Zuckerberg e a inteligência artificial para sua casa

Buscar

Zuckerberg e a inteligência artificial para sua casa

Buscar
Publicidade

Marketing

Zuckerberg e a inteligência artificial para sua casa

Projeto foi inspirado na assistente do Homem de Ferro


21 de dezembro de 2016 - 9h00

Foto: Reprodução

crédito: reprodução

(*) Por Garett Sloane, do Advertising Age

O dono do Facebook está tentando equipar dispositivos com inteligência artificial. Sua visão do futuro desta tecnologia inclui um canhão que “dispara camisetas” conforme o seu comando. Na segunda-feira, 19, Mark Zuckerberg fez uma publicação sobre seu projeto pessoal Jarvis, apelidado em homenagem ao assistente pessoal do filme Homem de Ferro, ao qual dedicou 100 horas este ano.

Durante o ano, Zuckerberg trabalhou para desenvolver um dispositivo doméstico, que conectasse funcionalidades de sua casa a um sistema virtual. Zuckerberg programou sua assistente a fazer mais do que atirar camisetas cinzas, sua peça de roupa de todos os dias, em um sistema que também deveria integrar luzes, música, portas e outros mecanismos de controle domésticos que poderiam ser acessados por comandos de voz e texto. 

“Construí um dispositivo simples de inteligência artificial que posso acessar do telefone ou computador e que controla minha casa, desde luzes, temperatura, aplicações, música e segurança, além de aprender meus gostos e padrões, novas palavras e conceitos. O dispositivo usa diversas técnicas, incluindo processamento de linguagem natural, reconhecimento de fala e reconhecimento facial”, escreveu na publicação.

Sua intenção com o projeto era desvendar as possibilidades e limitações que a inteligência artificial apresenta atualmente. Se no momento o projeto não passa de uma brincadeira pessoal, em vez de um produto do Facebook, o CEO da rede social destaca que a tecnologia só vai se desenvolver com a ajuda de vários players.

“Para que assistentes como a Jarvis possam controlar tudo nas casas das pessoas, precisamos de mais dispositivos conectados e a indústria precisa desenvolver APIs comuns e padrões para que os aparelhos conversem”, disse. O Facebook se recusou a comentar sobre o assunto oficialmente.

A curto prazo, o próximo passo de Zuckerberg é construir um aplicativo para Android e configurar terminais de voz em outros cômodos de sua casa, estabelecendo conexões com novas aplicações. “Esses desafios sempre me fazem aprender mais do que eu imaginava, e esse, em especial, também me deu uma noção melhor de todas as tecnologias internas que os engenheiros do Facebook utilizam, bem como um visão mais prática sobre automação doméstica”, finalizou Mark.

Tradução: Karina Balan Julio
Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras