, como a Mondelez, para comprar


20 de dezembro de 2016 - 9h02

(*) Por Jessica Wohl, do Advertising Age

Na busca por sinergia, a 3G Capital e a Berkshire Hathaway estiveram ganhando corpo, aparentemente procurando um grande player no setor alimentício para adicionar aos grupos de H.J. Heinz e Kraft Foods. Esse é um passo a favor do corte de custo na indústria, já que os possíveis targets tentam escapar das investidas das empresas.

Empresas como Campbell Soup, General Mills e Kellogg estão entre aquelas que aparentemente estão nos radares das empresas, de acordo com analistas de Wall Street. Essas três, entre outras, estão tomando medidas que acreditam que possam ajudar a manter suas independências, incluindo a redução de custos e investindo em setores menores e com rápido crescimento da indústria.

A Mondelez International também esteve sob os holofotes esse mês após a revista suíça Bilanz afirmar que a Kraft Heinz, como a junção das empresas é chamada, estaria interessada em adquiri-la. Outros veículos desmentiram o rumor, sugerindo que nenhuma proposta havia sido feita. Porém, a atração é óbvia. O analista da Christopher Growe afirmou que a junção da Kraft Heinz-Mondelez não só geraria a segunda maior empresa do setor, ficando atrás apenas da Nestlé, como também seria a mais lucrativa da categoria. Ainda é muito cedo para dizer se um acordo realmente poderá existir, mas a Mondelez é vista como um possível player de uma maneira ou de outra. Mais cedo neste ano, a empresa tentou comprar a rival Hershey, um plano que foi derrubado pelos líderes da concorrente.

Morgan Stanley, um analista da Matthew Grainger, disse que ele acredita que a Kraft Heinz esteja procurando por “marcas com posições dominantes em suas categorias e potencial para expansão internacional”, e, obviamente, maneiras de reduzir ainda mais custos e ajudar no lucro bruto. Em sua opinião, a Mondelez seria a candidata mais lógica para uma aquisição, ponderando que Kellogg e Campbell Soup possuem grandes quantidades de ações em posse de famílias que provavelmente votariam contra a venda.

Enquanto isso, a General Mills anunciou uma nova estrutura de operação, incluindo planos para reduzir de 400 a 600 vagas, sinalizando que é possível reduzir gordura para reacender o seu crescimento em alguns dos seus maiores mercados, incluindo iogurte.

E não exclua os pequenos players. Pinnacle Foods, que nos anos recentes comprou marcas incluindo a Birds Eye e a Wish-Bone, é dirigida agora pelo CEO Mark Clouse, que entrou na empresa em maio vindo da Mondelez. Na semana passada, Pinnacle afirmou que acordos “transformadores” continuam uma prioridade.

Publicidade

Compartilhe

Veja também